Ford 4600

O envolvimento da Ford com tratores agrícolas remonta os seus primeiros anos de existência, pills quando Henry Ford construiu seu Arado Automóvel (“Automobile Plow”), usando a mecânica de um automóvel Modelo B, de 1905, cujo motor de 283 pol.³, ou 4,6 litros, entregava 20 cv de potência. Ford havia crescido numa fazenda e o maquinário agrícola fazia parte de sua essência.

Ao longo das décadas seguintes, uma variedade de modelos foi sendo introduzida no mercado, incluindo tratores célebres como o 2N, o 8N e o 9N, dos anos trinta e quarenta, sem falar nos modelos Fordson, fabricados na Inglaterra, entre 1916 e 1964.

Para aperfeiçoar sua tecnologia e principalmente se beneficiar do recém-criado engate três pontos de acionamento hidráulico, Henry Ford estabeleceu uma parceria com o engenheiro e inventor irlandês Harry Ferguson (sim, o mesmo da célebre Massey-Ferguson), em 1938 e que duraria até 1947.

No Brasil, a Ford também teve a distinção de fabricar o primeiro trator agrícola nacional (fato contestado por alguns), o Ford 8BR, com motor Perkins de 55 cv, lançado com  grande fanfarra em fins de 1960 e produzido até 1965, quando os tratores da marca voltaram a ser importados.

A fabricação local voltaria somente em 1976. Nos anos oitenta, a linha incluía modelos como este popular Ford 4600, tema de nosso post de hoje. O trator vinha equipado com motor Ford OHV 3201, de 63 cv, transmissão de 8 marchas, sistema hidráulico Cat. I e II, com capacidade para 1.150 kg de levantamento.

A New Holland, que havia sido absorvida pela Ford em 1986, para formar a Ford New Holland, foi vendida para  o Grupo Fiat em 1992. Com isso, a produção de tratores agrícolas e motores diesel na fábrica de São Bernardo do Campo foi encerrada, assim como a história dos tratores Ford.

Para enriquecer este post, nosso amigo leitor e colaborador Daniel Shimomoto de Araujo acrescenta valiosas informações sobre os motores Ford e demais engenhos agrícolas em seu artigo postado anteriormente (e que poderá ser encontrado a qualquer tempo neste link:

4600 1 4600 2

 

9 ideias sobre “Ford 4600

  1. Evandro;

    Está ai uma máquina boa. Multiuso.

    Puxava grades leves, arados (como o da foto – numa época que aragem era sinónimo de preparo de terra – hoje em dia não se usa mais) e alguns até arriscavam colocar uma plaininha dianteira.

    Hoje muitos estão com rodagem alta e estreita para arrasto de pulverizadores de barra e outros, para pequenos serviços de fazenda (arrasto de implementos leves, roçadeiras, etc.)

    Abraços

  2. Boa Tarde,Meu Avô Sr. Nelso Favretto ,meu Pai Sr. Alexandre Menin e eu Alexandre Menin Junior, possuímos dois tratores e um caminhões da marca Ford modelos:4600 ano 1978,6600 ano 1980 e F-14000 ano 1987 toco,ambos comprados novos,com os quais trabalhamos em 50 alqueires na região sudoeste do Paraná,cidade de Clevelândia ,e tenho orgulho em dizer:Ford é Ford,Raça Forte.
    também gostaria de pedir,se puder colocar o post do trator Ford 6600,pois nós possuímos um,mas eu não sei nada a respeito de potência,motor….. e se vos interessa,eu possuo alguns folders de tratores da linha New Holland Tl e 30.
    grato,Alexandre.

  3. Comprei um trator Ford 4600 recentemente; meu primeiro trator, vou colocar uma roçadeira nele para fazer serviços no campo e na cidade. Pretendo ainda colocar uma grade aradora de 12 discos e um niveladora de 24 para diversificar os serviços.
    Estou muito entusiasmado com o Fordinho 4600 estou praticamente restaurando ele. Gostaria de compartilhar com vocês o manuel dele, que eu encontrei nas profundezas do google rsrsrs… em vista que este manual foi pedido num post anteriormente.
    Caso tiverem o catalogo de peças dele, bem como outras informações gostaria de ter acesso.
    Estarei enviando o manual no e-mail do site.
    Detalhe eu imprimi o catálogo acima em papel fotográfico e o encadernei como capa junto ao manual ficou top.
    Obrigado galera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *