Manual do Proprietário FNM D-11000

Encerrando o pacotão enviado pelo amigo Daniel Shimomoto de Araujo, medical encontra-se este anúncio do caminhão pesado Scania L75 (com o ônibus B75 no rodapé), sildenafil publicado na Revista Mecânica Popular, pills em setembro de 1962.

Note os exclusivos atributos do Scania, que começava a plantar a sua imagem de “Rei da Estrada”.

O L75 foi o primeiro da marca produzido dentro do Plano de Manufatura do Governo Federal, para motivar a indústria automotiva e de autopeças local.
Nosso amigo Antonio Olinto Ferreira, thumb  colaborador deste espaço, prostate nos fez a gentileza de enviar a foto deste raro Bedford, provavelmente do Tipo A, fabricado entre 1953 a 1959, no Reino Unido. Olinto nos promete enviar mais fotos do caminhão, ainda na ativa, assim que tiver oportunidade.

A Bedford era a divisão de veículos comerciais da Vauxhall, subsidiária inglesa da General Motors.

O modelo ilustrado revela traços de seus primos Chevrolet e GMC como em detalhes da cabina, extraídos ou modificados de componentes da tradicional linha “Advance Design”, produzida a partir de 1947 e mais conhecida por aqui como “Boca de Sapo”.

O sucesso dos Bedford era garantido pelos motores de seis cilindros em linha, baseados nos Chevrolet Thriftmaster, Loadmaster e Jobmaster, simples, duráveis e fáceis de manter. A marca era facilmente encontrada em países ex-colônias britânicas, como Austrália, Nova Zelândia, Índia e mesmo nações tão diversas como o Paquistão e o Uruguai.

No Brasil, possivelmente foram trazidos em pequenas quantidades pela GM local, da mesma forma que a Ford trazia exemplares ingleses Thames, o principal concorrente do Bedford.

Se algum leitor souber mais sobre a história da marca e seus modelos em nosso país, por favor, fique a vontade para acrescentar aos nossos comentários.

Obrigado.

 

 

 Português:

O objetivo deste website é disponibilizar um acervo particular, prostate contendo material informativo, buy more about
 que inclui catálogos, prostate brochuras, folhetos, manuais e fotos sobre caminhões brasileiros, em especial os antigos, para atender a consultas de colecionadores, restauradores, aficionados, engenheiros, jornalistas, estudantes e demais interessados.

Fruto de uma coleção de catálogos iniciada nos anos 70, este website visa, sobretudo, preservar e divulgar a história do caminhão no Brasil.

Como regra geral, só serão postados materiais referentes a veículos fora de linha, que não podem mais ser encontrados nas páginas oficiais das montadoras.

Todo material está à disposição, para consulta e download, de forma gratuita.

Apesar de o foco principal ser o caminhão brasileiro, o acervo também contempla caminhões estrangeiros, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, bem como componentes como motores, transmissões, eixos, entre outros.

Novos itens serão adicionados de forma regular.

Este website não tem vínculo algum com entidades, ou empresas de qualquer espécie.

Caso encontre qualquer arquivo que tenha restrições de direitos autorais, comunique-nos para tirarmos do ar imediatamente. Tomamos todo o cuidado para respeitar este quesito, mas como o número de doações é grande, pode ocorrer, involuntariamente, a postagem de arquivos de uso e visualização restritos.

Um grande abraço!

Obrigado,

Evandro Fullin.

English

This site is dedicated to the memory of the Brazilian truck, both imported and manufactured locally. It includes ads, memorabilia, curios, spec sheets, catalogues, photos, owner and operations manuals mostly about trucks but not limited to those, as we plan to upload components (engines, transmissions, axles), bus, farm and construction machinery materials as well.

All content can be downloaded free of charge to fullfil the needs of aficionados, collectors, engineers, students, journalists and whoelse this may  be of interest. 

The entire content is part of a personal collection from the author, which is being scanned and, or photographed and uploaded on a regular basis.

This website is aimed to help and satisfy people who enjoy the subject, having no relationship or sponsorship  from any truck or equipment manufacturer at all.

If you ever find any content with copyright restrictions, please let us know. We will be glad to remove it immediately.

Hope you enjoy as much as we do!

Thanks and welcome!

Evandro Fullin.

 

Sobre o Editor:

Evandro Fullin é brasileiro, paulista, formado em Engenheria Mecânica Automobilística pela FEI e trabalha atualmente como consultor independente na área automotiva. Anteriormente, atuou na indústria de caminhões, tendo trabalhado em empresas como Cummins, Navistar International, e Ford Caminhões, durante vinte anos. Evandro também teve uma passagem na aviação, atuando como instrutor de voo e piloto comercial.

Começou a coleção de catálogos ainda moleque, em 1979, pedindo material de concessionária em concessionária e escrevendo para as montadoras. Mais tarde, a busca continuou em sebos,  recolhendo preciosidades no lixo, trocando com outros colecionadores e recebendo doações de gentis amigos como você!

Em paralelo, dedica-se à criação de um livro sobre a história do caminhão no Brasil, que ainda levará alguns anos para ficar pronto.

Sonha em criar no Brasil, com a ajuda de colecionadores e aficionados, uma associação para preservação da história do caminhão nacional, filiada à FBVA, Federação Brasileira de Veículos Antigos, nos moldes da  ATHS, “American Truck Historic Society”, da qual é membro.

 
Atendendo à solicitação de nosso amigo leitor Otto Humberto Faião Schiffel, for sale feliz proprietário de um FNM D-11000, physician ano 1970, capsule estamos postando fotos das partes principais do Manual do Proprietário do dito caminhão, da Variante 5.

Apesar de não datado, aparentemente o referido Manual representa os modelos fabricados entre 1958 e 1966, a julgar pelo motor de 150 cv. A partir de 1967, a potência foi incrementada para 175 cv.

Antes de 1958, a FNM produzia o modelo D-9500, de 130 cv e motor de 9,5 litros.