Extra: Mercedes LP-331, um raro “milionário”

Encontrar um caminhão Mercedes-Benz LP-331 nos dias de hoje é um grande feito, find sobretudo se for original e estiver em perfeitas condições de funcionamento. O acontecimento torna-se ainda mais especial se for um exemplar de 1965, quando apenas 350 deles foram produzidos em São Bernardo do Campo.

Mas, se estivermos falando de um caminhão único dono, com 800 mil quilômetros originais, sem reforma de motor, então o fato torna-se extraordinário.

Porém, não foi “apenas” isso que casualmente encontramos.

Em nossas andanças e pesquisas históricas, descobrimos em São Paulo, um caminhão Mercedes LP-331 1965 em excepcional estado de conservação, condecorado não com um, mas com dois brasões do fabricante: um de 800 mil quilômetros e outro de 1 milhão de quilômetros, em reconhecimento à sua quilometragem original, percorrida sem reforma total de motor.

Essa verdadeira joia pertence ao acervo do Museu de Polícia Militar do Estado de São Paulo e encontra-se armazenado na Reserva Técnica do Barro Branco, na capital paulista.

Incorporado “zero km” à frota da PM em 1965 e equipado com implemento tipo tanque para transporte de combustível, o LP-331 foi utilizado na distribuição de combustível entre as bases da polícia por todo estado.

Conduzido e zelado quase que exclusivamente pelo Cabo PM Norberto Borges dos Santos, o LP atravessou longos anos em excelente estado de conservação que o permitiu alcançar a admirável marca, sem “mexer” no motor.

O fato foi reconhecido pela própria Mercedes-Benz que concedeu o “Prêmio MB 800.000 km”, além de premiar o motorista com uma soma em dinheiro e uma viagem à Europa.

Depois disso, o Cabo Norberto Borges continuou a operar o 331, cuidando dele com todo carinho, como se fosse seu, permitindo que ele alcançasse a fenomenal marca de 1 milhão de quilômetros, sem reforma do motor. Novamente, a Mercedes reconheceu o fato extraordinário e concedeu o “Prêmio MB 1.000.00.000 km”.

Raras e inusitadas, ambas as premiações podem ser atestadas pelos brasões afixados na dianteira do caminhão, como mostram as imagens. Em que pese os bons cuidados que recebeu na PM, além do fato de rodar relativamente leve para seu porte, há que se recordar que tais marcas eram muito difíceis de atingir com a tecnologia dos anos 60, tanto dos motores, quanto dos lubrificantes (com baixo nível de aditivação) e mesmo das vias, em que as velocidades médias eram bem menores que as atuais, da ordem de 40 a 60 km/h, em geral.

Depois da baixa do Cabo Norberto da PM, a viatura tanque teve apenas mais dois motoristas antes de ser descarregada e entregue ao Museu há anos atrás. Embora tenha chegado rodando ao Museu, o veículo não teve a felicidade de ser posto em marcha novamente, nem tampouco de ver a luz do sol em desfiles ou eventos da Corporação.

Segundo o Diretor do Museu, o Coronel José Paulo Ferreira Teixeira, o grande obstáculo para a conservação e recuperação do Mercedes LP-331 é a falta de recursos específicos para este fim. Portanto, o Museu está empenhado em buscar parceiros que se interessem pela restauração desta preciosidade única.

“A viatura poderia ser restaurada pela própria Mercedes, que também poderia mantê-la em seu acervo histórico, como peça de destaque”, enfatiza o Coronel José Paulo, ou “mesmo por parceiros da iniciativa privada, como transportadoras que já se dedicam à recuperação de caminhões antigos e clássicos”.

“Estamos abertos a propostas de empresas sérias que conduzam a restauração e a preservação à altura do que esta viatura merece”, conclui o Coronel José Paulo.

De nossa parte aqui no site, faremos de tudo para divulgar este projeto entre os vários empresários donos de coleções de caminhões clássicos que já nos receberam para nossas pesquisas históricas, na esperança de que algum deles possa se interessar por este quinhão valioso de nossa saga automotiva.

Quem estiver interessado, deverá entrar em contato conosco, através do formulário deste post.

De dedos cruzados, desejamos sorte ao Museu de Polícia Militar neste nobre projeto de salvação do LP-331 “milionário”!

 

Nota: quem quiser saber mais sobre o LP-331, pode consultar o seguinte “link”:

http://caminhaoantigobrasil.com.br/category/catalogos-e-folhetos/mercedes-benz-caminhoes-catalogos/lp-321-331-1520/lp-331/

LP331 1 LP331 1a LP331 2 LP331 3 LP331 5 LP331 6 LP331 7 LP331 8 LP331 0

 

25 ideias sobre “Extra: Mercedes LP-331, um raro “milionário”

  1. Vou mencionar algo aqui, nem que seja piegas, lá vai:

    “Parece que antigamente se fabricava carros muito mais duráveis, não tinha tanto conforto, nem tanta inovação. Hoje em dia, motor é aberto com 100.000 km, recall é modinha, os veículos saem da montadora desalinhados, batendo, é deplorável.”

