Ford Cargo – Linha 1985

Linha Cargo 1985 01 Linha Cargo 1985 02 Linha Cargo 1985 03 Linha Cargo 1985 04 Linha Cargo 1985 05 Linha Cargo 1985 06 Linha Cargo 1985 07 Linha Cargo 1985 08

Em mais uma colaboração do amigo leitor Fernando Luiz de Araújo, prescription temos a satisfação de compartilhar com você este bem elaborado catalogo da linha de estreia do Ford Cargo no Brasil.

Como o primeiro caminhão médio mundial do Brasil, doctor o Cargo revolucionou o mercado, elevando o patamar de qualidade, ergonomia, conforto, facilidade de manutenção, desempenho e inovação tecnológica, motivando importantes mudanças na concorrência. Para a Ford, o Cargo representou a volta às estradas brasileiras, uma vez que a Linha F era popular sobretudo nos serviços urbanos e vocacionais, mas raramente páreo para os Mercedes e VW médios que imperavam nas rodovias dos anos oitenta.

Note nos destaques a cabina basculante, na época ainda uma novidade na categoria, somente presente nos VW, o motor Ford 6.6, e a oferta de freio a disco dianteiro, nas versões de 11 toneladas, oferecidas também com motor MWM D-229, listado somente naquela temporada de estreia.

 

8 ideias sobre “Ford Cargo – Linha 1985

    • Daniel, grato por comentar. O 1317 foi o modelo mais produzido da primeira geração, com pouco mais de 4 mil cópias. Depois dele, o 1117 acumulou cerca de 2,5 mil. Era uma clara indicação da preferência crescente pelos modelos turbo. Abraço.

  1. Belo e esclarecedor post, Evandro. Podemos dizer que o Cargo mais complementou ou mais canibalizou a Série F? Nunca havia me furtado a pesquisar e saber sobre os motores utilizados no início da vida do Cargo, pra mim era Cummins desde sempre. Da pra dizer sem medo que essa cabine é mais bonita que a recém adotada “quero ser Kinect” no Carguinho. E quando foi lançado esse caminhão ainda não havia a Autolatina,certo?
    Abraços

    • Caro Odair, o Cargo certamente complementou a Série F, embora tenha havido alguma canibalização em alguns nichos. O Cargo foi lançado em 1985 e a Autolatina foi formada no ano seguinte. Obrigado.

    • Caro Ivo, grato por comentar. Desconhecíamos essa fama. Na verdade, tínhamos conhecimento justamente contrário, de ótima durabilidade. O ponto fraco ficava por conta do preço e disponibilidade de peças na hora da reforma. Diversos comentários acerca dos motores FNH, tanto em máquinas como em caminhões confirmam sua confiabilidade e excepcional vida útil. Veja alguns deles nos posts de tratores Ford, que usavam basicamente os mesmos motores, nas versões de 3 e 4 cilindros principalmente. Um abraço.

  2. me desculpe tambem nao falei com a certeza falei por comentarios de estrada que escutava na epoca que o motor fnh passou a ser confiavel na fase 2 com os ford cargo14/1618 em 1987

    • Caro Ivo, sem problemas. Aqui todos têm liberdade para comentar no sentido de difundir as informações e de ajudar aos amigos interessados. Em verdade, no ano de 1987, de fato, a linha Cargo passou por diversas melhorias e também por algumas reduções de custo, uma praga que permeou toda a vida do excelente caminhão da Ford. Abraço e grato por comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *