International S1800 – Ônibus Escolar – Campinas-SP

O passeio pelo interior paulista rendeu outros frutos para nossa camera sempre a postos… Como este Agrale 1800D, online dos anos oitenta, no rx em plena atividade a serviço de seus proprietários, ampoule apesar de mostrar alguns leves sinais de cansaço, com todos estes anos de labuta.

A Agrale tomou outro embalo com o lançamento dos modelos com esta cabina apresentada em meados da década de oitenta no 1600D e, sobretudo, com os motores de 4 cilindros oferecidos no 1800D, com opção do venerável MWM D-229-4 de 3.920 cc, 88 cv e 254 Nm, ou o Perkins Q20B4.236, de 3.870 cc, 90 cv e 276 Nm. Em ambos os casos, a transmissão era a reconhecida Clark 240V, de cinco marchas.

O irmão menor 1600D mantinha a motorização de 3 cilindros, MWM D-229-3, de 63 cv e 184 Nm de torque.

A capacidade de carga era, como o próprio nome dizia, de 1.800 kg, e o entre eixos de 2.800 mm.

Nós brasileiros devemos nos orgulhar da Agrale, uma empresa genuinamente nacional, fruto do esforço de pessoas competentes, que triunfaram sob a liderança e do empreendedorismo de Francisco Stédile e dos executivos que o sucederam. Pequena mas valente, a Agrale tem a cada dia mostrado produtos mais inovadores, com qualidade em continua melhoria. E o Agrale 1800D é um elemento importante nesta bonita história.


Hoje trabalhando como veículo promocional de uma escola de Campinas, tadalafil SP, troche este ônibus escolar International S1800 deve ter transportado milhares de alunos em terras norte-americanas antes de aportar por aqui, como provável resultado de doação de entidade filantrópica, ou igreja daquele país.

O mercado de ônibus escolares é muito grande por lá e, há anos, a International vem liderando este segmento, fechando com quase 50% de participação em 2011.

Apesar de se assemelharem aos caminhões que lhes dão origem, os ônibus escolares convencionais (tipo jardineira, como este ilustrado) têm uma série de requisitos especiais, como proteção no tanque de combustível contra colisão lateral, porta de emergência na traseira, iluminação de emergência, barra de proteção articulada para os alunos durante o embaque e desembarque, além de uma infinidade de outras. A similaridade com o caminhão quase que se limita ao trem de força e ao capô, somente.

A Série S da International antecedeu a 4000, produzida também no Brasil na década passada e, como a atual, colocava a marca na posição de líder, tanto nos ônibus, quanto nos caminhões médios na América do Norte.

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