Fiat 190 Turbo – 1984

k3 k4 K5 K6 K7 K8 K9 K10 K11 K12 K13 K14 K15 K16 K17 K18 K19 K20 K21 K22k2k1
Sabendo que este espaço está sempre aberto às “gorduchinhas”, treat capsule nosso amigo gaúcho Daniel Giraldi nos enviou uma belíssima coletânea de “Kombosas” do Sul do país, remedy pharmacy clicadas sobretudo entre Porto Alegre e Florianópolis:
“Fazia algum tempo que eu não te mandava nenhuma foto, então segue aí algumas Kombis.”
Infelizmente, o limitadíssimo editor de texto da WordPress (plataforma deste site) não nos permite colocar as fotos junto das interessantes legendas que o Daniel forneceu.
k3 k4 K5 K6 K7 K8 K9 K10 K11 K12 K13 K14 K15 K16 K17 K18 K19 K20 K21 K22k2k1
Sabendo que este espaço está sempre aberto às “gorduchinhas”, viagra nosso amigo gaúcho Daniel Giraldi nos enviou uma belíssima coletânea de “Kombosas” do Sul do país, illness clicadas sobretudo entre Porto Alegre e Florianópolis:
“Fazia algum tempo que eu não te mandava nenhuma foto, então segue aí algumas Kombis.”
Infelizmente, o limitadíssimo editor de texto da WordPress (plataforma deste site) não nos permite colocar as fotos junto das interessantes legendas que o Daniel forneceu.
Essa eu vi em 2008, na época que o restaurante uruguaio La Pasiva tinha uma filial em Porto Alegre, no Shopping Total.
Essa eu vi no meu bairro a poucos meses atrás.
Essa com reboque eu vi numa esquina da Padre Chagas a uns meses atrás, voltando de uma caminhada com a cadela até o Parcão.
Essa da EPTC eu vi na minha rua mesmo.
No aeroporto daqui de Porto Alegre mesmo.
Essa doppelkabinen ficou parecendo um motorhome de anão com a casinha de bonecas pendurada atrás.
Essas são de uma empresa de mudanças aqui do bairro que só tem veículos fora-de-linha.
Essa pega frete perto da Hebraica, e é um ponto até bom considerando que tem algumas lojas de móveis perto…
Essa eu vi ano passado em frente ao Parcão.
Essa eu vi num estacionamento do Parcão.
Essa eu vi em Florianópolis no verão de 2012.
Essa também. Repara nas jailbars no bagageiro e na cama-de-sogra.
Eu particularmente acho que rebaixar é coisa de maloqueiro, mas Kombi é Kombi… Essa eu também vi em Florianópolis no verão de 2012.
Essa eu vi em 2009 no Iguatemi, é de uma rede de surf-shops.
Por enquanto é isso, mas depois tenho mais umas fotos diversas para te mandar, e provavelmente mais algumas de Kombi junto.”

OLA AMIGO , store BOA NOITE, ANDEI REVIRANDO MEUS ARQUIVOS E ENCONTREI ALGUMAS FOTOS NAS ANDANÇAS POR AI, NÃO POSSO GARATIR MUITO DA QUALIDAE ,MAS O CONTEUDO E´ATÉ INTERESSANTE, VOU LHES ENVIA-LAS….A PRIMEIRA É DE UM FNM 210 QUE ANDA ATÉ HOJE POR AQUI, ESTA COM A MECANICA DO VOLVO, MAS A CONSERVAÇÃO DO BUTO É BEM CUIDADA…A SEGUNDA É UM CAIO VENEZA,ESSA FOTO JA TEM SEUS 4 OU 5 ANOS ,MAS O ONIBUS AINDA TRABALHA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL, NO TRANPORTE ESCOLAR NO INTERIOR DA CIDADE, ESTA BEM CUIDADO ,E A MANUTENÇÃO SEMPRE EM ORDEM…A TERCEIRA É DA LENDARIA SCANIA JUBILEUMM, ESSA EU FLAGREI NA CONCESSIONARIA RANDOM AQUI DE CURITIBA, ESTAVA SENDO REVISA DA PRA VENDA, JA TEM UNS 2 ANOS ESSA FOTO… A TERCEIRA ,QUARTA E QUINTA, NÃO É MUITO DO MEIO DOS BRUTOS,MAS ACHEI INTERESSANTE DIVIDIR COM O AMIGO, SE TRATA DE UM VOLKS WAGEN SCIROCCO, ESSE CARRO OFICIALMENTE NÃO VEIO PRO BRASIL, MAS ESSE DE ALGUM MODO VEIO PARAR AQUI, SEI QUE AINDA ESTA EM CURITIBA, AONDE NÃO SEI,ESTAVA A VENDA EM UMA LOJA FAZ ALGUNS ANOS, FUI LA SO PRA FOTOGRAFA-LO, AS FOTOS DO MOTOR NÃO SEI ONDE FOI PARAR, MAS ERA BONITO VER AS SOLEX 40 DEITADA DO CARRO HEIN, UM LINDO ESPORTIVO LEVE, A NOTICIAS QUE O MODELO TINHA VINDO DOS E.U.A….
FIAT 190 TURBO PE

Para inaugurar a primeira colaboração pernambucana deste espaço, thumb trazemos este recorte de jornal datado de dezembro de 1984, dando conta de uma importante venda da Iveco, durante sua primeira fase no país. Na imagem, nada menos que 14 unidades do poderoso Fiat 190 Turbo, equipado com motor 8210 de 306 cv e caixa Fuller de nove marchas.

Bem visível na imagem, a ampla cabina exibia para-brisa com três limpadores e faixas decorativas, exclusivas da versão turbo.

Vale lembrar que, naquela época, o fim se aproximava para a Iveco e por consequência para o 190 Turbo. Além das unidades da foto, apenas outras 335 foram fabricadas entre 1984 e 1985, antes do triste fim se descortinar sobre a planta de Xerém, em Duque de Caxias, RJ.

Agradecemos ao amigo Ivo, de Toritama, PE, pelo envio desta imagem e por seus frequentes comentários em nosso posts.

20 ideias sobre “Fiat 190 Turbo – 1984

  1. fica uma duvida o 190 Turbo substituiu o 190h Haspirado, ou foram produzidos simutaneamente ate o fechamento da fabrica

    • Ivo, boa tarde! O 190 H (aspirado) continuou sendo produzido até o final, mas foram apenas 32 unidades entre 1984 e 1985. Depois do lançamento do 190 Turbo, o H foi direcionado para aplicações vocacionais. Grato pela interessante pergunta. Abraço.

  2. boa noite Evandro, que legal postar esse recorte interessante ele, como o pessoal esta comentando com você são poucos os que foram fabricados e os que restaram também, mais são na minha opinião lindos, quando eu era criança tinha aqui em Curitiba a empresa catalini tinha muitos deles que viajavam por todo o Paraná com carretas 3 eixos tanque e na época meu falecido pai tinha um fiat ano 1980, 80f10 3/4 o famoso oitentinha e eu ficava imaginando como seria trabalhar e viajar em um desses 190 engate rápido “seco” huhuhu!!! não era coisa para criança só para gente que entendia, deixo aqui meu elogio pelo post e como comentei e te pedi estes dias no post do 1924a você já esta colocando coisas sobre estes fiat que tem poucas coisas para pesquisa mais graças ao site estou conhecendo um pouco mais sobre ele, inclusive eu vi uma publicidade da fiat um especifico sobre o 190 turbo que tem um homem com o braço na janela e o anuncio dizia algo sobre: quem tem força na rampa chega mais rápido ou coisa assim se você tiver coloca no site para gente, obrigado! ate mais.

    • Amigo Luiz, grato por seus comentários.

      Pelo desconhecido número de Fiat em coleções no Brasil (talvez zero), nos sentimos na obrigação de coletar tudo a seu respeito. Afinal, se não ficar um exemplar vivo sequer para contar sua história, pelo menos deixaremos fotos, catálogos, recortes, causos, etc.

      É impressionante, como os colecionadores brasileiros (por quem nutro grande respeito) não se interessam pelos Fiat. Há tantos FNM, GMC, Ford, Chevrolet, Scania e Mercedes, mas nunca encontrei um Fiat! Até mesmo Mack, Kenworth e Peterbilt importados vemos por aí, mas nada de Fiat!

      Uma pena.

      Abraço e seja sempre bem-vindo.

      • Olha que aqui pelo Rio Grande do Sul eu bem de vez em quando vejo algum Fiat em estado de conservação até razoável, o que facilitaria uma restauração. Mas de vez em quando também vejo um 80 bastante surrado que só pega no tranco e está cheio de gambiarras…

        • Pena que quase ninguém se interessa em reformá-los, ao contrário de tantos Scania, MB, GMC e FNM. Abraço.

          • Pois é. Nunca vi nenhum que tivesse indícios claros de uma restauração criteriosa. A propósito: ontem passando por um viaduto próximo a uma favela daqui de Porto Alegre consegui avistar um Fiat 130 trucado aparentemente passando por uma reforma, com carroceria “gaiola” de carregar botijões de gás, pintura nova amarela e pelo visto faltando só uns acabamentos antes de voltar ao batente.

          • Este é dos mais raros! Será que ainda tem motor OM original ou já está com Mercedes? Grato.

          • Aí já não faço a menor idéia, afinal podia parecer fácil trazer as peças da Argentina mas até por lá o pessoal já anda trocando os motores originais desses Fiat pelo Deutz da série 913 (que ainda é produzido por lá).

    • Eu tenho em casa algumas revistas “o carreteiro” de 81, 82 do meu pai, e em uma das páginas há essa imagem do fiat e a frase “na rampa, manda quem tem torque”.

        • Daniel, bom dia! Bem curioso um 190 6×4. Já observei vários com eixo traseiro Mercedes HL-7 com redução nos cubos, mas nunca um 6×4, muito menos na literatura. Mas a sua hipótese é bastante factível mesmo. Grato por contribuir. Abraço.

          • Aqui em Curitiba um conhecido meu tinha um Fiat 190 6×4 com os eixos do MB 2635, era um caminhão rígido com reboque julieta e transportava toras mas isto já faz uns 12 anos.

          • Caro Paulo, bom dia! Desculpe a demora para retornar. Interessante um 190 6×4. Eles existiram de fato fora daqui, muito populares na África, por exemplo. Grato pelo relato.

  3. navengando na net encontrei uma reportagem da lexicar que diz que foram testadas versoes do fiat 190h 6×4 se for veridico e bem provalvel que alguem tenha de fato visto um por terras brasileiras

Comentários encerrados.