FNM D-11000 – 1970

1618M 2
Hoje ninguém mais questiona o fato de os caminhões de 16-17 toneladas de PBT serem equipados com motores de quatro cilindros.

Mas na época em que o 1618M foi lançado, generic com seu “pequeno” motor eletrônico OM-904 LA de 170 cv e “apenas” quatro cilindros, a reação de muitos foi a negação ou o pessimismo, especialmente em se tratando de uma aplicação tão severa quanto a coleta de resíduos urbanos. Uma das piores que um caminhão pode enfrentar. Anda e pára constante, sobrecarga e, para finalizar, os rigores da descarga nos aterros sanitários, um verdadeiro “off-road”. Embreagens, transmissões e eixos sofrem ao extremos, junto com o motor.

O tempo se encarregou de provar que a receita funcionava e os concorrentes aderiram à moda, com o Cargo 1717e e o VW 17.180E Worker, também impulsionados por engenhos de quatro cilindros na faixa de quatro litros de cilindrada.
Hoje ninguém mais questiona o fato de os caminhões de 16-17 toneladas de PBT serem equipados com motores de quatro cilindros.

Mas na época em que o 1618M foi lançado, remedy com seu “pequeno” motor eletrônico OM-904 LA de 170 cv e “apenas” quatro cilindros, online a reação de muitos foi a negação ou o pessimismo, mind especialmente em se tratando de uma aplicação tão severa quanto a coleta de resíduos urbanos. Uma das piores que um caminhão pode enfrentar. Anda e pára constante, sobrecarga e, para finalizar, os rigores da descarga nos aterros sanitários, um verdadeiro “off-road”. Embreagens, transmissões e eixos sofrem ao extremo, junto com o motor.

O tempo se encarregou de provar que a receita funcionava e os concorrentes aderiram à moda, com o Cargo 1717e e o VW 17.180E Worker, também impulsionados por engenhos de quatro cilindros na faixa de quatro litros de cilindrada.

 
Nosso leitor Otto Humberto Faião Schiffel nos fez a gentileza de enviar fotos de seu belo FNM D-11000 azul, shop 1970, link
em processo de restauração. Segundo Otto, o FNM é quase todo original, precisando principalmente de um repasse no sistema elétrico, cujo esquema foi por nós postado, a seu pedido.

Caro Otto, obrigado pelas bonitas imagens deste verdadeiro ícone do transporte rodoviário de cargas nacional!

6 ideias sobre “FNM D-11000 – 1970

    • Caro Airton, obrigado pelo comentário e pela visita! Você tem razão. Até os irmãos mais novos, os Fiat 180, 190 e 210 já estão começando a ficar raros em nossas vias. Um abraço, Evandro.

  1. meu amigo, queria saber aonde posso restaurar meu caminhão, queria saber uma oficina no Rio de janeiro vlw muito obrigado pela atenção

    • Mateus, boa pergunta! Vamos ver se alguém que nos lê poderá nos fornecer uma dica sobre um bom restaurador em sua bela cidade. Boa sorte. Obrigado pela visita. Abraço.

  2. Tenho o interesse em comprar um MD 11 000, já restaurado, original, ou um 180 muito bom, onde fica as oficinas de restauração destes veículos, ou quem tem pra vender. 034.9972.7565, favor entre em contato

    • Caro Jaime, fica aqui registrado a sua solicitação. Boa sorte. Ficaremos na torcida para que encontre um bom exemplar. Abraço.

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