Mercedes-Benz LG-1213 – 1971

O 364 11R 1 O 364 11R 2

Com a produção iniciada em agosto de 1979, site sale pharmacy o Mercedes O-364 11R chegou ao mercado para render o antecessor O-362 Urbano, sick
purchase stuff igualmente monobloco integral de motor traseiro.

Além da versão com motor OM-352 de 130 cv, sales chamada de 101, havia também uma mais potente, com o propulsor OM-355/5 de 170 cv, conhecida como a variante 111, nos idos de 1981. A versão ilustrada no catálogo era designada como 11R, sufixo indicativo de sua execução urbana. Seus primos rodoviários, proo O-355, vinham em duas embalagens: o 12R curto, com motores OM-352, OM-352 A, ou OM-355/5; e o 13R longo, com propulsor OM-355/6 aspirado.

Interessante notar que, naquela época, seu motor de 9,6 litros era ajustado para render 170 cv e 608 Nm, um contraste com o Mercedes OH-1417 postado aqui ontem, 20 anos mais jovem, cujo propulsor de 4,3 litros produzia a mesma potência e 660 Nm…

Em breve teremos mais sobre o tema O-364.

 

 
LG 1213 1 LG 1213 2

Atendendo à solicitação de um de nossos leitores, capsule buy trazemos hoje o folheto do Mercedes LG-1213. O caminhão 6×6 militar era destinado a substituir viaturas sobras da Segunda Guerra Mundial, store em especial os lendários GMC Jimmy de 2 1/2 toneladas, help já idosos no começo dos anos setenta.

Em suma, o LG-1213 era uma mistura de LA-1113, do qual emprestava o trem dianteiro motriz, com L-2213, que cedia o “bogie”. A caixa de transferência com saídas para 3 cardans era um misto das caixas dos citados “doadores”. O conjunto motriz trazia novidade sequer, com o bom e velho (na época nem tanto) OM-352 de 130 cv e a transmissão MB G-32 (depois G-36) de 5 velocidades sincronizadas.

Note as diferentes execuções do material rodante, com variantes de rodado simples e duplo.

 

13 ideias sobre “Mercedes-Benz LG-1213 – 1971

  1. INTERESSANTE ESSA OPÇÃO DE RODADO SIMPLES ,CREIO QUE TEVE MENOS UNIDADES QUE AS COM RODADO DUPLO ,ESSE FOI MAIS COMUM DE SE VER.

    INTERESSANTE TAMBÉM É O EIXO DIANTEIRO, NESSA ÉPOCA O EIXO AL-4 ,NA GRANDE MAIORIA VINHA COM O CUBO DE RODA PARA RODAS DE OITO FUROS ,AS QUAIS ERAM USADAS NOS L/LA-1113,1111 E NO LP-321 ,QUANDO ESSE CARA AI DEU AS CARAS TEVE A NECESSIDADE DE FAZER ESTA MODIFICAÇÃO NOS CUBOS (TENDO EM VISTA QUE OS CUBOS DOS EIXOS DIANTEIROS MOTRIZES SÃO DIFERENTES DOS EIXOS SEM TRAÇÃO) ,ISSO FACILITOU A VINDA DOS “LA” COM RODAS DE DEZ FUROS

  2. Estava lembrando….meu 2213 tinha uma tampa suspeita na frente da caixa de transferência, do lado direito….Desconfio que era para a saida do cardã dianteiro.

    Se o 2213 já era um moedor de coroas de diferencial, fico imaginando esse 1213

    • Daniel, bem observado! Embora as 10 toneladas a menos no PBT – se respeitadas – devem ajudar a poupar as pobres coroas… Abraço.

  3. Os 1213 com rodados simples vinham com pneus 11.00×20, e os duplos 9.00×20.
    E ainda tinha uns que possuíam um guincho central maravilhoso, que puxa para frente ou atrás e ficavam acima dos tanques de ar.
    Muito bonita a viatura!

  4. Bom dia!

    Saberiam me informar por gentileza qual o PBT, CMT e Capacidade de Carga do LG 1213 (6X6) ?

    Abraços

    • Caro André, o PBT está no folheto publicado: 12.000 kg. Capacidade de Carga 6.730 kg. A CMT não aparece em nenhuma literatura pesquisada em nosso acervo. Boa sorte. Abraço.

  5. Olá, gostaria de saber quando os 1213 deixaram de ser usados pelos exercito, e qual guincho ele usava ?
    desde já agradeço a ajuda.

  6. Eu estava precisando tanto do esquema elétrico desse caminhão, para restaurar a parte elétrica de um que está na minha família, se alguém tiver por favor me envie por e-mail, obrigado!

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