Agrale 1600 Diesel e Álcool – Cabina Dupla

Esta imagem que nos foi enviada há muito tempo reflete o estilo renovado dos caminhões Agrale de meados dos anos oitenta.

Esta gama veio para substituir o valente mas acanhado TX 1200 e 1600 e sua cabina básica perdurou por várias temporadas.

 
A Agrale tem muitos méritos em seu currículo, viagra apesar de nunca ter despontado como campeã nos “rankings” de vendas de caminhões.

Um deles é o fato de ter lançado o primeiro caminhão brasileiro de produção seriada com cabina dupla, recipe uma versão do 1600.

O modelo mostrado era oferecido com dois tipos de motorização: MWM D-229-3, generic um tricilíndrico diesel de 2,94 litros e bom para produzir 63 cavalos, ou o conhecido Chevrolet 151, de 2,47 litros, capaz de entregar 75 cv, queimando etanol.

Uma caixa Clark 240 V e um eixo traseiro Dana complementavam um trem de foça honesto, sem segredos.

A cabina não era basculável, tendo o acesso ao motor garantido por tampa removível no interior da mesma.

Embora nunca tenha sido um recordista de vendas, o Agrale cabina dupla encontrou seu nicho entre empreiteiras, eletricitários, empresas de telefonia, bem como nos serviços de resgate de corpos de bombeiros e defesa civil, sempre que era necessária a combinação de capacidade de carga, com uma equipe de até seis pessoas, incluindo o condutor.

Havia até uma rara versão 4×4, sonho de muitos aventureiros (como este que ora escreve…) e pescadores!

O primeiro Agrale 1600 surgiu em 1985, permanecendo em produção até 1994. Em 1986, no total das versões, 1674 saíram da linha de montagem em Caxias do Sul, RS.

 

6 ideias sobre “Agrale 1600 Diesel e Álcool – Cabina Dupla

  1. Já vi alguns Agrale 1600 de cabine dupla na FAB, no Exército e na PM de Santa Catarina. Para exportação chegaram a ser oferecidos com motor Deutz argentino de 4 cilindros refrigerado a ar, com até 120cv em versões equipadas com turbo.

    • Bem lembrado, Daniel. A versão argentina, numa época, teve motor Deutz arrefecido a ar. Obrigado!

  2. Lamentavelmente a Agrale não tem mais oferecido caminhões de cabine dupla no mercado nacional, apesar do 6000 ter essa opção para exportação a mercados onde ainda vigora a Euro-II. Recentemente vi (e fotografei) um 8500 com cabine dupla no meu bairro, equipado com um climatizador evaporativo no teto.

Comentários encerrados.