Em mais uma colaboração do amigo leitor Fernando Luiz de Araújo, prescription temos a satisfação de compartilhar com você este bem elaborado catalogo da linha de estreia do Ford Cargo no Brasil.
Como o primeiro caminhão médio mundial do Brasil, doctor o Cargo revolucionou o mercado, elevando o patamar de qualidade, ergonomia, conforto, facilidade de manutenção, desempenho e inovação tecnológica, motivando importantes mudanças na concorrência. Para a Ford, o Cargo representou a volta às estradas brasileiras, uma vez que a Linha F era popular sobretudo nos serviços urbanos e vocacionais, mas raramente páreo para os Mercedes e VW médios que imperavam nas rodovias dos anos oitenta.
Note nos destaques a cabina basculante, na época ainda uma novidade na categoria, somente presente nos VW, o motor Ford 6.6, e a oferta de freio a disco dianteiro, nas versões de 11 toneladas, oferecidas também com motor MWM D-229, listado somente naquela temporada de estreia.








De vez em quando ainda vejo alguns 1314 e 1517, mas faz tempo que não vejo nenhum Cargo de 11 toneladas dessa 1ª geração…
Daniel, grato por comentar. O 1317 foi o modelo mais produzido da primeira geração, com pouco mais de 4 mil cópias. Depois dele, o 1117 acumulou cerca de 2,5 mil. Era uma clara indicação da preferência crescente pelos modelos turbo. Abraço.
Belo e esclarecedor post, Evandro. Podemos dizer que o Cargo mais complementou ou mais canibalizou a Série F? Nunca havia me furtado a pesquisar e saber sobre os motores utilizados no início da vida do Cargo, pra mim era Cummins desde sempre. Da pra dizer sem medo que essa cabine é mais bonita que a recém adotada “quero ser Kinect” no Carguinho. E quando foi lançado esse caminhão ainda não havia a Autolatina,certo?
Abraços
Caro Odair, o Cargo certamente complementou a Série F, embora tenha havido alguma canibalização em alguns nichos. O Cargo foi lançado em 1985 e a Autolatina foi formada no ano seguinte. Obrigado.
foi um lançamento que agitou o mercado o 1317 impresionava muito com seu desempenho e modernidade pena que seu motor ford tinha fama de ser pouco confiavel
Caro Ivo, grato por comentar. Desconhecíamos essa fama. Na verdade, tínhamos conhecimento justamente contrário, de ótima durabilidade. O ponto fraco ficava por conta do preço e disponibilidade de peças na hora da reforma. Diversos comentários acerca dos motores FNH, tanto em máquinas como em caminhões confirmam sua confiabilidade e excepcional vida útil. Veja alguns deles nos posts de tratores Ford, que usavam basicamente os mesmos motores, nas versões de 3 e 4 cilindros principalmente. Um abraço.
me desculpe tambem nao falei com a certeza falei por comentarios de estrada que escutava na epoca que o motor fnh passou a ser confiavel na fase 2 com os ford cargo14/1618 em 1987
Caro Ivo, sem problemas. Aqui todos têm liberdade para comentar no sentido de difundir as informações e de ajudar aos amigos interessados. Em verdade, no ano de 1987, de fato, a linha Cargo passou por diversas melhorias e também por algumas reduções de custo, uma praga que permeou toda a vida do excelente caminhão da Ford. Abraço e grato por comentar.