18 ideias sobre “D-70 6X4 1

  1. Muito bom o poster! Esse modelo da Chevrolet é raríssimo, acredito que nos dias de hoje quase não existem mais rodando por aí, já que eram utilizados no trabalho pesado.
    Parabéns pelo poster!

    • Amigo Pablo, uma pena, mas você tem razão. Pouco provável que algum tenha sobrevivido a faina intensa dos canaviais. Precisaríamos criar um museu com recursos para salvar e recuperar estes ícones de nossa história automotiva de virarem sucata e restarem apenas em fotos para serem apreciados. Desabafo: uma pena também que a memória não seja o forte em nosso país, que valoriza mais o novo, em detrimento do antigo!

      Forte abraço, Evandro.

    • Amigo Davi, bem observado este detalhe! Na verdade a data que mencionamos aparece no canto da página de especificações, como “12/81”. Observe, por favor. Um abraço.

  2. Realmente a memória do antigomobillismo nacional está um pouco esquecido, até mesmo pra restaurar um caminhão antigo é difícil encontrar peças ou uma boa oficina que deixe-os 100% originais. Quanto ao modelo da foto, essa abertura do teto passou a vir a parti de 1981, mas era opcional, caso o comprador quisesse o chevrolet poderia vir sem o alçapão no teto. Certa vez vi um modelo chevrolet similar ao da foto, mas com os paralamas bem mais largos e rodas de 10 parafusos, iguais as usadas nos Mercedes, não sei se era modificado, mas ficou bem interessante.

    • Amigo Pablo, obrigado pelos esclarecimentos e comentários muito valiosos. Veja o também o comentário do nosso amigo que tem dois D-70 6×4 em plena operação na região de Ribeirão Preto, SP.

      Um abração, Evandro.

  3. Amigo meus parabéns!!! o Brasil precisa de mais pessoas como você…
    Em relação ao incrível modelo acima, eu possuo 02, ano 1984, em perfeito estado de funcionamento, trabalhando normalmente no plantio de cana de açúcar aqui na região de Ribeirão Preto/SP, e quanto ao famoso “esfria chifre”, como disse tenho 2 ano 84, 1 deles tem e o outro não, então devia ser opcional na época!!!
    Detalhe importante é que os dois faturam mais que muitos traçados “moderninhos”, pois eles tem a 1ª marcha denominada trator, que anda menos que tartaruga, no entanto, perfeito para o plantio…

    • Caro Ricioli, obrigado pela visita e por seus comentários!

      Que bom saber que ainda existem D-70 6×4 rodando por aí! Seria uma honra para nós termos algumas fotos de seus caminhões para que todos possam apreciá-los. Seria pedir muito?

      O D-70 tinha uma reduzida excepcional na caixa de transferência, que o tornava muito forçudo mesmo.

      Logo teremos mais posts interessantes.

      Mais uma vez obrigado.
      Um grande abraço, Evandro.

  4. Amigos vou providenciar as fotos dos caminhões, esclarecendo que um deles possui motor mercedez Om 352-6, Turbina MB 1620, com 160 cv medidos, e o outro possui o Perkins 6354-6, famoso Q20B6, que continuou equipando os caminhões chevrolet mais modernos, este com 134 CV.

    • Caro Wilson, será motivo de alegria para nós recebermos este presente. São verdadeiras raridades estes caminhões. Agradecemos muito! Grande abraço, Evandro.

    • QUE PENA!BEM QUE EU DESCONFIEI QUE NAO ESTAVAM COM MOTOR ORIGINAL,É MUITO DIFICIL ACHAR UM.AQUI EM ARARAQUARA JA VI UM MAS TAMBEM TA COM MOTOR MERCEDES!

      • Davi amigo, ao contrário de uma porcentagem significativa de automóveis de passeio que são salvos por colecionadores, a grande dificuldade que temos na preservação histórica dos caminhões reside no fato de os mesmos serem máquinas de trabalho, cuja vida é esticada até ser impossível de se reformar. Exceto em raros casos nos quais o veículo é pouco usado, a grande maioria da frota vai até a exaustão, depois é sucateada e “vira panela”, como dizem por aí. Uma pena. No caso destes D-70, sorte ainda termos veículos vivos como os 6×4, destinados ao trabalho árduo, ainda rodando. A falta do motor original é uma pena, mas plenamente compreensível, devido a dificuldade de mantê-lo neste ambiente. Um abraço e bom final de semana! Evandro.

        • VC TEM RAZAO EVANDRO,MAS A CHEVROLET EM MATERIA DE MOTORES DIESEL PRA CAMINHOES DEIXOU A DESEJAR TALVEZ SEJA ISSO QUE TENHA LEVADO A ENCERRAR SUAS ATIVIDADES. A FORD COM O MWM E A MERCEDES GANHAVAM EM POTENCIA E TECNOLOGIA OS PERKINS ERAM FRACOS,POR ISSO HOJE MUITOS CHEVROLES TEM MOTOR MERCEDES.UM GRANDE ABRAÇO PARABNES PELO SITE!

  5. Salve!!! amigos…
    Esclareço que um dos caminhões realmente é motor mercedes, no entanto o outro ainda é Perkins original, esclarecendo que nesse modelo de caminhão, D 70, sairam originais, varios motores, dentre eles o Perkins 6357-6, 6358-6, que equipava esse do catalogo “1981”, bem como o que equipa o meu que é de 1984, Perkins 6354-6 “bomba em pé” ou Q20B6, o mais moderno deles que equipou os caminhões chevrolet mais novos, alguns até turbinados de fábrica, são os antecessores diretos dos motores MAXION. Verificou-se ainda a fabricação de alguns modelos D 70 ou “A 78”, que seriam os mesmos traçados do catalogo, porém movidos a álcool, com o famoso motor que equipou nossas pick-up A-20 e os saudosos opalas e diplomatas, no entanto, com litragem maior, sendo 4.8 e não 4.1 como nos seus irmãos menores.

    Apenas por curiosidade, os caminhões dodge, Vw e ford traçados, todos até 1989, possuiam a mesma mecanica do câmbio para traz, diferenciando-se apenas nas cabines por óbvio, e motorização, que apenas no chevrolet eram perkins, sendo nos demais acima citados, MWM 229-6 e os dodge mais antigos MWM 226-6.
    Temos ainda a derradeira fabricação pela chevrolet, do D 22000, entre 1985 e 1990, tendo de mudança em relação ao meu que é de 1984, mas com cabine antiga, identica a da D-10, apenas a cabine, que seguiu a tendencia das D-20.

    Esses veiculos tinham em comum, caixa de redução, diferenciais rockwel, coroa e pinhão 6×41, com cambio clark “grande” 5 marchas com posicionamento identico aos mercedes 2213, possuindo roda livre, podendo andar como um caminhão trucado sem tração, 6×2, podia ainda andar em 6×4 e 6×4 reduzido, enfim um tanque de guerra…

    Att

    • Amigo Wilson, muito obrigado por sua detalhada e bem estruturada explanação, que certamente enriquece muito o tema Chevrolet D-70 6×4. Agradecemos muito pelas fotos, que serão postadas na sequencia. Um fraterno abraço, Evandro.

  6. Caramba tive um D70 6×4 84, motor do mb 1518, coroa e pinhão de Case W7, dava 120km/h kkkkkkk mais simples era frouxo demais, puxava a alavanca magica subia até em parede. Eita Saudade…. eu tinha um na caçamba. muito legal rever esses caminhões aqui. obrigado por esse trabalho!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *