Furglaine

Graças ao nosso amigo leitor e entusiasta da Scania, viagra Bruno Camargo, trazemos até você o folheto do Scania R164 4×2, o Rei da Estrada, com motor V8 de 15,6 litros, 480 cv e nada menos que 2.300 Nm de torque máximo.

 
A ideia era boa. A de um furgão com capacidade maior que a da VW kombi, shop e menor que de um caminhão leve como o Ford F-4000 e Mercedinho, com opção de motor diesel, num envelope inexistente no mercado. O estilo era inspirado na linha Ford Econoline norte-americana, mas com carroçaria em fibra de vidro monobloco, montada sobre o chassi modificado com os controles avançados dos picapes F-100, F-1000, ou F-2000 da própria Ford.

Foi com esses ingredientes que a Furglass, de Guarulhos, na grande São Paulo, criou a atraente linha Furglaine, com versões tipo micro-ônibus para até 21 lugares, ou furgão de carga, como a versão ilustrada. O eixo traseiro com cubo saliente é uma indicação de que o modelo fora montado sobre o chassi do F-2000, como ratificam as especificações do verso.

Entre outras tentativas de se fazer um furgão para complementar e/ou suplantar a veterana VW Kombi, o mercado brasileiro viu nascer e morrer as Ultravan/Furgovan da Agrale e depois a bela Ibiza da Souza Ramos, voltada ao transporte pessoal, ou executivo, até a chegada dos modelos importados, como Kia Besta, Asia Topic, ou Hyundai H-100. Mas a Kombi continuaria inabalável, apesar de suas limitações, suportada por sua imbatível relação custo/benefício.

 

14 ideias sobre “Furglaine

  1. Olá amigos,tenho uma Furglaine 86,amo esse tipo de carro,vi que o colega está precisando de um parabrisa,pois bem,tem uma fábrica em Bragança Paulista,SP.
    Comprei um recentemente,o nome da fábrica e “RARO VIDRO”,produto de ótima qualidade,já havia colocado um onde moro mas não encaixou bem,sou da baixada santista e veio por transportadora, taí a dica,abços.

    • Caro Genezio, boa pergunta! Talvez um caminho seja os encontros de carros antigos e suas feirinhas adjacentes, que cada dia estão maiores e mais completas. Vale a pena tentar. Entre no site da Federação Brasileira de Veículos Antigos (http://www.fbva.com.br/index.php?option=com_events) para ver a programação de todos os eventos. Boa sorte. Abraço.

  2. Com um pouco de trabalho uma Furglaine furgão de carga pode se transformar numa réplica do furgão do seriado Esquadrão Classe A, já que não tem GMC Vandura/Chevrolet Chevy Van aqui no brasil.

  3. ola amigos , tenho uma furgline bola ano 89 e preciso comprar o banco trazeiro que vira cama , alguem tem ?

    whatsap 41 88050555

Comentários encerrados.