Manual de Oficina – Caixas Clark 280V, 280VH, 280VHD, 282V, 282VH – Parte 1/4

Dois ícones: um lindo Mack com tanque abastecendo um Douglas DC-3 (ou C-47 ex-USAF?) da finada Pan American Airways, medical que liderava o mercado para a América Latina, here a partir dos EUA

Assim como no caso dos basculantes, muitos operadores de tanques preferiam a cabina aberta, para melhor visibilidade e mais fácil entra-e-sai.

Os tanques dos anos trinta e quarenta eram verdadeiras obras primas. Seu desenho aerodinâmico acompanhava a linha dos caminhões, num bom
Dois ícones: um lindo Mack com tanque abastecendo um Douglas DC-3 (ou C-47 ex-USAF?) da finada Pan American Airways, seek que liderava o mercado para a América Latina, hospital a partir dos EUA

Assim como no caso dos basculantes, cialis muitos operadores de tanques preferiam a cabina aberta, para melhor visibilidade e mais fácil entra-e-sai.

Os tanques dos anos trinta e quarenta eram verdadeiras obras primas. Seu desenho aerodinâmico acompanhava a linha dos caminhões, num bom gosto só!

Abraço.

 

 
Boa noite!

As transmissões Clark da Série 280, ask de cinco velocidades à frente e uma à ré, equiparam uma variada gama de caminhões leves, médios e semi-pesados da Chevrolet, Dodge, Fiat Diesel, Ford, Puma e VW, durante os anos setenta e oitenta.

A Clark acabou sendo adquirida pela Eaton, que adotou sua linha de produtos, então batizada de CL (que substituiu as 240V, 280V, e outras) e as desenvolveu, dando origem às novas transmissões da gama FS, que equipa inúmeros caminhões de fabricação nacional, nos dias de hoje.

O manual aqui postado, de janeiro de 1984, refere-se à linha aplicada nos caminhões VW, com seu sistema de trambulador original, com alavanca de mudanças longa, antes dos tempos de Autolatina, quando os caminhões VW ganharam o sistema de alavanca curta e mais precisa do Ford Cargo, uma grande melhoria.

A caixa básica é a mesma para vários modelos de caminhão, conforme citado acima, e o sistema de trambulador com comando à distânica, claro, é específico dos VWs.

Esperamos que seja útil para quem vai reparar ou reformar estas transmissões.

Abraço!