Marcopolo Jr. – Mercedes-Benz LO-608-D

M JR 1 M JR 2

Nos tempos do Mercedinho LO-608-D, viagra líder absoluto no segmento de micro-ônibus, tanto nas versões executivas, escolares ou urbanas, o mercado era dividido pelas carroçarias Caio Carolina e Marcopolo Jr., conforme mostrado no post de hoje.

A versão ilustrada era montada sobre o chassi de 3.500 mm entre eixos, pouco usual, uma vez que a maioria dos clientes preferiam o chassi longo, de 4.100 mm. Ao longo de sua existência, o Júnior ganhou melhorias como o teto elevado e o painel de instrumentos de estilo envolvente, ambos incorporados no modelo deste post.

Ao contrário do Caio Carolina, que utilizava o chassi-curvão com a frente do caminhão 608 D, a Marcopolo preferia ter uma carroçaria com cara própria, de estilo inconfundível. Apesar de raro, o Marcopolo Jr. também vestiu outros chassis, como o pouco conhecido Fiat 80 OD, identificável por detalhes como o balanço dianteiro maior que o do Mercedinho.

Embora um tanto pesada para o limitado desempenho do motor OM-314 de 85 cv, esta carroçaria era extremamente robusta e bem construída, uma genuína Marcopolo.

Parte de nosso acervo, este folheto faz parte de coleção obtida durante nossa memorável visita à fábrica Planalto da Marcopolo, no final dos anos 80, em Caxias do Sul, RS.

Em breve, teremos mais carros da marca gaúcha nestas páginas.

 

 

9 ideias sobre “Marcopolo Jr. – Mercedes-Benz LO-608-D

  1. Esse é um dos casos em que eu deixo um pouco de lado o bairrismo de gaúcho, e particularmente gosto mais do modelo da Caio por ter uma aparência mais alinhada com o que a Mercedes-Benz oferecia originalmente no exterior. A propósito: a Busmark, parceira sul-africana da Caio, ainda hoje faz alguns modelos usando o curvão original dos caminhões usados como base.

  2. BOA TARDE

    CONCORDO COM O AMIGO DANIEL, ACHO A CARROCERIA DA CAIO MAIS ATRAENTE PARA OS MICROS DA EPOCA, NESSA ÉPOCA A CAIO PARECIA TER UM DOM ESPECIAL PARA CARROCERIAS URBANAS, SEMPRE SE MOSTRANDO MAIS UTILIZADA, COMO AS GABRIELA E AMELIA, ESSA ULTIMA INCLUSIVE QUE FOI MUITO UTILIZADA POR VARIAS MARCAS ,EM VARIAS REGIÕES E CAMPOS

    NA MARCOPOLO COM A APARIÇÃO DA SENIOR, COMECOU A DAR NOVO RUMO AO CAMPO DOS MICROS, ESPECIALMENTE NOS TURISMO E FRETAMENTO

    O AMIGO LEMBRA OU TEM ALGUM MATERIAL DA CARROCERIA JOTAVE, ONDE APARECIA NOS URBANOS O JOTAVE CITY, BEM POUCO CONHECIDA E QUE COMECOU A APARECER JUNTO COM OS NEOBUS, A ALGUM TEMPO APARECERU UM AQUI NA REGIÃO,SOBRE UM CHASSI DE UM F-112, DEPOIS NUMCA MAIS O VI

    • Caro Reginaldo, grato por comentar. Recordo-me do Jotave sim, mas creio que não tenho folhetos. Talvez algum anúncio em revistas antigas. Vou investigar. Bem lembrado. Esta foi do fundo do baú! Abraço.

  3. Olá Evandro!
    Fantástico esse veículo… Assim como o site… incrível fonte de pesquisa… e enche-nos os olhos! O amigo tem algum desenho técnico do Veneza ou Veneza II (já vi catálogo postado por aqui…) Tenho algumas coisas pra enviar a vcs… Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *