Mais uma peça da coleção do amigo Alfredo Rodrigues, no rx este folheto da Marcopolo traz o imponente Paradiso da chamada Geração IV, seek o primeiro ônibus brasileiro de piso elevado, conforme atesta o material.
Montado sobre uma plataforma Scania K112 6×2, o Paradiso também podia ser pedido com Mercedes O-370 ou Volvo B10M, como aliás denuncia a imagem do posto do condutor na segunda página.
Seus enormes bagageiros passantes e a visão panorâmica e desobstruída do caminho faziam do Paradiso uma opção natural para empresas de turismo, por exemplo.


Muito bonito este G4 1400, ele também foi lançado em 1983?
Caro Bruno, longe de minhas fontes de consulta, confiando apenas na memória, acredito que sim, foi em 1983. Um abraço.
BOA NOITE….
NÃO SEI SE ESTOU ENGANADO,MAS ACREDITO QUE ESSSATAMBÉM FOI UM DOS PRIMEIROS ONIBUS A SAIR COM PORTA DO MOTORISTA ,TENDO ESSE ACESSO PELO LADO ESQUERDO, ACREDITO QUE ESSE DETALHE TAMBÉM NÃO ERA PRESENTE EM TODOS PARADISOS, POIS SE NÃO ME ENGANO, LEMBRO DE ALGUNS SEM ESSE BENEFICIO….
Amigo Reginaldo, eu também acho que você está correto quanto à porta do motorista. Não me lembro dela antes do Paradiso. Grato por comentar.
Já viajei muito em alguns desse modelo entre Florianópolis e Porto Alegre durante a segunda metade da década de 90, com chassi Scania quando operados pela empresa SantoAnjo e Volvo no caso dos da Eucatur.
Daniel, que sorte! Não me lembro de ter tido tal privilégio.
Que furo , a propaganda associada a scania mas a foto do painel e do volvo!