A Agrale tem muitos méritos em seu currículo, viagra apesar de nunca ter despontado como campeã nos “rankings” de vendas de caminhões.
Um deles é o fato de ter lançado o primeiro caminhão brasileiro de produção seriada com cabina dupla, recipe uma versão do 1600.
O modelo mostrado era oferecido com dois tipos de motorização: MWM D-229-3, generic um tricilíndrico diesel de 2,94 litros e bom para produzir 63 cavalos, ou o conhecido Chevrolet 151, de 2,47 litros, capaz de entregar 75 cv, queimando etanol.
Uma caixa Clark 240 V e um eixo traseiro Dana complementavam um trem de foça honesto, sem segredos.
A cabina não era basculável, tendo o acesso ao motor garantido por tampa removível no interior da mesma.
Embora nunca tenha sido um recordista de vendas, o Agrale cabina dupla encontrou seu nicho entre empreiteiras, eletricitários, empresas de telefonia, bem como nos serviços de resgate de corpos de bombeiros e defesa civil, sempre que era necessária a combinação de capacidade de carga, com uma equipe de até seis pessoas, incluindo o condutor.
Havia até uma rara versão 4×4, sonho de muitos aventureiros (como este que ora escreve…) e pescadores!
O primeiro Agrale 1600 surgiu em 1985, permanecendo em produção até 1994. Em 1986, no total das versões, 1674 saíram da linha de montagem em Caxias do Sul, RS.


Já vi alguns Agrale 1600 de cabine dupla na FAB, no Exército e na PM de Santa Catarina. Para exportação chegaram a ser oferecidos com motor Deutz argentino de 4 cilindros refrigerado a ar, com até 120cv em versões equipadas com turbo.
Bem lembrado, Daniel. A versão argentina, numa época, teve motor Deutz arrefecido a ar. Obrigado!
Lamentavelmente a Agrale não tem mais oferecido caminhões de cabine dupla no mercado nacional, apesar do 6000 ter essa opção para exportação a mercados onde ainda vigora a Euro-II. Recentemente vi (e fotografei) um 8500 com cabine dupla no meu bairro, equipado com um climatizador evaporativo no teto.
Ok. Grato por comentar. Abraço.
Como posso obter o manual do Agrale 1600 D
Daniel, infelizmente não tenho este manual. Mas quem sabe algum amigo leitor possa te ajudar.
Outras fontes:
http://www.autobookparts.com.br/
http://tremdassetebrazil.blogspot.com.br/2010/02/sebo-trem-das-sete-loja-atibaia.html
Boa sorte.