Ford F-4000 – 1994

F-4000 1994 01 F-4000 1994 02

Lançado em maio de 1992 como ano modelo 1993, o F-4000 da quarta geração da Série F brasileira trazia a cabina emprestada da oitava geração dos primos norte-americanos, lançados em 1987.

A nova cabina representava um grande salto qualitativo em relação à antecessora, naquela altura já carregando duas décadas de existência no mercado nacional. O venerável MWM D-229-4 de 3,9 litros e 87 cv continuava habitando a casa de máquinas do leve campeão da Ford. Além da cabina, a nova gama – conhecida internamente na montadora como “RAM Cab” – trazia no seu bojo um longo elenco de melhorias.

Para o ano modelo 1999 esta família daria lugar à nova Série F, parte do programa P131 da Ford.

Este folheto foi uma cortesia de Fernando Luiz de Araújo.

 

 

11 thoughts on “Ford F-4000 – 1994

  1. Um dia meu avô apareceu com um folheto igual a esses na casa dos meus pais. Lembro por causa das alfaces no fundo. Ele chegou falando para meu pai que estava tirando no consórcio duas F-4000 e estava enviando para as fazendas dele no Mato Grosso. Ele já tinha uma, 1988 em Mirandópolis.

    Confesso que na época achei tudo aquilo um absurdo. Colocar dois caminhoezinhos novos para destruirem na Fazenda…cheguei a falar e ele riu do meu comentário.

    Uma delas terminou seus dias na Fazenda com muita honra. Foi vendida impecavelmente mantida e reformada. A outra, está com meu tio e pelo que soube, o estado dela não é das melhores. A 88 soube que ainda rodava. Apesar de meio destruida por dentro, mecanicamente ela estava boa.
    Grande Abraço

    • Daniel, belo caminhão este F-4000. Quem tem parece nunca querer vender. Eles vão até derreter, como a de um amigo feirante aqui do bairro, que até instalou um pedaço de vinilona no teto, na tentativa de conter o vazamento do elegante (quando novo…) alçapão…

  2. Olá EVANDRO ! . O caminhão está com motor retificado recentemente ! . E diferencial caixa e freio revisados ! . Porém , acho que não vou querer mais comprar pelo seguinte : . Trabalho de segunda a sexta , ele iria trabalhar uns 4 dias no mês , “pegando um bico” num sitio de um amigo meu no sabádo , levando esterco , verduras e produtos da roça em geral , porém eu te falo : . O FORD F-4000 é R$ 42.000 , acho que não vale a pena investir este valor no caminhão que vai rodar no máximo 4 vezes no mês , acho que vou da uma olhada no famoso 608-D que alem de ser mais barato é um ótimo caminhão que também faz o mesmo serviço . Obrigado EVANDRO !

    • Breno, boa tarde! O Mercedinho também é uma excelente escolha. Quase indestrutível! Só não é veloz, nem silencioso. Um abraço.

      • Obrigado ! . Tudo de bom ! . O MERCEDES-BENZ 608-D , esse estou olhando para fechar negocio ! . 1 Duvida : . Esse que vou te perguntar não vou comprar para min não ! .Não porque não queira comprar , porque utilizo caminhão somente para trabalho ! . Mas quem sabe não utilizo como veículo de passeio também ! . Mas em fim grande amigo EVANDRO , não sei se posso perguntar no seu site e nem chegar ai olhar com precisão também no seu site ! . Mais por acaso tem alguma coisa no seu site daqueles caminhões antigos como : . INTERNATIONAL KB5 ,CHEVROLET BRASIL , CHEVROLET ‘BOCA DE SAPO” ? . Por acaso teria isto ? . Obrigado ! .

        • Breno amigo, temos sim muito material sobre caminhões mais antigos, que também serão enfocados em nosso livro. No momento, estamos priorizando os caminhões nacionais e o material doado pelos leitores, mas os importados antigos não ficarão de fora a médio prazo. Aguarde. Um abraço.

          • Muito obrigado pela atenção EVANDRO ! . Estou perguntando isso pelo seguinte : . Observei um caminhão INTERNATIONAL KB5 e me incantei com o caminhão todo restaurado ! .Não é meu ramo ter caminhão para restaurar , mas quem sabe no futuro eu você ou um de nossos amigos compre um para poder restaura-lo ou quem sabe utiliza-lo em varias outras funções ? . Esta vendo ? . Seu site é de muita utilidade ! . E também perguntei se tinha material desses caminhões pelo seguinte : . Na linha MERCEDES-BENZ do LP-312 aos atuais modelos ATRON , ATEGO , ACCELO e AXOR , podemos dizer que conhecemos bem , FORD principalmente você , do F-100 aos CARGOS , IVECO do DAILY aos atuais VERTIS , SCANIA (Maioria ) VOLVO , mas agora esses caminhões antigos internacionais são pouco conhecidos caracteristicamente falando a respeito de mecânica , Obrigado EVANDRO ! .

          • Caro Breno, ao seu tempo, chegaremos aos caminhões dos anos 60 e anteriores. Eles são uma peça fundamental da história e serão abordados em detalhe também no livro que estamos preparando sobre o assunto, no qual abordaremos mais de 100 marcas de caminhões. Um abraço e obrigado por sua colaboração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 5 = 11

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>