Chevrolet D-70 6×4 – 1984

Não fosse pela placa branca do primeiro caminhão e pelo humidifcador na cabina do segundo, this em terceiro plano, more about poder-se-ia afirmar que esta foto teria vindo diretamente de algum canavial dos anos oitenta.

Mas a cena se passa em 2013, sale com nada menos que três clássicos trabalhando em boa forma.

Nosso amigo Wilson Ricioli Júnior nos enviou esta bela imagem de seus dois Chevrolet D-70 6×4 que já estrelaram anteriormente por estas páginas, porém, na época parados pela entre-safra.

Para melhor explicar o que temos à vista, o Wilson nos enviou uma mensagem, reproduzida abaixo:

“É com alegria que envio mais essa foto e espero contribuir com o site.

Trata-se de foto atual, tirada em 21/04/13, onde temos 02 caminhos chevrolet D-70 6×4 canavieiros, ambos ano 1984, sendo o que se encontra carregado, com motorização original dele ainda, o Perkins 6354-6, que mesmo quando está frio, cumpre seu papel…

O outro, que se encontra sem carga, possui motor e câmbio do Mercedes, especificamente do 1518, sendo o restante original do caminhão ainda.

Já o Mercedes da foto, trata-se de um 2213 6×4 canavieiro, ano 1980, mecanica original.

Ai está a história dos avós do setor de caminhões canavieiros, tão avançado atualmente, com caminhões que carregam mais de 100 toneladas e com potência acima dos 500 CVs…

Entretanto, o plantio da cana, em sua grande maioria se dá no interior de SP, com esses caminhões, principalmente os Chevrolet e Ford’s, que são muito competentes para o plantio, devido a sua 1ª marcha super reduzida, que anda muito menos que tartaruga e faz a alegria dos “bóia-frias” que integram a turma do plantio, façanha esta que nenhum caminhão conseguiu até hoje, nem os modernos cargos canavieiros com sua 1ª low low…

Att,

Wilson.”

Wilson, obrigado por sua gentil contribuição que certamente será apreciada aqui no site.

Ótimo final de semana a todos!

IMG00513

 

 

5 ideias sobre “Chevrolet D-70 6×4 – 1984

  1. gostaria que nosso amigo wilson discurssasse um pouco sobre cada um dos caminhos qual as desvantagens e vantagens de cada um deles ou seja do chevrolet com motor original sobre o com motor mercedes do mercedes em relaçao aos chevrolets. Porque colocou motor mercedes em um dos chevrolet D70, porque nao retificar o original perkins

    • Caro William, boa pergunta. Fica aqui o registro em busca da resposta do amigo Wilson. Obrigado, Evandro.

  2. Respondendo a pergunta de nosso amigo Willian:
    “gostaria que nosso amigo wilson discurssasse um pouco sobre cada um dos caminhos qual as desvantagens e vantagens de cada um deles ou seja do chevrolet com motor original sobre o com motor mercedes do mercedes em relaçao aos chevrolets. Porque colocou motor mercedes em um dos chevrolet D70, porque nao retificar o original perkins”

    Em relação aos caminhões, esclareço que os 02 chevrolet são meus e o 2213 de um amigo de longa data. O primeiro, carregado, tem a mecânica original, com seus 134 cv de força, bem como o segundo que se encontrava vazio, motor OM-352 A, com um pouco mais que 160 cv, sendo colocada a turbina do MB 1620 e câmbio piloto curto da mercedes.

    O principal problema dos motores Perkins, são sua manutenção um pouco salgada, já que nestes mais modernos, não existe mais o problema com a partida, pois possuem injeção de combustivel direta. Em relação às diferenças dos mesmos, nota-se nada mais que a força em subidas, o que mantem a média de velocidade, exigindo menos trocas de marchas e gerando economia de diesel.

    Mas caso fosse um veiculo para trabalho interno, o perkins seria melhor opção, por possuir torque em abundancia em baixa rotação, pois trabalham na lavoura em 1ª reduzida e de marcha lenta.

    Enfim, comparando friamente, o perkins 6354/6 bem como es MWM 229/6 e os mercedes OM 352, todos sem turbina, certamente o perkins se sairia melhor…

    Falando do alheio MB 2213, trata-se de excelente caminhão, porém muito mais frágil que os chevrolet, e ligeiramente mais veloz, tanto nas rodovias, como para sua infelicidade, na lavoura, o que rende muitos xingamentos da turma ao motorista, bem como força o caminhão, que em marcha lenta custa andar e ao acelerar a turma de trabalhadores rurais não acompanha a contento, o que o faz parar centenas de vezes para descarregar e acaba com sua embreagem prematuramente.

    Os chevrolet tem ainda uma vantangem excelente, pois com o valor de um bom 2213, se compra 02 chevrolet…o que também rende pagamento dobrado no final do mês… rsrsrsrsrsrsrsr

    Verifica-se ainda que nos mercedes, são raras as unidades que sairam com roda livre, o que era de série nos chevrolet…

    • Amigo Wilson, muito obrigado pelo esclarecedor testemunho. Uma verdadeira aula sobre tais caminhões na operação canavieira! Abraço, Evandro.

  3. Olá Wilson, gostei de ver os dois caminhões da foto, também tenho um d70 com o “perkão” em cima…
    Tenho uma dúvida bem grande, o meu não tem direção hidráulica, quero colocar uma mas não encontro a dele em lugar nenhum, tem alguma outra de outro caminhão que serve nele?
    Obrigado,
    Marcos

Comentários encerrados.