16 ideias sobre “F13000 1

  1. Os velhos Ford’s, esses caminhões foram muito usados por empresas e órgãos públicos principalmente prefeituras, pegavam no pesado sem reclamar.

  2. BOA NOITE , EVANDRO GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESTE MOTOR DA MWM Q TRABALHA COM ALCOOL E DIESEL , SE PUDER UMA FICHA TECNICA REFERENTE A ESTA MOTOR E QUAIS VEICULOS USARÃO O MESMO …. OBRIGADO PELA ATENÇÃO ÓTIMO FIM DE SEMANA .

    • Caro Cassio, este motor MWM D-229/6 era denominado PID (ou “Pilot Injection Diesel”) e tinha dois sistemas de combustível, um com bomba rotativa para uma injeção piloto de diesel, para partida e manutenção da combustão ao longo da operação do motor, e outra em linha para injeção de etanol. Este motor foi fabricado em meados dos anos oitenta e não existe qualquer expectativa de que retorne a ser oferecido. É uma tecnologia antiga, com bombas mecânicas, de limitadíssimo sucesso na época. Os motores D-229 também não são mais oferecidos para uso automotivo, pois não atendem os níveis de emissões gasosas atuais. Obrigado, Evandro.

      • Evandro; tudo bem?

        Esse motor PID não chegou a ser oferecido até 1988 nos F-22000? Pergunto isso porque eu li muitos anos atrás um Manual de um Ford F-11000/14000/22000 que citava esse motor, inclusive o esquema de partida dele, onde se partia o motor no diesel, e conforme ia esquentando, cortava-se o diesel injetado via botão do estrangulador.

        Forte Abraco

        Daniel

        • Olá, amigo Daniel!

          Pode ser o caso sim. Na verdade, as estatísticas de produção da Anfavea mostram o início da fabricação seriada destes modelos com motor PID em 1985. Nos anos seguintes, nos referidos relatórios, faltam justamente as páginas em que apareceriam tais modelos da Ford. No total, consegui apurar o seguinte: 39 unidades do F-13000 e 100 unidades do F-22000 em 1985, além de 20 unidades piloto deste útimo produzidas no ano anterior. Quanto aos anos seguintes, fica aqui uma dúvida a ser esclarecida. Quem sabe algum leitor mais douto no assunto poderá nos ajudar? Obrigado por comentar. Um abraço, Evandro.

        • Daniel, em tempo…se este manual a que você se refere fosse encontrado, seria de grande valia! Deve ser muito interessante seu conteúdo. Obrigado mais uma vez. Abraço. Evandro.

  3. Esse manual que li era bem interessante. Era de um Ford 14000 ano 1988ex. Unilever/Kibon que estava fazendo a bomba injetora aqui na cidade onde moro.

    Tanto a Kibon quanto a SPAIPA/Coca-Cola utilizaram muitos Ford´s 13000 e 14000, sendo que a SPAIPA/Coca Cola de Marilia os emprega até hoje na entrega de bebidas (alguns deles – 13000 roda raiada tem terceiro eixo).

    Esse manual explicava até o esquema de partida do PID229, o engate do 6×4 no F-22000, enfim, era bem interessante mesmo.

    O manual do meu F-11000 está aqui em casa (preciso até comecar a escanea-lo como fiz com o do Mercedes) mas ele não contempla nem os motores a álcool nem os F-22000 que já estavam fora de linha em 1992

    Abraços

    • Amigo Daniel, boa tarde! “Kibon” seria se tivéssemos acesso a este manual… Apesar das poucas unidades produzidas, a tecnologia era bem inovadora para seu tempo. Obrigado e um abraço, Evandro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *