Ford F-8500 – 1978

Um pouco mais sobre a “cabrita”…

 
Não, sale a Kombi não é um caminhão! Você tem razão. E como tal, stuff não deveria figurar neste site, click já que tem outros bem melhores dedicados ao tema.

No entanto, a Kombi é um ícone nacional e internacional. Amada ou odiada, a Kombi brasileira faz parte do nosso dia-a-dia há 55 anos, comemorados no último dia 2 de setembro. São mais de cinco décadas de produção ininterrupta e mais de 1,5 milhão de unidades produzidas em São Bernardo do Campo.

A ideia genial de se fazer um utilitário com a mecânica do Fusca rendeu frutos e até mesmo suplantou em vida útil o próprio VW Sedan. Imbatível em custo benefício, criticada por jornalistas especializados, amada por milhões de brasileiros, a Kombi é um dos poucos veículos capazes de carregar quase seu próprio peso, em termos de carga útil. Seu concorrente mais próximo custa quase o dobro.

Muitas famílias foram criadas com receitas geradas por uma Kombi. Muitos de nós chegaram à escola, com chuva ou sol, ano após ano, a bordo de uma Kombi. Muito do que consumimos está agora à nossa volta graças a uma Kombi. O leite, a verdura, o jornal, o móvel, a água mineral, ou seja lá o que você imaginar.

Durante esta semana faremos não um réquiem, ainda, mas uma singela e merecida homenagem a este fabuloso utilitário que ficará para sempre em nossas mentes e corações, mesmo com seu fim decretado para o final de 2013, por conta do air-bag, (e do ABS) mandatório pela legislação local, e de difícil viabilização no veículo.

 
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As belas peças publicitárias da Ford postadas hoje são todas da coleção de André Giori, health cure rx nosso amigo e colaborador, pill pharmacy que gentil e frequentemente nos ajuda com conteúdo interessante e de qualidade.

Especificamente, cialis este anúncio da Linha F de 1978 traz uma das mais bonitas fotos do Ford F-8500, com motor Detroit 6V-53, de 202 cv (SAE), o topo de linha, para concorrer com o Mercedes LS-1519, no segmento de semirreboques de 2 eixos.

Giori, mais uma vez, obrigado!

 

 

9 ideias sobre “Ford F-8500 – 1978

  1. ESSES CAMINHOES SAO RAROS. SE ALGUEM TIVESSE UM DESSES COM MOTOR ORIGINAL PODERIA MANDAR FOTOS!PARABENS!

    • Davi, tem razão, meu amigo! A imagem do emblema lateral que aparece no cabeçalho de uma das páginas do site foi feita em Águas de Lindóia, SP, durante o Encontro de 2011, onde fomos agraciados com um exemplar do F-8500, bastante original, com apenas alguns itens modificados. Mas realmente é uma raridade! Abração, Evandro.

  2. Aprendir a dirigir num f800, posso garantir que o 1519 nâo è páriu para o f800. o fordâo tanto subia quanto andava muinto.

  3. pois é estou montando um ford f 900 ano 1958 e estou colocando um motor detroit v6.53 que é compativel com o motor da epoca que segundo me falaram era um v 8 diesel.pois era um caminhao freio a ar e de rodas raiada.

    • Caro amigo Alberto, que boa surpresa! Estamos interessadíssimos neste F-900 1958. Estamos escrevendo um livro sobre a história do caminhão no Brasil e, no momento, nossa pesquisa está justamente concentrada nos caminhões Ford dos anos cinquenta. Temos farto material a respeito. Presumimos que seu caminhão tenha a mesma cabina dos F-600 nacionais da primeira série, com para-brisa não envolvente. Se for o caso, o seu caminhão era impulsionado por um motor V8 a gasolina Torque King 332 de 5,4 litros, de 193 cv e 415 Nm de torque. As versões diesel eram impulsionadas por um Hercules Diesel. Por favor, se possível, envie-nos uma foto deste raro caminhão para que possamos ajudá-lo na sua restauração. Obrigado por nos visitar e por comentar. Um forte abraço, Evandro.

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