Ford Série F Canavieiro – 1980

Ford canavieiro Veja setembro 1980

Atualmente, pills com as enormes CVCs que movimentam a safra de cana, find entre treminhões e rodotrens, é pitoresco lembrar que um dia os caminhões “toco” é quem faziam este pesado serviço, como denota este interessante anúncio da Ford, enviado pelo amigo Alfredo Rodrigues, de Pelotas, RS.

9 ideias sobre “Ford Série F Canavieiro – 1980

  1. Estranho mesmo ver “toquinhos” puxando cana!

    Aos amigos que gostam de caminhões traçados, alguém tem ou já viu um mecanismo de “tracionar” (entre aspas mesmo) o terceiro eixo usando um rolete entre os pneus?

    O sistema consistia em uma roda de ferro que descia entre os pneus do eixo de tração e terceiro eixo e transferia potencia para este eixo num esquema mais ou menos assim, O˚O.

    Uma vez vi um Alfa om terceiro eixo usando esse sistema. Faz muitos anos, eu era pequeno e me lembro como se fosse hoje.

    Um mecanico amigo meu me disse que tal engenho era fabricado por uma empresa de Campinas mas não soube dar maiores detalhes.

    Grande Abraço

          • Quando eu vi o Mercedes-Benz com esse mecanismo, eu estava dentro de um ônibus, e o caminhão parado na beira da estrada. Só reparei naquela “coisa” entre as rodas mas não cheguei a ver o veículo funcionando. A propósito: talvez até valha a pena esse sistema, se no geral ainda tiver menos perdas por atrito do que um sistema de tração mais convencional…

          • Daniel, concordo com seu comentário, em especial no uso esporádico, só para tirar do atoleiro, que era o apelo original do sistema. Acredito que para uso constante, o desgaste de pneus devia ser um fator significativo. Grato.

  2. Outro dia conversando com pessoas que puxavam cana com caminhoes toco antigamente,me falaram que com um caminhao toco a gasolina em duas safra vc pagava o caminhao e na parada vc tinha dinheiro pra ficar sem fazer nada.Hoje com um rodotrem vc num consegue ganhar nem metade do que se ganhava antigamente,e nem pensar em parar na entressafra senao vc passa fome!Hoje os gastos sao muito grande e o lucro pequeno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *