International 16E200 – 2001

Bruno Camargo, buy viagra nosso leitor e colaborador, viagra nos enviou mais alguns anúncios interessantes, salve como estes anexos da Scania. Note que no primeiro, da Linha 112 HW aparece um raro (nunca por nós avistado) T112 HW 200, com motor aspirado DN11 de 203 cv e 760 Nm de torque. Uma raridade!

Obrigado, Bruno, pela gentil colaboração.
Lançado em dezembro de 2000, salve o International semipesado 4700 16E200 merece um capítulo à parte. Aproveitava a vantagem do motor V8 de 7, click 3 litros nacional (produzido em Canoas, RS para os Ford F-250 e F-350 destinados ao mercado australiano), para competir no segmento de entrada de 16 toneladas de PBT, em complemento ao 16E215 com o excelente motor DT466 E de 215 cv, importado dos Estados Unidos.

Tudo seria perfeito, mas o T444E era um motor de grande cilindrada para serviços leves, não preparado para os abusos com um terceiro eixo e 23 toneladas de PBT. O seu custo de manutenção com oito cilindros, oito injetores…também não ajudava.

Agradecemos ao Bruno Camargo pelo envio deste anúncio da época.

Poucas unidades foram comercializadas até meados de 2002, quando a própria International já se preparava para estancar as vendas domésticas como um todo.

7 ideias sobre “International 16E200 – 2001

  1. Meu tio trabalhou com um 4900 6×2 (adaptado) basculante, ele admira muito o estilo de fabricação americano, e é fã da caixa Eaton sem aneis sincronizadores. Mas o motor abriu o bico rápido e instalaram um Cummins de 303 hp. Outro detalhe: a cabine é muito apertada.

  2. CARO AMIGO ESCRITOR, ME PARESSE QUE VC NÃO CONHECE MUITO A MARCA NAVISTAR INTERNATIONAL , ELE TEM UM OTIMO MOTOR MUITO MELHOR QUE VARIAS MARCAS BRASILEIRA , E TAMBEM COMO PODE CHAMAR UM CAMINHÃO DE ANO 2002 DE ANTIGO SE TEM CONCORRENTES COM CAMINHÃO DE 1972 .

    • Caro Paulo, bom dia! Desculpe a demora para responder. Agradeço seus comentários. Quando me refiro ao International 4700 16E200 com motor V8 T444, de 7,3 litros, falo com a experiência de quem trabalhou por 5 anos na área de planejamento e engenharia de vendas da Navistar, tendo participado da concepção deste e dos demais produtos da marca, entre 1998 e 2003. Acho que você confundiu os caminhões. Enquanto os 9200, 9800, 4700 e 4900, estes dois últimos com motor DT466E de 6 cilindros em linha, eram excelentes produtos, o 4700 V8 era muito inadequado à aplicação com terceiro eixo. A prova disso é que as poucas dezenas produzidas foram quase que totalmente devolvidas para a fábrica, em troca do 4700 com motor DT466E. Abraço.

    • Caro Paulo, quanto ao termo “antigo”, adotamos para este blog o critério de que todo caminhão fora de linha, mesmo que 2012, é tratado como tal. Abraço.

  3. Evandro, boa noite. Preciso saber o modelo e o fabricante da caixa de direção do 4700 ano 2000 modelo 2001. Agradeço antecipadamente.

    • Olá, Reginaldo. Desculpe-me pela demora para responder. O International 4700 sempre usou a caixa de direção TRW, modelo TAS 65, similar ao de modelos Ford e VW. Um abraço.

  4. Boa noite Evandro Fullin, lendo os postos vi que você é uma pessoa que conhece bastante sobre esses caminhões, gostaria de fazer uma pergunta, mandei fazer uma junta do cabeçote do caminhão 4700 DT466 E ano 1999. Mas fizeram a junta por cima dá camisa o anel de fogo, mas um mecânico de automóvel me falou que teria que ser por fora da camisa do pistão. Detalhe mandei fazer porque não achei pra vender aqui no RS. Agradeço desde já, um abraço !

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