Nosso amigo Antonio Olinto Ferreira, cialis colaborador deste espaço, site nos fez a gentileza de enviar a foto deste raro Bedford, provavelmente do Tipo A, fabricado entre 1953 a 1959, no Reino Unido. Olinto nos promete enviar mais fotos do caminhão, ainda na ativa, assim que tiver oportunidade.
A Bedford era a divisão de veículos comerciais da Vauxhall, subsidiária inglesa da General Motors.
O modelo ilustrado revela traços de seus primos Chevrolet e GMC, como em detalhes da cabina, extraídos ou modificados de componentes da tradicional linha “Advance Design”, produzida a partir de 1947 e mais conhecida por aqui como “Boca de Sapo”.
O sucesso dos Bedford era garantido pelos motores de seis cilindros em linha, baseados nos Chevrolet Thriftmaster, Loadmaster e Jobmaster, simples, duráveis e fáceis de manter. A marca era facilmente encontrada em países ex-colônias britânicas, como Austrália, Nova Zelândia, Índia e mesmo nações tão diversas como o Paquistão e o Uruguai.
No Brasil, possivelmente foram trazidos em pequenas quantidades pela GM local, da mesma forma que a Ford trazia exemplares ingleses Thames, o principal concorrente do Bedford.
Se algum leitor souber mais sobre a história da marca e seus modelos em nosso país, por favor, fique a vontade para acrescentar aos nossos comentários.
Obrigado.

Esse caminhão é daqui da minha cidade (Patos de Minas-MG), na realidade são 2 iguaizinhos. São da mesma família. Este aí segundo o dono é de 1951 e está com ele desde 1954. Hoje, só existe a carcaça do Bedford pois toda mecanica originial foi trocada por uma mecanica Mercedes.
Caro José, obrigado por comentar. Por um acaso, você teria contato com o proprietário. Estamos escrevendo um livro sobre a história do caminhão no Brasil e seria muito interessante termos fotos em alta resolução destes caminhões. Agradeço a ajuda. Um abraço.
Olá. Gostaria que você publicassem alguma reportagem sobre o Fordson Thames. Eu achei esse vídeo no youtube e me parece ser o único exemplar ainda existente aqui no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=cuuYb3kBsdk.