Mercedes-Benz – Linha 1971

Mercedes Benz Linha 1970 TM Fevereiro 1971

Nos anos 60, viagra 40mg drugstore recipe depois de se firmar com seus LP-321 e L-1111 no mercado até então liderado por Chevrolet e Ford, click view para a virada da década a Mercedes-Benz preparava um bote mortal para os concorrentes norte-americanos, diagnosis com o lançamento de uma avalanche de novos produtos nos segmentos médio e semi-pesado, todos apoiados no inédito motor OM-352 de 130 cv, o primeiro de injeção direta da marca da estrela no país.

Numa tacada surgiram os 1113, 1313 e 1513, seguidos pelos 2013 e 2213. Da noite para o dia, todos eles inauguraram novos segmentos, causando um enorme desespero na GM, na Ford (e na própria FNM), que se esforçaram para recuperar um terreno que jamais seria recuperado, com o início do reinado absoluto da Mercedes nos anos seguintes, nestas faixas de peso.

O anúncio aqui reproduzido – mais uma cortesia do amigo Alfredo Rodrigues – não só retrata bem esta época de ouro que estava nascendo, mas também detalhes interessantes e já bastante discutidos neste espaço, como a questão do emprego da cabina AGL baixa e alta nos modelos médios.

Como se pode observar pelas ilustrações, o 1113 aparecia com a cabina baixa, enquanto que os 1313 e 1513 já figuravam com a cabina alta, modernizada para incorporar o pára-brisa ampliado com limpadores triplos em tandem (a bossa dos anos 60 na Europa…) e a desejável ventilação de teto, herança da experiência da Mercedes no cálido Oriente Médio e na África. Há indícios que uns poucos 1313 (e talvez 1513) do começo da produção tenham sido produzidos com a cabina baixa. Mas são raros.

 

7 ideias sobre “Mercedes-Benz – Linha 1971

  1. UMA BOA NOITE….

    BEM COLOCADO PELO AMIGO EVANDRO, A CONFIGURAÇÃO DAS CABINES 1313, 1513 APARECENDO COM A CABINE ALTA, A ALGUNS DIAS TIVE CONTATO COM UM RARO 1513 CABINE BAIXA, DA PREFEITURA DE CURITIBA, AQUI NA CONCESSIONARIA ONDE TRABALHO, INCLUSIVE TENHO DUAS FOTOS DO CAMINHÃO, QUE CONSEGUI FAZER COM O CELULAR, UM POUCO PEQUENA, MAS DA PRA TER COMO REGISTRO, EM BREVE MANDO AO AMIGO POR E-MAIL, INCLUSIVE NÃO A MANDEI AINDA ,POIS ESPERAVA MAIS DETALHES DO CAMINHÃO, TALVEZ UMA FICHA DOS DADOS DO CAMINHÃO ,OU UM NUMERO DO RENAVAM, E ATÉ NO OUTRO DIA ,VIM TRABALHAR COM A CAMERA ,PRA TER UM REGISTRO MELHOR DO CAMINHÃO, NA VERDADE ESPERA TRAZER UMA FICHA COMPLETA DO CAMINHÃO AQUI, TIPO UM FURO DE REPORTAGEM, MAS O MESMO FOI EMBORA, E NÃO MAIS O VI, PARTE DA FROTA MAIS ANTIGA ,COMO UNS 1111 E UNS 1113 CABINE BAIXA, FORAM A LEILÃO, ESPERO QUE ELE NÃO TENHA IDO JUNTO, A ACBINE ERA ORIGINAL, POIS ATÉ PLAQUETA TINHA….

    MAIS UM DETALHE INTERESSANTE , O TERCEIRO EIXO DOS 1113 E 1313, ESSE ERA COLOCADO POR TERCEIROS NO ENTANTO, CONVERSANDO COM OS MAIS ANTIGOS, ESSES MODELOS ERAM OFERECIDOS NOS CONCESSIONARIOS JA COM O TERCEIRO EIXO, QUE ERAM ADAPTADOS POR EMPRESAS CREDENCIADAS E JA SAIAM DA FABRICA COM ELES INSTALADOS, INCLUSIVE NAS PLAQUETAS DA CABINE ,JA VINHAM COM AS INFORMAÇÕES DE CAPACIDADE DE PESO PARA O TERCEIRO EIXO, E DOCUMENTADO PARA O TAL, O CLIENTE JA SAIA COM ELE PRONTO DE FABRICA

    • Amigo Reginaldo, bom tê-lo de volta aos comentários, sempre muito enriquecedores.

      Agradeço seu testemunho. Recebi as fotos do 1513 cabina baixa e espero publicá-la em breve.

      Muito grato.

    • Olá, Wagner.

      Desculpe-me pela demora para responder.

      Infelizmente não tenho esta manual para te ajudar.

      Quem sabe algum amigo leitor que nos lê possa nos ajudar.

      Grato pela visita.
      Um abraço.

      • Boa noite a todos, comprei um 1113 toco e tô com um pequeno problema a cabine não tem as plaquetas de identificação como consigo. Eu preciso colocar se não tenho como transferir. Obrigado pela atenção quem puder me ajudar agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *