Manual do Motorista Mercedes-Benz – 1977 – Parte 1

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Nosso amigo Reginaldo Bernardi dividiu conosco um amplo acervo de preciosas literaturas que estão sendo gradativamente adicionadas ao nosso acervo digital. Hoje oferecemos a você este interessante Manual do Motorista, online datado de 1977, incluindo desde o Mercedinho até o peso pesado LS-1924, o topo de linha da época.

O material trás informações úteis e curiosas, como uma legenda para o sistema de nomenclatura da Mercedes, com sua variedade de letras, hoje quase todo em desuso.

Esperamos que aprecie. Em breve traremos as demais páginas.

Boa leitura!

7 ideias sobre “Manual do Motorista Mercedes-Benz – 1977 – Parte 1

  1. OLA AMIGO

    ESSE FOI UM MANUAL QUE DESFOLHEI, LI E RE-LI, POR VARIOS ANOS, POSSO COM CERTEZA DIZER QUE FOI UM DOS QUE MAIS APROVEITEI, A ALGUNS ANOS TIVE UM CURSO CHAMADO TECNOLOGIA DO PRODUTO, TINHA UMA APOSTILA MAIS COMPLETA, E COM MUITO MAIS PAGINAS ,POREM OLHANDO NO CONTEXTO, ERA A FORMA EVOLUIDA DESSE MATERIAL AI, A ALGUNS DIAS FIZ A ATUALIZAÇÃO DESSE CURSO, HOJE ESSE CURSO 10 HORAS DE DURAÇÃO, E A APOSTILA ,UMAS 60 PAGINAS

    O MAIS LEGAL ERA QUE ESSA APOSTILA NA ÉPOCA ERA VOLTADA AOS MOTORISTAS, ESSES NA ÉPOCA PARA SEREM CONSIDERADOS BONS, DEVERIAM ENTENMDER PERFEITAMENTE O FUNCIONAMENTO DE UM CAMINHÃO, E NÃO APENAS COMO FAZE-LO ANDAR, SERIA BEM LEGAL SE HOJE NOSSOS PROFISSIONAIS, TIVESSEM O DEVER DE CONHECER MAIS AFUNDO A SUA FERRAMENTA DE TRABALHO….

    • Amigo Davi, a introdução do sistema de freio totalmente pneumático na linha AGL foi processada de forma gradual, em conjunto com “cara preta”, a partir de fins de 1981. Entre 1982 e 1983 a transição foi completada, aposentando o freio hidropneumático usado até então. Obrigado pela interessante pergunta. Um abraço.

    • Caro Jairenilson, que pena não termos este diagrama para compartilhar com você. Vamos torcer para algum amigo leitor nos ajudar neste causa. Abraço e grato pelas palavras de apoio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *