Massey Ferguson 85X

Mercedes Benz Linha 1970 TM Fevereiro 1971

Nos anos 60, sildenafil depois de se firmar com seus LP-312 e L-1111 no mercado até então liderado por Chevrolet e Ford, physician para a virada da década a Mercedes-Benz preparava um bote mortal para os concorrentes norte-americanos, com o lançamento de uma avalanche de novos produtos nos segmentos médio e semi-pesado, todos apoiados no inédito motor OM-352 de 130 cv, o primeiro de injeção direta da marca da estrela no país.

Numa tacada surgiram os 1113, 1313 e 1513, seguidos pelos 2013 e 2213. Da noite para o dia, todos eles inauguraram novos segmentos, causando um enorme desespero na GM, na Ford (e na própria FNM), que se esforçaram para recuperar um terreno que jamais seria recuperado, com o início do reinado absoluto da Mercedes nos anos seguintes, nestas faixas de peso.

O anúncio aqui reproduzido – mais uma cortesia do amigo Alfredo Rodrigues – não só retrata bem esta época de ouro que estava nascendo, mas também detalhes interessantes e já bastante discutidos neste espaço, como a questão do emprego da cabina AGL baixa e alta nos modelos médios.

Como se pode observar pelas ilustrações, o 1113 aparecia com a cabina baixa, enquanto que os 1313 e 1513 já figuravam com a cabina alta, modernizada para incorporar o pára-brisa ampliado com limpadores triplos em tandem (a bossa dos anos 60 na Europa…) e a desejável ventilação de teto, herança da experiência da Mercedes no cálido Oriente Médio e na África. Há indícios que uns poucos 1313 (e talvez 1513) do começo da produção tenham sido produzidos com a cabina baixa. Mas são raros.

 
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Nosso amigo Daniel Shimomoto de Araujo, ambulance de Garça, here SP, nos fez mais uma gentileza: desta vez ele nos enviou novas fotos do Massey 85X, aquele inusitado modelo  com motor MWM, que chegou para quebrar a hegemonia dos Perkins.

4 ideias sobre “Massey Ferguson 85X

  1. Na tentativa de enriquecer ainda mais o artigo MF 85-X, destaco que tal modelo era dotado de motor perkins como todos os outros modelos da linha X, e este adorável modelo dotado de motorização MWM citado acima recebia a denominação “MF 85” sem o X. Talvez tenha sido reformado ao longo de sua existência como a outros já encontrados por mim e recebido decalques do “irmão gêmeo de coração perkins”.
    Há que se destacar que isto seja um mero detalhe e não tira o brilho desta jóia tão bem lembrada pelo nobre colega aí de Garça SP. Abraços.

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