Ford Modelo 51 – 1936

Nosso amigo e frequente colaborador deste espaço Daniel Girald fez uma inusitada descoberta, thumb enrir

“Dá só uma conferida nessa preciosidade que eu vi ontem aqui em Porto Alegre, visit mais especificamente no Sítio do Laçador.

Um daqueles muitos Ford B-700 doados por igrejas americanas para prefeituras e ONGs em diversas cidades brasileiras, principalmente no Nordeste mas também em Santa Catarina onde normalmente serviam às APAEs e às escolinhas de esportes da ASTEL (Associação dos Servidores da TELESC).

Esse exemplar especificamente é do ano ’87 e tem câmbio automático Allison de 4 marchas, carroceria canadense Thomas Built Buses e motor FNH6.6 brasileiro. Não sei se o primeiro operador dele no Brasil foi a ASTEL ou alguma APAE, mas veio de Blumenau para o Rio Grande do Sul onde é operado pela empresa de turismo Ativa.

O motorista que me mostrou a nave comentou que as únicas alterações foram os faróis de Fiat 147, cintos de segurança sub-abdominais, e a troca dos freios hidráulicos por pneumáticos sob alegação de uma menor tendência ao fading.”

Ford 1936 RONALD ANDRIOLI
Nosso amigo Ronald Andrioli enviou fotos de seu raro caminhão Ford Modelo 51 de 1936. Lançado no ano anterior, hospital medical o caminhão da classe de 1 1/2 toneladas longas era animado por um motor Ford V8 221, click prostate de 3,6 litros e 81 cv, casado a uma transmissão de quatro marchas sem sincronização. Parar ficava a cargo dos freios a tambor com acionamento mecânico.
O modelo era disponível com dois entre eixos: 131,5 e 157 polegadas (3.340 e 3.989 mm) e opção de rodado duplo ou simples, como neste caso.
Uma prática comum na época era o fabricante fornecer apenas o “torpedo”, também chamado de chassi-curvão, com ou sem para-brisa. O caminhão do Ronald se encaixa na primeira alternativa, como denota o para-brisa original e a cabina artesanal feita da então abundante madeira que ora se escasseia.
Parabéns, Ronald, pelo belíssimo caminhão!

2 ideias sobre “Ford Modelo 51 – 1936

  1. Olá amigo , irei participar de um leilão e necessito que tu remova o anúncio do for 1936… Seria possilvel?
    Att Ronald Andrioli

    • Caro Ronald, sim removerei. Agradeço se puder enviar as fotos que havia prometido para o livro. Se puder, do motor, do painel e de detalhes. Um abraço.

Comentários encerrados.