Atualmente, pills com as enormes CVCs que movimentam a safra de cana, find entre treminhões e rodotrens, é pitoresco lembrar que um dia os caminhões “toco” é quem faziam este pesado serviço, como denota este interessante anúncio da Ford, enviado pelo amigo Alfredo Rodrigues, de Pelotas, RS.

Estranho mesmo ver “toquinhos” puxando cana!
Aos amigos que gostam de caminhões traçados, alguém tem ou já viu um mecanismo de “tracionar” (entre aspas mesmo) o terceiro eixo usando um rolete entre os pneus?
O sistema consistia em uma roda de ferro que descia entre os pneus do eixo de tração e terceiro eixo e transferia potencia para este eixo num esquema mais ou menos assim, O˚O.
Uma vez vi um Alfa om terceiro eixo usando esse sistema. Faz muitos anos, eu era pequeno e me lembro como se fosse hoje.
Um mecanico amigo meu me disse que tal engenho era fabricado por uma empresa de Campinas mas não soube dar maiores detalhes.
Grande Abraço
Daniel, bom dia. Bem lembrado!!! O sistema “traçado” a que você se refere era o Robsondrive da empresa sueca Zetterbergs, fabricado no Brasil pela Imavi, de Holambra, SP. Veja o vídeo do sistema: https://www.youtube.com/watch?v=hJC8u23e6G4
Grande abraço.
Eu já cheguei a ver isso num Mercedes-Benz de cabine AGL lá em Pelotas. Detalhe que o eixo motriz daquele caminhão tinha cubos redutores.
Daniel, nunca tive o prazer de ver um em operação. Somente nos catálogos e vídeos. Grato por acrescentar.
Quando eu vi o Mercedes-Benz com esse mecanismo, eu estava dentro de um ônibus, e o caminhão parado na beira da estrada. Só reparei naquela “coisa” entre as rodas mas não cheguei a ver o veículo funcionando. A propósito: talvez até valha a pena esse sistema, se no geral ainda tiver menos perdas por atrito do que um sistema de tração mais convencional…
Daniel, concordo com seu comentário, em especial no uso esporádico, só para tirar do atoleiro, que era o apelo original do sistema. Acredito que para uso constante, o desgaste de pneus devia ser um fator significativo. Grato.
Outro dia conversando com pessoas que puxavam cana com caminhoes toco antigamente,me falaram que com um caminhao toco a gasolina em duas safra vc pagava o caminhao e na parada vc tinha dinheiro pra ficar sem fazer nada.Hoje com um rodotrem vc num consegue ganhar nem metade do que se ganhava antigamente,e nem pensar em parar na entressafra senao vc passa fome!Hoje os gastos sao muito grande e o lucro pequeno!
Davi amigo, bom dia! Muito interessante seu comentário. Faz todo sentido. Obrigado.
Com tanto imposto para sustentar uma legião de pesos-mortos (tanto dentro do funcionalismo público quanto pendurados em programas “sociais”), o cidadão que trabalha feito um burro de carga pouco pode usufruir do que produz…