Fiat 190 Turbo – 1984

FIAT 190 TURBO PE

Para inaugurar a primeira colaboração pernambucana deste espaço, thumb trazemos este recorte de jornal datado de dezembro de 1984, dando conta de uma importante venda da Iveco, durante sua primeira fase no país. Na imagem, nada menos que 14 unidades do poderoso Fiat 190 Turbo, equipado com motor 8210 de 306 cv e caixa Fuller de nove marchas.

Bem visível na imagem, a ampla cabina exibia para-brisa com três limpadores e faixas decorativas, exclusivas da versão turbo.

Vale lembrar que, naquela época, o fim se aproximava para a Iveco e por consequência para o 190 Turbo. Além das unidades da foto, apenas outras 335 foram fabricadas entre 1984 e 1985, antes do triste fim se descortinar sobre a planta de Xerém, em Duque de Caxias, RJ.

Agradecemos ao amigo Ivo, de Toritama, PE, pelo envio desta imagem e por seus frequentes comentários em nosso posts.

20 ideias sobre “Fiat 190 Turbo – 1984

    • Ivo, boa tarde! O 190 H (aspirado) continuou sendo produzido até o final, mas foram apenas 32 unidades entre 1984 e 1985. Depois do lançamento do 190 Turbo, o H foi direcionado para aplicações vocacionais. Grato pela interessante pergunta. Abraço.

  1. boa noite Evandro, que legal postar esse recorte interessante ele, como o pessoal esta comentando com você são poucos os que foram fabricados e os que restaram também, mais são na minha opinião lindos, quando eu era criança tinha aqui em Curitiba a empresa catalini tinha muitos deles que viajavam por todo o Paraná com carretas 3 eixos tanque e na época meu falecido pai tinha um fiat ano 1980, 80f10 3/4 o famoso oitentinha e eu ficava imaginando como seria trabalhar e viajar em um desses 190 engate rápido “seco” huhuhu!!! não era coisa para criança só para gente que entendia, deixo aqui meu elogio pelo post e como comentei e te pedi estes dias no post do 1924a você já esta colocando coisas sobre estes fiat que tem poucas coisas para pesquisa mais graças ao site estou conhecendo um pouco mais sobre ele, inclusive eu vi uma publicidade da fiat um especifico sobre o 190 turbo que tem um homem com o braço na janela e o anuncio dizia algo sobre: quem tem força na rampa chega mais rápido ou coisa assim se você tiver coloca no site para gente, obrigado! ate mais.

    • Amigo Luiz, grato por seus comentários.

      Pelo desconhecido número de Fiat em coleções no Brasil (talvez zero), nos sentimos na obrigação de coletar tudo a seu respeito. Afinal, se não ficar um exemplar vivo sequer para contar sua história, pelo menos deixaremos fotos, catálogos, recortes, causos, etc.

      É impressionante, como os colecionadores brasileiros (por quem nutro grande respeito) não se interessam pelos Fiat. Há tantos FNM, GMC, Ford, Chevrolet, Scania e Mercedes, mas nunca encontrei um Fiat! Até mesmo Mack, Kenworth e Peterbilt importados vemos por aí, mas nada de Fiat!

      Uma pena.

      Abraço e seja sempre bem-vindo.

      • Olha que aqui pelo Rio Grande do Sul eu bem de vez em quando vejo algum Fiat em estado de conservação até razoável, o que facilitaria uma restauração. Mas de vez em quando também vejo um 80 bastante surrado que só pega no tranco e está cheio de gambiarras…

          • Pois é. Nunca vi nenhum que tivesse indícios claros de uma restauração criteriosa. A propósito: ontem passando por um viaduto próximo a uma favela daqui de Porto Alegre consegui avistar um Fiat 130 trucado aparentemente passando por uma reforma, com carroceria “gaiola” de carregar botijões de gás, pintura nova amarela e pelo visto faltando só uns acabamentos antes de voltar ao batente.

          • Este é dos mais raros! Será que ainda tem motor OM original ou já está com Mercedes? Grato.

          • Aí já não faço a menor idéia, afinal podia parecer fácil trazer as peças da Argentina mas até por lá o pessoal já anda trocando os motores originais desses Fiat pelo Deutz da série 913 (que ainda é produzido por lá).

        • Daniel, bom dia! Bem curioso um 190 6×4. Já observei vários com eixo traseiro Mercedes HL-7 com redução nos cubos, mas nunca um 6×4, muito menos na literatura. Mas a sua hipótese é bastante factível mesmo. Grato por contribuir. Abraço.

          • Aqui em Curitiba um conhecido meu tinha um Fiat 190 6×4 com os eixos do MB 2635, era um caminhão rígido com reboque julieta e transportava toras mas isto já faz uns 12 anos.

          • Caro Paulo, bom dia! Desculpe a demora para retornar. Interessante um 190 6×4. Eles existiram de fato fora daqui, muito populares na África, por exemplo. Grato pelo relato.

  2. navengando na net encontrei uma reportagem da lexicar que diz que foram testadas versoes do fiat 190h 6×4 se for veridico e bem provalvel que alguem tenha de fato visto um por terras brasileiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *