Cabine Scania – Brasinca – Maio de 1981

Com a chegada da nova Série 2 em 1981, ampoule a Scania continuou confiando a produção completa de suas cabines à tradicional e saudosa Brasinca, sovaldi que tanto contribuiu para a indústria automotiva brasileira em inúmeros projetos de distintos fabricantes.

O anúncio da Brasinca trazia duas belas imagens do T112 M, com cabine simples e leito. Destinado a aplicações em estradas em boas condições, a versão M de chassi aliviado logo deixaria de ser oferecida em favor da mais polivalente H, que se estabeleceria como carro chefe das Séries 2 e 3.

A Brasinca foi fundada em 1949 em São Paulo e produziu carrocerias e cabines para ícones como a Veraneio, o FNM, e o raro automóvel Brasinca 4200 GT, além de picapes cabine dupla de marca própria sobre chassi Chevrolet – as Andaluz, Passo Fino e Mangalarga, por exemplo.

Depois da reabertura das importações no início dos anos 90 e decorrente declínio deste mercado de cabines dupla, a companhia entrou em crise. Em 1999, a Usiminas passou a controlar a empresa integralmente e seu nome foi alterado para Usiparts. Nesta altura, entre outros, a fábrica de Pouso Alegre, MG, fabricava as cabinas dos International 9800, 4700 e 4900, as portas dianteiras da Kombi, a carroceria completa (inclusive a caçamba) da Mitsubishi L200. Mais tarde, a Usiparts foi rebatizada como Automotiva Usiminas.

Esta peça publicitária foi enviada pelo amigo Rafael T. Coelho.

Brasinca- Maio de 1981

 

 

14 ideias sobre “Cabine Scania – Brasinca – Maio de 1981

  1. Me chamou a atenção esse post por um certo detalhe: já era sabido por mim a fabricação de cabines de FNM pela Brasinca, visto meu apreço pela marca e contato com grandes colecionadores. Porém nessa nova fase da brasinca, chamada de Scania, ela fabricava todas as cabines dos scanias ou somente algumas da série?

  2. Parabens por voçês fazerem esse belíssimo trabalho de resgate da memoria do caminhão brasileiro sou muito fã de voçês e admiro muito o trabalho de voçês, sobre esse anuncio dos SCANIA; cheguei a arrepiar de saudade um forte abraço e fique com DEUS.

    • Daniel, são muito raros mesmo. Interessante observar o “S” estilizado na grade dianteira, que segundo consta indicava o “Six” debaixo do capô. Grato.

    • Caro Jordan, acredito que 100%. Senão a Scania teria de investir em caros ferramentais duplicados, para fechar a cabine em duas fábricas distintas. Os ferramentais de estamparia são os mais caros da indústria automotiva. Grato.

  3. Caro amigo, discordo que o “S” seja de “six”, pois já vi inúmeros 142 com o “S” na grade frontal, nas revistas Rei da Estrada de época. Posso estar enganado, mas acho que em uma das publicações menciona “Super”.

    • Amigo Fernando, você tem razão. Retiro o que disse. Fico curioso para confirmarmos o significado do “S”. Se achar nas publicações, agradeço se puder dividir conosco. Abraço e desculpe a falha.

    • Caro Ramiro, pesquisando mais sobre o assunto, encontrei um material da Scania (a ser postado) que explica exatamente isso. De fato, conforme afirma o amigo Fernando acima, o “S” indicava “Super”, ou motor turboalimentado. Obrigado por sua contribuição!

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