  2. Evandro, sou suspeito quando se fala dos Mercedes cara chata seja eles LP ou LPS 321, 331 ou 1520. Tanto que várias das obras que escrevi esses caminhões são os protagonistas. Esse LP 331 como você mesmo citou é um verdadeiro tesouro. Pelas fotos dá para perceber que está muito bem cuidado.
    Espero que alguém, uma empresa, talvez a própria Mercedes ou algum apaixonado por caminhões com recursos possa bancar esta restauração.
    Obrigado Evandro por nos brindar com mais esta preciosidade em seu blog.

  3. SENHORES… BOA NOITE

    QUE VERDADEIRO ACHADO ESSE HEIN… UMA PEDRA PRECIOSA… CLARAMENTE IMPRESSIONA AS MARCAS DE 800.000 E 1.000.000 DE KM SEM INTERVENÇÃO NO MOTOR, ESSA MARCA SEMPRE É MUITO RESPEITADA E BUSCADA PELA MARCA, E IMPRESSIONA MAIS POR SE TRATAR DE UM MOTOR QUE MUITO TRABALHOU NUMA EPOCA DE DIESEL COM ENORMES PARTES POR MILHÃO DE ENXOFRE…

    SE ESTIVESSE MAIS PERTO ,E O TEMPO ME AJUDASSE TERIA UM ENORME PRAZER EM SER VOLUNTARIO NA REATIVAÇÃO DESSE RARO EXEMPLAR DA NOSSA HISTORIA,FASSO VOTOS QUE EM BREVE POSSAMOS VER ESSE BOLIDO DESFILANDO NOS “7 DE SETEMBRO” QUE VIRÃO….

    TRANSPORTADORAS TALVES TERÃO INTERESSE NESSE RESTAURO, NO ENTANTO ,OUVI A ALGUM TEMPO QUE ALGUNS CONCESSIONARIOS DA MERCEDES TEM INTERESSE EM PRESERVAR ESSA HISTORIA, UM DOS CONCESSIONARIOS QUE ESTAVAM COMENTANDO SOBRE ESSE ASSUNTO ERA A SAMBAIBA DE CAMPINAS, QUEM SABE

    A FABRICA DA MERCEDES TEM UM SETOR DE RESTAURAÇÃO DE AUTOMOVEIS, UM POUCO RESTRITO PRINCIPALMENTE A CLIENTES ANTIGOS DA MARCA, QUE ESSES TENDO UM AUTOMOVEL DA MARCA , SE TIVER ESSE INTERESSE ,PODEM TER SEUS ANTIGOS REFORMADOS , E COM UM BAIXISSIMO CUSTO, NÃO TENHO A INFORMAÇÃO SOBRE PESADOS, MAS QUEM SABE…

    POR ENQUANTO ME CABE APENAS UM FARTO PARABÉNS AO AMIGO PELO ACHADO… ATÉ BREVE…

  4. Estou babando por esse caminhão… um pecado não estar devidamente restaurado. Nunca ouvi o ronco do Motor OM326, é necessário fazer algo imediatamente. Gostaria de ver mais fotos desse verdadeiro guerreiro, principalmente da alavanca das marchas e do cofre do motor aberto.

    • Caro Cláudio, estamos contatando empresários do setor, no sentido de fomentar a restauração. Infelizmente, por limitações logísticas não foi possível fazer mais fotos do interior e dos detalhes do memorável LP-331. Grato por comentar. Um abraço.

  5. Apesar da minha pouca idade 53 anos eu já fiz manutenção no diferencial de um mercedão deste ai que a prefeitura de Araraquara tinha, não sei se todos sabem o diferencial deste da foto é o canelinha, ele tem uma caixa redutora em cada lado interno das pontas da carcaça o sistema identico ao da Kombi.

  6. Caminhão maravilhoso, merece ser restaurado com todos os detalhes, sou muito fã da linha Mercedes Benz , principalmente dos cara-chatas. Possuímos um 1113 ,1973,cabine baixa , dois eixos (toco), que no mês de Junho completará 40 anos conosco e sempre trabalhando. Meu pai, meu falecido tio, compraram no ano de 1975, portanto somos seu 2º dono.
    Atenciosamente Norberto Visnardi

  7. Que legal parabens a todos quem inventou cara chata muito bom .Sustento minha familia num SARUANA 321(1966)rodo na CAPITAL DO BRASIL maior prazer! !que me descupe as outra marcas e parabens aos que conta a historia do nosso BRASIL que tanto creceu e crece encima de caminhao .Aproveite o dia E tudo de bom a todos ……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *