Ford B-1621 – 1998

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Em substituição ao B-1618 lançado em 1992, try a Ford introduziu o B-1621 em 1998, ailment para competir no mercado de ônibus urbano e rodoviário com motor dianteiro. A grande novidade era o motor MWM 6.10TCA, com intercooler, capaz de entregar 206 cv e 657 Nm, já em linha com a Fase 3 do Conama, equivalente ao padrão Euro 1. As suspensões, motivos de reclamação no antecessor, também foram todas aperfeiçoadas, assim como outras áreas do veículo.

O modelo era posicionado no segmento liderado pelo Mercedes OF-1721, líder da categoria, seguido do VW 16.210 OD, cujo DNA era muito similar desde os tempos de Autolatina em que dividiam a mesma estrutura e trem de força.

O B-1621 foi o quarto e último chassi de ônibus produzido pela Ford no país, depois do micro FB-4000, do citado B-1618 e do raro chassi B-12000, produzido para encarroçamento de ônibus tipo convencional, também conhecido como “jardineira”.

5 ideias sobre “Ford B-1621 – 1998

  1. A bem da verdade eu nunca considerei tão razoável a retirada da Ford do mercado brasileiro de ônibus, considerando a grande quantidade de ônibus Ford que eu via em Manaus, Florianópolis e Recife, embora aqui em Porto Alegre nunca tenha visto muitos. Talvez houvesse um receio em gastar com um projeto de chassi de motor traseiro, que poderia ampliar a participação da marca no segmento rodoviário (embora eu até já tenha feito algumas viagens em ônibus Ford na época de escola), mas com os “cabritos” de motor dianteiro ainda dominando o mercado de ônibus urbanos ainda há uma demanda considerável.

  2. Alguem poderia me responder sobre os onibus escolares Ford de cabine convencional que existiram em varias cidades do páis durante os anos 80 e 90? Se eu não me engano os chassi eram um tal de Ford B-700.

    • Kaio, bom dia! Muitos dos ônibus escolares tipo convencional (jardineira) amarelos que rodaram no Brasil na época citada foram doações de igrejas norte-americanas para comunidades ou municípios carentes do interior. Entre eles, encontravam-se muitos Ford como o citado, além de International como o postado aqui. Houve também uma tentativa da Ford brasileira de desenvolver um ônibus convencional (bicudo) a partir do Sapão F-12000, resultando no raro B-12000. Obrigado pela visita. Abraço.

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