O Fiat 190 Turbo era equipado com o tradicional motor Fiat 8210 de 306 cv e 1.324 Nm, ambulance números que o colocavam na vice-liderança de potência e torque, help perdendo apenas para o Scania T e R142 (até a chegada do Scania 112 Intercooler).
Dotado de uma caixa Fuller 9509B de 9 marchas, com redução total de mais de 17:1, o 190 Turbo tinha desempenho invejável, seja na velocidade máxima, como na capacidade de subida de rampa. Poucos caminhões exibiam os números do Fiat: 110 km/h de final, e quase 30% de rampa com 50 toneladas de PBTC.
Sua cabina era melhorada em relação ao Fiat 190 H do qual originava, incorporando várias amenidades para o conforto do motorista, incluindo rádio AM/FM, relógio digital com despertador e até um barbeador elétrico!
Mas, a Iveco já havia decidido deixar o país em 1983, dando um fim à curta vida do promissor 190 Turbo e todos os demais modelos da marca.


Acho que o unico inconveniente neste modelo era a caixa de marchas com relacoes muito distantes entre si apesar do diferencial bem reduzido, poderia ter sido muito melhora aproveitado com uma ZF de 16 velocidades como no 1929 e no volvo N10, N12 da epoca.
PARABENS EVANDRO POR MAIS ESTE ACHADO…
QUALQUER COMENTERIO DA MINHA PARTE DESSE CAMINHÃO É SUSPEITO,DEVIDO A IMENSA ADMIRAÇÃO QUE TENHO POR ESSE BRUTO,MAS CONCORDO COM O COMENTARIO DO AMIGO WILLIAN,UMA ZF SERIA MELHOR APROVEITADA,TANTO QUE NO MERCADO EUROPEU,TINHA ESSA OPÇÃO,EM MATERIA DE MOTOR,UMA OTIMA MAQUINA,PENA A FIAT TER ABANDONADO,ASSIM AOS POUCOS SUAS PEÇAS FICARAM RARAS,TENDO QUE OPTAR PELA REPONTECIALIZAÇÃO,NA MAIORIA USANDO SCANIA…
DETALHE…COMO ERA BOM FAZER UMA EMBREAGEM NELE,NÃO PRECISAVA TIRAR A CAIXA…
Obrigado, Reginaldo, pelas boas observações! Um grande abraço, Evandro.
Desses ai aqui em Vitória existem alguns, puxando containers para o porto…Para apreciação de todos, envio 2 anúncios da época… Abraços
Caro Giori, obrigado pelos belos anúncios enviados! Vamos publicar hoje. Um grande abraço, Evandro.
Olá pessoal boa noite, tenho um fietão 190 turbo ainda com o motor original, para vcs terem uma ideia os bicos são de 1982 os 6….. foi realmente um pena eles terem parado de serem produzidos, a única coisa que não e original e o diferencial que esta com o do 1938 longo, ficou muito bom reformei ele em 2002 e em 2006 coloquei uma caçamba nova.
Gostaria de mandar umas fotos para que não conhece poder admirar um verdadeiro caminhão.
abraços a todos.
Marcelo, obrigado pelo relato e parabéns pelo Fiat 190 Turbo! Por favor, envie as fotos para esfulin@hotmail.com. Estamos ansiosos para vê-lo. Um abraço, Evandro
Boa Tarde, preciso do vidro da frente desse caminhão o parabrisa alguém sabe me indicar onde tem, por favor!!!
Caro Ewerton, não temos essa informação. Vamos deixar aqui postada sua solicitação, aguardando a ajuda de nossos leitores. Grato por nos visitar. Um abraço e boa sorte na sua busca. Obrigado, Evandro.
Olá, tenho um desses que, infelizmente nao possui mais o fabuloso motor Iveco 8210.2, foi trocado por um Scania 111 turbo, alem do diferencial original, que por sinal era muito bruto, substituído por outro igualmente bruto, o Mafersa. Um carro danado de forte, com um chassis que aceita qualquer powerpack, diferencial, etc. O cambio Eaton-Fuller RT 8509 L, apesar de ser mais complicado para se entender com ele, é bem mais robusto que os ZF alemães, por ter menos componentes. Uma questão de mercado, caixa seca ou de “engate rápido”, como propala a Eaton, nao caíram no gosto do brasileiro…. realmente, temos muitos cruzamentos, transito horrível, estradas idem….até hj “tomo coça” (de vez em quando) dessas Eaton de engate rápido e em “W”, para complicar mais! Grande abraço e parabéns pelo site.
Grato por comentar. Abraço.
Caixa de marchas muito interessante, pois para a a época já era overdrive (0,73 na 8ª marcha)
O 190 era um bom caminhão desde que só andasse no asfalto liso. Ele tinha uma tara bem leve, mesmo tendo um motor de 14 litros (pesado), por isto o caminhão tinha problema nos buracos. Mas se alguém disser que ele era o segundo melhor caminhão (pesado) não é exagero. O rei daquela época era o Scânia…os Volvo não eram bons faltava assistência técnica, motor não era potente e não durava muito, os Mercedões esquentavam muito, eram desconfortáveis e o motor não durava. Já o 190 tinha um bom motor potente e durável, mas faltava assistência técnica e a falta de durabilidade. Já hoje mudou o melhor é o Volvo, seguido de perto pelo Scânia…
Caro Gerson, grato por seus interessantes comentários. Muito bons. Obrigado.
O mesmo motor do fiat 190h turbo, é a base do iveco 370cv eurocargo
Caro Carlos, correto. Trata-se do venerável Fiat 8210. Grato por comentar.
ola amigos, possua um alfa 180 com uma caixa rt9509 e queria saber qual motor alem do fiat 190 fecha com a reduçao da rt, e se puderem me indicaremonde acho um motor 190 fico agradecido.
EWERTON tenho um parabriza que vc esta prescisando !
ewerton tenho o parabriza que vc esta PRESCISANDO , ddd quarenta e sete ,nove vove sete quatro meia nove zero um
E hoje a scania pertencia ao grupo vw man, quem diria, vai sumir como a fiat?????
Olá, Carlos. A marca Scania tem muita força dentro do Grupo VW. Não creio que isso vá se passar. Obrigado por comentar.
Um abraço.
At´hoje se der manutenção e se tiver uma boa oficina para intercular este fietão, com canbio zf, ele ficaria com 330 cv com torque de 145 kf, com um motor de 14 lts, segura o velhinho……
Olá, Carlos.
Obrigado por comentar.
Um abraço.