Nosso amigo André Giori do Espírito Santo foi assertivo ao capturar estas ótimas imagens de um inusitado e intrigante Mercedes LS-1933 AGL “cara preta” de cabina simples.
O caminhão suscita inúmera hipóteses. Seria um veículo especial? Seria um pedido específico das forças armadas? Seria um LS-1924 de cabina simples travestido de LS-1933, sovaldi com direito a “cara-preta” e tudo mais? Lembrando que o LS-1933 só aparecia na literatura de sua época com 4.200 mm entre eixos e cabina leito. O entre eixos parece ter sido alongado, como ocorre em muitos cavalos “idosos”, mas a cabina é realmente “mosca branca”. Note os para-lamas, com desenho específico, talvez parte do suposto pedido especial.
Se algum leitor tiver maiores informações sobre este curioso Mercedes, por favor, entre em contato conosco.





Se tratando de forças armadas e governo, pode tudo, né. Incluindo compra de veículos “Euro 2” quando já se estava na fase “Euro 3″…
De fato! Nesta mesma linha, teremos um post do VW 15.210 4×4 Euro 2 (3?) novo em folha, flagrado em Porto Alegre há poucos dias…
Recentemente ainda chegou Marruá Euro-2 nas FF.AA. para serem usados na copa. Eu até achava que só estava podendo vir Euro-3, para dispensar a sensibilidade do EGR e do DPF a condições adversas no diesel em zonas de conflito, e a inconveniência e complexidade logística do SCR. Mas se o VW era de 210cv, era Euro-2.
Excelente seu comentário, que também mata a charada dos VW 15.210 4×4 Euro 2 “OK” que temos visto por aí. Vou tentar postar amanhã algumas fotos do modelo vindas daí da capital dos pampas. Obrigado.
Só um adendo: a questão das menores emissões de radiação eletromagnética num motor de injeção 100% mecânica também é útil para dificultar a detecção por radares inimigos.
http://dzulnutz.blogspot.com/2013/09/consideracoes-sobre-importancia-do.html
Mas a ironia é que alguns dos Marruá Euro-2 mais novos foram configurados como base móvel de radiocomunicações…
http://4.bp.blogspot.com/-PTw89j7mfa8/UkC2oLfFpRI/AAAAAAAAGDQ/EFa2V5YprFw/s1600/photo6889.jpg
Daniel, ótimo ponto levantado. Faz todo o sentido. Grato pelos excelentes links.
Evandro;
Pelo que conheço de MWM, o 6.10TCA com 210cv somente em Euro II.
Em Euro III o 6.10 ficou limitado a 170cv (e o 4.10TCA em 120cv)
Grande Abraço
Daniel, bem lembrado e, como sempre, você tem razão! Pelo que observamos, o 15.210 4×4 Euro 2 segue em produção normal, inclusive portando as novas lanternas traseiras lançadas com a linha Euro 5 de 2012. Em breve um post sobre esta máquina. Grato por comentar. Abração.
Além do mercado militar, há ainda a exportação para a África. Angola e Nigéria ainda estão com normas de emissões menos rigorosas.
Daniel, tem razão. Não faria o menor sentido submeter um motor Euro 5 ao combustível de alto enxofre. Vida curta garantida. Abraço.
Já vi uma vez no Mercado Livre uma foto de um LS-1924 cabininha; pena que não salvei, pois senão eu poderia compartilhá-la com todos
Gerê, apesar de raro o LS-1924 existia oficialmente pela literatura da época, ao contrário do LS-1933, que só aparecia na versão leito com 4.200 mm entre eixos. Abraço e grato por comentar.
Belo caminhão. Está registrado como M.BENZ/LS 1933 Ano Fabric: 1987 Potencia: 326 atualmente em circulação em Cariacica-ES
Obrigado pelas dicas! Abraço.
Na última quinta-feira na Rodovia Dutra em Guarulhos/SP, vi o que parecia ser uma 1932 ou 33 na cor amarela também com cabine curta, porém com estava indo na direção da marginal e o caminhão foi sentido Av. Salim Farah Malluf, não tive tempo hábil para sacar o celular e tirar uma foto.
Creio que com sorte encontramos outros modelos nessa rara versão.
Felipe, grato por seu relato! Abração.