Mais conhecidos por suas aplicações em pequenas propriedades agrícolas, unhealthy os Agrale 4100 e 4200 também eram fabricados para usos industriais, health como mostra nosso post de hoje, um bem elaborado e criativo catálogo dos anos oitenta, que comparava a força dos pequeninos Agrale à das formigas.
Com motores diesel arrefecidos a ar de tecnologia Hatz alemã, os Agrale 4100, de apenas 16 cv, e 4200, de 36 cv, eram capazes de tracionar a baixíssimas velocidades cargas de até 50 e 100 toneladas, respectivamente.
Isso mostra a diferença que faz uma grande redução no sistema de transmissão, tornando pequenos motores verdadeiros gigantes. O preço a se pagar é a baixa velocidade, como mostram os gráficos.
O catálogo também trás outras aplicações interessantes, como as pás-carregadeiras, entre outros, fornecidas pela Painco, de Rio das Pedras, SP.
Mas nossa favorita é a imagem do 4200 tracionando o Boeing 707 da finada Varig, que pesa mais de 65 toneladas vazio!
Numa ocasião, flagramos um 4100 tracionando um Ford F-13000 carregado de lenha, embora estivesse no plano. Mas mesmo assim, a cena impressionou. Pena que estávamos sem uma máquina para registrar em fotos.
A Agrale surgiu em 1962, fundada pelo saudoso Franciso Stédile, ex-caminhoneiro e um dos heroicos pioneiros da industrialização de Caxias do Sul, RS. Seu primeiro trator, o Agrale T-415 foi lançado em 1968. Dele se originaria o 4100 e o 4200 aqui mostrados.






esta teoria da reduçao no sistema de transmissao para aumentar a capacidade de traçao faz-me lembrar dos FNMs cuja capacidade de carga variava de um simples caminhao toco ate uma carreta de 3 eixos com mesmo motor (excessao do 210 que teve discreta melhora na potencia) ou seja varindo-se os “passos”do diferencial faziam-se “milagres” é claro as custas de reduçao na velocidade final e criando filas homericas nas subidas de serra.
William, verdade! Não tem milagre. Se não tem potência de sobra, somente a redução numericamente alta para compensar. O resultado: baixa velocidade. Obrigado por comentar!
Evandro;
Agrale 4100 na região onde moro é trator de pequenas propriedades de café. Uma máquina muito usada (alguns preferem em relação ao MF 50X/235) graças a sua pequena bitola permitindo maior adensamento das ruas de café, além do baixo consumo.
O unico inconveniente do 4100: O motor. O motor monocilindro Agrale é de dificil montagem após reforma, requerendo prática do montador para que o serviço fique bem feito.
Abraços
Daniel, sempre fui fã desta maquininha, sonhando em ter uma pequena propriedade para brincar de cavoucar com ele…rss! Valioso este comentário sobre o motor que não era de meu conhecimento. Em breve teremos post sobre a versão vermelhinha, agrícola. Abração.
Tem pelo menos um Agrale industrial mais recente na Santa Casa de Porto Alegre, já com motor Briggs and Stratton’s movido a gás GLP.
Interessante! Nunca vi com motor Briggs… Abraço.
Depois eu tenho que fuçar nuns arquivos antigos com um tio meu que trabalha com informática, e ver se ainda tenho a foto. Só não aparece o motor, mas o cilindro de GLP é bem visível.
interessantes essas informações sobre o Agrale!!! Tem previsão de publicar algo sobre o 4200 vermelho (agrícola)? Aproveito para perguntar qual a melhor forma de averiguar o ano da máquina – seria a gravação existente no coletor de admissão?!?
Marnes, somos fãs de Agrale por aqui! O post do 4200 vermelhinho virá em breve. Boa sugestão! Quanto ao ano da máquina, talvez o coletor seja uma boa ideia, caso não tenha sido trocado, com motor e tudo. Vamos deixar em aberto para que algum leitor mais douto no assunto possa nos ajudar com alguma dica que não envolva o desmantelamento da bela maquininha. Forte abraço e grato por comentar.
todo agrale 4200 tem tomada de força ?
Caro Anderson, na versão agrícola acredito que sim. Obrigado.
Olá a todos Agraleiros, temos de tudo para os tratores Agrale, peças e mão de obra especializada, visitem nosso site, http://www.pontrale.com.br
Diego, fica registrada sua oferta. Obrigado pela visita.
Tenho manual do proprietario completo do agrale 4300.Possuo um 4200 mas nao tenho o manual do mesmo…se alguem puder me ajudar….Tambem posso disponibilizar o manual do 4300..ojsavi@hotmail.com