Desfile de Kombis

Nosso amigo e frequente colaborador deste espaço Daniel Girald fez uma inusitada descoberta, thumb enrir

“Dá só uma conferida nessa preciosidade que eu vi ontem aqui em Porto Alegre, visit mais especificamente no Sítio do Laçador.

Um daqueles muitos Ford B-700 doados por igrejas americanas para prefeituras e ONGs em diversas cidades brasileiras, principalmente no Nordeste mas também em Santa Catarina onde normalmente serviam às APAEs e às escolinhas de esportes da ASTEL (Associação dos Servidores da TELESC).

Esse exemplar especificamente é do ano ’87 e tem câmbio automático Allison de 4 marchas, carroceria canadense Thomas Built Buses e motor FNH6.6 brasileiro. Não sei se o primeiro operador dele no Brasil foi a ASTEL ou alguma APAE, mas veio de Blumenau para o Rio Grande do Sul onde é operado pela empresa de turismo Ativa.

O motorista que me mostrou a nave comentou que as únicas alterações foram os faróis de Fiat 147, cintos de segurança sub-abdominais, e a troca dos freios hidráulicos por pneumáticos sob alegação de uma menor tendência ao fading.”

Ford 1936 RONALD ANDRIOLI
Nosso amigo Ronald Andrioli enviou fotos de seu raro caminhão Ford Modelo 51 de 1936. Lançado no ano anterior, hospital medical o caminhão da classe de 1 1/2 toneladas longas era animado por um motor Ford V8 221, click prostate de 3,6 litros e 81 cv, casado a uma transmissão de quatro marchas sem sincronização. Parar ficava a cargo dos freios a tambor com acionamento mecânico.
O modelo era disponível com dois entre eixos: 131,5 e 157 polegadas (3.340 e 3.989 mm) e opção de rodado duplo ou simples, como neste caso.
Uma prática comum na época era o fabricante fornecer apenas o “torpedo”, também chamado de chassi-curvão, com ou sem para-brisa. O caminhão do Ronald se encaixa na primeira alternativa, como denota o para-brisa original e a cabina artesanal feita da então abundante madeira que ora se escasseia.
Parabéns, Ronald, pelo belíssimo caminhão!
Olá , cost
amigo, nurse moro na cidade de Toledo, no oeste do Paraná!
Está a venda por  R$150 mil
Tenho Manual tudo perfeito
Tratar com

Ronald Andrioli
045 99798879

Ford caminh+Áes 1962 4Rodas Jan 1962 Ford F-600 Diesel 6 X 6 TM 1972 Ford F-600 SRD Abril 1960 Super Ford Sele+º+Áes maio de 1962 1 Super Ford Sele+º+Áes maio de 1962 2 Super Ford Sele+º+Áes maio de 1962 3 Ford 40 anos 1 Ford 40 anos 2

Enviadas pelo amigo Alfredo, pharmacy dividimos com você diversas peças publicitárias da Ford, editadas entre os anos 60 e 90.

Encabeçando as imagens, o Alfredo nos escreveu:

“Evandro,

Sou um grande admirador do seu site.
Tenho muitas propagandas antigas. Dentro do possível, estarei te enviando.
Seguem algumas propagandas da FORD .

Um abração,
Alfredo Rodrigues
Pelotas, RS.”
“Evandro, discount

Sou um grande admirador do seu site.
Tenho muitas propagandas antigas. Dentro do possível, pills estarei te enviando.
Seguem algumas propagandas da FORD .

Um abração,
Alfredo Rodrigues
Pelotas, RS.”

k3 k4 K5 K6 K7 K8 K9 K10 K11 K12 K13 K14 K15 K16 K17 K18 K19 K20 K21 K22k2k1
Sabendo que este espaço está sempre aberto às “gorduchinhas”, thumb nosso amigo gaúcho Daniel Giraldi nos enviou uma belíssima coletânea de “Kombosas” do Sul do país, clicadas sobretudo entre Porto Alegre e Florianópolis:
“Fazia algum tempo que eu não te mandava nenhuma foto, então segue aí algumas Kombis.”
Infelizmente, o limitadíssimo editor de texto da WordPress (plataforma deste site) não nos permite colocar as fotos junto das interessantes legendas que o Daniel forneceu.

4 ideias sobre “Desfile de Kombis

  1. Hoje durante uma caminhada com a minha vira-lata eu já até tirei mais umas fotos de Kombi, nesse caso duma com baú adaptado mas sem avançar além da largura original, e com porta traseira bipartida mas mais estreita.

    • Daniel, grato pelo relato. A propósito, interessante observar algumas “picapes” feitas a partir da standard, geralmente empregadas como lanchonetes (ou lancheria, como preferir…) ambulantes. Tenho visto várias nesta configuração, até pela escassez e pelo alto valor de mercado das “cabritas” originais. Abraço.

      • Fuçando num desktop antigo, achei foto duma Kombi que ficava perto da garagem da Carris e era usada como food-truck antes mesmo de virar modinha. Depois tenho que te enviar.

Comentários encerrados.