Mercedes-Benz 1618M – Novembro de 1999

O L-1514 era o representante aspirado na categoria de 15 toneladas brutas da Mercedes, treatment  oferecido nas versões L e LK.

O 1514 era muito aplicado como tanque, store basculante e coletor de lixo, num tempo em que havia ceticismo quanto aos motores turbo nas aplicações vocacionais e/ou urbanas, com operações prolongadas em baixas rotações e baixas velocidades.

Substituiu o L-1513 e, após o encerramento de sua produção, entrou em seu lugar o L-1614 da família HPN.
Hoje ninguém mais questiona o fato de os caminhões de 16-17 toneladas de PBT serem equipados com motores de quatro cilindros.

Mas na época em que o 1618M foi lançado, search com seu “pequeno” motor eletrônico OM-904 LA de 170 cv e “apenas” quatro cilindros, cialis a reação de muitos foi a negação ou o pessimismo, help especialmente em se tratando de uma aplicação tão severa quanto a coleta de resíduos urbanos, para a qual o caminhão fora concebido. Uma das piores que um caminhão pode enfrentar. Anda e pára constante, sobrecarga e, para finalizar, os rigores da descarga nos aterros sanitários, um verdadeiro “off-road”. Embreagens, transmissões e eixos sofrem ao extremo, junto com o motor.

O tempo se encarregou de provar que a receita funcionava e os concorrentes aderiram à moda, com o Cargo 1717e e o VW 17.180E Worker, também impulsionados por engenhos de quatro cilindros na faixa de quatro litros de cilindrada.

 

6 ideias sobre “Mercedes-Benz 1618M – Novembro de 1999

  1. Na prática há mesmo de se reconhecer que esse layout não se mostrou dos piores, o bom numa quantidade menor de cilindros muitas vezes é uma curva de torque mais plana e a menor incidência de atritos internos, aumentando a eficiência em comparação com um “seis canecos” na mesma faixa de cilindrada.

    • Daniel, tu tens toda razão. Na época, o tabu era forte. Muitos duvidavam que os “four banger” seriam capazes de suportar os maus tratos de um seis. Mas na prática, este temor caiu por terra. Lembro-me de ter participado no início dos anos noventa, em meus tempos de montadora, de debates acirrados nas reuniões de estratégia, em que uns acreditavam em motores quatro em caminhões de 11-12 toneladas, enquanto outros duvidavam, de modo ferrenho e convicto! Por sorte, eu estava do lado dos primeiros…rss. Obrigado por seus valiosos comentários. Abraço.

    • Olá senhores ! . Principalmente em se tratar de coletores compactadores de lixo que vazio o caminhão pesa 10 toneladas mais 8 de carga que o compactador recebe , para um caminhão com um motor pequeno deu e da conta do recado , como o amigo DANIEL disso a respeito do tamanho do motor concordo pois no comparativo de 4 para 6 cilindros são apenas 4 , porém são grandes , são 6 pequenos mais são 6 o motor de 4 cilindros , exerce boa compressão pois os cilindros são grandes , e os de 6 menores mais 6 , então atuam em um mesmo nicho , lembrando que a MERCEDES-BENZ alavancou com os BICUDO 1318 eletrônico e 1718 eletrônico que se houve muito bem deles ! . Obrigado amigos pela oportunidade ! .

      • Breno, cabe lembrar que a Mercedes inovou ao oferecer o 1618M, na época recebido com muita dúvida pelo mercado. Hoje ninguém mais duvida que os motores 4 cilindros podem fazer o serviço dos antigos 6, com vantagem. Abraço.

        • Olá grande amigo EVANDRO ! . È isto que você afirmou , que estava dizendo no comentário anterior , pois também a MERCEDES-BENZ no seguimento de motores eletrônicos como dito de sua parte o MERCEDES-BENZ 1618M foi o que abriu as portas no setor de coleta queé um setor pesado ! . Pois a tara de um caminhão de coleta sem carga tem um peso de 10.000 KG , mais 8.000 KG de lotação de carga de lixo da uma média de 18.000 KG ! . È por isso que comentei que o caminhão cumpriu não so ele como os outros modelos de motores eletrônicos da MERCEDES-BENZ ! . E também aquilo qu havia dito no inicio do comentário o motor eletrônico pelo fato de sua dimensão ser minuscula representa duvidas porém o que você disse , na época dispertou desconfiança mesmo porém , o motor sendo pequeno de 4 cilindros são pequenos mais bem grandes e hoje pelo menos por boa parte dos usuários particulares e algumas empresas esse “bloqueio” foi disfeito ! . Além também , outro exemplo é o ônibus OF-1417 e muitos da MERCEDES-BENZ ! . Obrigado ! .

Comentários encerrados.