Hoje ninguém mais questiona o fato de os caminhões de 16-17 toneladas de PBT serem equipados com motores de quatro cilindros.
Mas na época em que o 1618M foi lançado, search com seu “pequeno” motor eletrônico OM-904 LA de 170 cv e “apenas” quatro cilindros, cialis a reação de muitos foi a negação ou o pessimismo, help especialmente em se tratando de uma aplicação tão severa quanto a coleta de resíduos urbanos, para a qual o caminhão fora concebido. Uma das piores que um caminhão pode enfrentar. Anda e pára constante, sobrecarga e, para finalizar, os rigores da descarga nos aterros sanitários, um verdadeiro “off-road”. Embreagens, transmissões e eixos sofrem ao extremo, junto com o motor.
O tempo se encarregou de provar que a receita funcionava e os concorrentes aderiram à moda, com o Cargo 1717e e o VW 17.180E Worker, também impulsionados por engenhos de quatro cilindros na faixa de quatro litros de cilindrada.


Na prática há mesmo de se reconhecer que esse layout não se mostrou dos piores, o bom numa quantidade menor de cilindros muitas vezes é uma curva de torque mais plana e a menor incidência de atritos internos, aumentando a eficiência em comparação com um “seis canecos” na mesma faixa de cilindrada.
Daniel, tu tens toda razão. Na época, o tabu era forte. Muitos duvidavam que os “four banger” seriam capazes de suportar os maus tratos de um seis. Mas na prática, este temor caiu por terra. Lembro-me de ter participado no início dos anos noventa, em meus tempos de montadora, de debates acirrados nas reuniões de estratégia, em que uns acreditavam em motores quatro em caminhões de 11-12 toneladas, enquanto outros duvidavam, de modo ferrenho e convicto! Por sorte, eu estava do lado dos primeiros…rss. Obrigado por seus valiosos comentários. Abraço.
Olá senhores ! . Principalmente em se tratar de coletores compactadores de lixo que vazio o caminhão pesa 10 toneladas mais 8 de carga que o compactador recebe , para um caminhão com um motor pequeno deu e da conta do recado , como o amigo DANIEL disso a respeito do tamanho do motor concordo pois no comparativo de 4 para 6 cilindros são apenas 4 , porém são grandes , são 6 pequenos mais são 6 o motor de 4 cilindros , exerce boa compressão pois os cilindros são grandes , e os de 6 menores mais 6 , então atuam em um mesmo nicho , lembrando que a MERCEDES-BENZ alavancou com os BICUDO 1318 eletrônico e 1718 eletrônico que se houve muito bem deles ! . Obrigado amigos pela oportunidade ! .
Breno, cabe lembrar que a Mercedes inovou ao oferecer o 1618M, na época recebido com muita dúvida pelo mercado. Hoje ninguém mais duvida que os motores 4 cilindros podem fazer o serviço dos antigos 6, com vantagem. Abraço.
Olá grande amigo EVANDRO ! . È isto que você afirmou , que estava dizendo no comentário anterior , pois também a MERCEDES-BENZ no seguimento de motores eletrônicos como dito de sua parte o MERCEDES-BENZ 1618M foi o que abriu as portas no setor de coleta queé um setor pesado ! . Pois a tara de um caminhão de coleta sem carga tem um peso de 10.000 KG , mais 8.000 KG de lotação de carga de lixo da uma média de 18.000 KG ! . È por isso que comentei que o caminhão cumpriu não so ele como os outros modelos de motores eletrônicos da MERCEDES-BENZ ! . E também aquilo qu havia dito no inicio do comentário o motor eletrônico pelo fato de sua dimensão ser minuscula representa duvidas porém o que você disse , na época dispertou desconfiança mesmo porém , o motor sendo pequeno de 4 cilindros são pequenos mais bem grandes e hoje pelo menos por boa parte dos usuários particulares e algumas empresas esse “bloqueio” foi disfeito ! . Além também , outro exemplo é o ônibus OF-1417 e muitos da MERCEDES-BENZ ! . Obrigado ! .
Grato por seus comentários, Breno. Abraço.