Ford F-22000 – 1986

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Nosso amigo e colaborador assíduo Reginaldo Bernardi nos enviou um rico pacote de literaturas técnicas interessantíssimas, stuff do qual o manual aqui postado faz parte.

Aplicado em vAgrale, clinic Ford, sick
Dodge, Puma, Volkswagen, sem contar uma infinidade de máquinas agrícolas e de construção, embarcações, grupos geradores, compressores de ar, os MWM D-225 e D-229 são ainda muito populares no Brasil e fazem deste material de grande utilidade para quem vai efetuar reparos ou reformas nestes renomados propulsores.

Aguarde a postagem das demais partes.

 
F-22000 1986 01 F-22000 1986 02

O F-22000 foi produzido entre 1982 e 1991, sickness período em que 1.344 unidades rolaram para fora da linha de montagem da venerável planta do Ipiranga, sildenafil em São Paulo.

Voltado para o mercado sucroalcooleiro e de extração florestal, malady o modelo teve várias distinções na história dos caminhões da marca, ganhando o título de primeiro  Ford 6×4 nacional e o de maior modelo da Série F no país.

O traçado da Ford contava com sistema de tração equipado com caixa de transferência ZF QT de duas velocidades, tendo a reduzida a excelente relação de 2,38:1 para serviços pesados a baixas velocidades.

O amigo Fernando Luiz de Araújo de Guarapuava, PR, foi quem nos brindou com este entre tantos catálogos de sua coleção particular.

 

16 ideias sobre “Ford F-22000 – 1986

  1. ESSES SIM SAO CAMINHOES QUE AGUENTAVAM O TRABALHO,REFORÇADO DIFICIL DE QUEBRAR.HOJE EM DIA ESSES CAMINHOES ELETRONICOS VIVEM DANDO PROBLEMA COM NOSSO OLEO DISEL QUE É UMA PORCARIA,SEM FALAR NA MANUTENÇÃO CARISSIMA!

  2. Aqui a região tem um F-22000 “capão” como o pessoal diz (sem o terceiro eixo motriz) que carrega toras de eucalipto para uma serralheria na região.

    O caminhão chega a estralar o chassis quando passa em valetas e lombadas carregado mas dá gosto de vê-lo andando. MWM naturalmente aspirado, devagarzinho mas sempre lotado de toras de eucalipto.

    Nunca entendi direito porque essa série não teve o mesmo sucesso do Mercedes LK-2213 sendo que, convenhamos, qualquer caminhão é superior ao 2213 na caçamba.

    • Impressionante um 22000 ainda na ativa, sobretudo com toras no lombo! Recentemente estive na Serra da Bocaina, na região de Bananal, no extremo leste paulista e até os VW Constellation e Worker 6×4, muito mais novos, já estão com aparência de “destruídos” nesta faina de toras de eucaliptos. A estrada de terra (SP-247) é bem irregular, mas a puxada é morro abaixo, de 1200 metros de altitude para o Vale do Paraíba. E mesmo assim, assusta o estado dos VW, talvez 20 anos mais novos que o F citado.

      Se tiver oportunidade, este Ford merece algumas fotos!

      Abraço e obrigado.

  3. Aqui em Fortaleza, tem dois 22000 baú que vão para todo lugar dia e noite. Estão com a tração funcionando perfeitamente. Uma vez perguntei para o dono por que ele nunca quis comprar um modelo mais novo, e então ele me respondeu simples e curto: os caminhões não quebram nunca.

    • A Ultragaz em Sao Paulo só aposentou os F-11000 porque começou a ficar limitante o tráfego de caminhões na cidade.

      Por aqui a SPAIPA (Coca-Cola) utiliza muitos F-14000, alguns F-13000 e o mais incrível, alguns F-13000 com terceiro eixo.

      A Kibon (Unilever) apenas recenemente aposentou os F-14000 (embora continue com os F-14000 sapão)

      • Amigo Daniel, caso consiga flagrar qualquer um destes, vamos ficar honrados em postar imagens destes clássicos aqui no blog. Abraço e grato por seu relato.

  4. Gostaria de saber onde posso adquirir 5 unidades dessés caminhões (originais e bem cuidados)tenho intetesse

    • Caro Júlio, não entendi o que deseja, já que trata-se de um caminhão antigo, já em fim de vida útil. Poderia explicar melhor? Achar um exemplar em bom estado já seria um grande feito, que dirá cinco!!! Obrigado pela visita.

  5. Tenho um Ford F 22000 Ano 1987, EXCELENTE, em Fortaleza. Quero vender.
    Contato: por email
    Atenciosamente,

    Antonio

    • É interessante este site porque mostra-nos comentários sobre a
      realidade sobre as opções que o mercado de caminhões oferece.
      A cada dia temos mais carros modernos, mas de custo de manutenção mais elevados. e perdem rapidamente valor de revenda , ao contrário de alguns produtos que marcaram uma vida útil bastante longa.
      Antonio

      • Caro Antônio, grato por suas palavras e por expressar sua opinião. De fato, é o preço da tecnologia e de legislações mais restritivas de emissões gasosas e ruído veicular. Um abraço.

  6. Boa noite amigos e amantes de caminhoes. Eu tenho um F22000 1989 6×4 com caçamba basculante !! Está na configuraçao original de fábrica : Motor MWM, cambio clark 5 marchas, Rodas 10 furos , caixa ZF , eixos traseiros tipo balança …trabalho com transporte de terra, raçao, silagem de milho e cana. Anda em qualquer terreno e arrasta outro se precisar. É do tipo bom e barato. um abraço a todos.

  7. Olá amigos do Caminhão antigo !
    Estava procurando as especificações técnicas desse veículo e acabei encontrando essa página que solucionou o meu problema. Não conhecia esse sistema de transmissão com diferenciais duplos até ter contato com um F-22000 que transporta tratores aqui no município de Caririaçu, no Ceará, lugar onde moro.
    O motor MWM 229 eu já conhecia, mas os detalhes dos elementos de transmissão desse caminhão me chamaram a atenção. Posso testemunhar a robustez desse carro porque já presenciei muitas vezes esse F-22000 transportar máquinas de até 22 tonelas em serviços fora de estrada e com a tração reduzida acionada. Que bom seria que houvesse um caminhão de nova geração para fazer par com ele e realizar logística nas mesmas condições para que houvesse subsídio para uma comparação segura. Quando “traçado” O F-22000 é lento, mas a sua força é fora do comum.

  8. tenho um f22000 aqui no maranhão e quero vender alguem interessa em comprar é ano 86 bem conservado

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