Nos anos 60, viagra 40mg drugstore recipe depois de se firmar com seus LP-321 e L-1111 no mercado até então liderado por Chevrolet e Ford, click view para a virada da década a Mercedes-Benz preparava um bote mortal para os concorrentes norte-americanos, diagnosis com o lançamento de uma avalanche de novos produtos nos segmentos médio e semi-pesado, todos apoiados no inédito motor OM-352 de 130 cv, o primeiro de injeção direta da marca da estrela no país.
Numa tacada surgiram os 1113, 1313 e 1513, seguidos pelos 2013 e 2213. Da noite para o dia, todos eles inauguraram novos segmentos, causando um enorme desespero na GM, na Ford (e na própria FNM), que se esforçaram para recuperar um terreno que jamais seria recuperado, com o início do reinado absoluto da Mercedes nos anos seguintes, nestas faixas de peso.
O anúncio aqui reproduzido – mais uma cortesia do amigo Alfredo Rodrigues – não só retrata bem esta época de ouro que estava nascendo, mas também detalhes interessantes e já bastante discutidos neste espaço, como a questão do emprego da cabina AGL baixa e alta nos modelos médios.
Como se pode observar pelas ilustrações, o 1113 aparecia com a cabina baixa, enquanto que os 1313 e 1513 já figuravam com a cabina alta, modernizada para incorporar o pára-brisa ampliado com limpadores triplos em tandem (a bossa dos anos 60 na Europa…) e a desejável ventilação de teto, herança da experiência da Mercedes no cálido Oriente Médio e na África. Há indícios que uns poucos 1313 (e talvez 1513) do começo da produção tenham sido produzidos com a cabina baixa. Mas são raros.

UMA BOA NOITE….
BEM COLOCADO PELO AMIGO EVANDRO, A CONFIGURAÇÃO DAS CABINES 1313, 1513 APARECENDO COM A CABINE ALTA, A ALGUNS DIAS TIVE CONTATO COM UM RARO 1513 CABINE BAIXA, DA PREFEITURA DE CURITIBA, AQUI NA CONCESSIONARIA ONDE TRABALHO, INCLUSIVE TENHO DUAS FOTOS DO CAMINHÃO, QUE CONSEGUI FAZER COM O CELULAR, UM POUCO PEQUENA, MAS DA PRA TER COMO REGISTRO, EM BREVE MANDO AO AMIGO POR E-MAIL, INCLUSIVE NÃO A MANDEI AINDA ,POIS ESPERAVA MAIS DETALHES DO CAMINHÃO, TALVEZ UMA FICHA DOS DADOS DO CAMINHÃO ,OU UM NUMERO DO RENAVAM, E ATÉ NO OUTRO DIA ,VIM TRABALHAR COM A CAMERA ,PRA TER UM REGISTRO MELHOR DO CAMINHÃO, NA VERDADE ESPERA TRAZER UMA FICHA COMPLETA DO CAMINHÃO AQUI, TIPO UM FURO DE REPORTAGEM, MAS O MESMO FOI EMBORA, E NÃO MAIS O VI, PARTE DA FROTA MAIS ANTIGA ,COMO UNS 1111 E UNS 1113 CABINE BAIXA, FORAM A LEILÃO, ESPERO QUE ELE NÃO TENHA IDO JUNTO, A ACBINE ERA ORIGINAL, POIS ATÉ PLAQUETA TINHA….
MAIS UM DETALHE INTERESSANTE , O TERCEIRO EIXO DOS 1113 E 1313, ESSE ERA COLOCADO POR TERCEIROS NO ENTANTO, CONVERSANDO COM OS MAIS ANTIGOS, ESSES MODELOS ERAM OFERECIDOS NOS CONCESSIONARIOS JA COM O TERCEIRO EIXO, QUE ERAM ADAPTADOS POR EMPRESAS CREDENCIADAS E JA SAIAM DA FABRICA COM ELES INSTALADOS, INCLUSIVE NAS PLAQUETAS DA CABINE ,JA VINHAM COM AS INFORMAÇÕES DE CAPACIDADE DE PESO PARA O TERCEIRO EIXO, E DOCUMENTADO PARA O TAL, O CLIENTE JA SAIA COM ELE PRONTO DE FABRICA
Amigo Reginaldo, bom tê-lo de volta aos comentários, sempre muito enriquecedores.
Agradeço seu testemunho. Recebi as fotos do 1513 cabina baixa e espero publicá-la em breve.
Muito grato.
AMIGO EVANDRO, EU É QUEM AGRADEÇO, ANDAMOS UM POUCO AUSENTE, POIS O TEMPO E A SAUDE ANDARAM PRECISANDO DE UM POUCO DE ATENÇÃO, MAS SEMPRE ESTAMOS POR AQUI, PODE TER CERTEZA….
Amigo Reginaldo, espero que já tenha recuperado sua saúde. Um abraço.
Como faço ou onde encontro o manual do 1513 de 1971? Obrigada
Olá, Wagner.
Desculpe-me pela demora para responder.
Infelizmente não tenho esta manual para te ajudar.
Quem sabe algum amigo leitor que nos lê possa nos ajudar.
Grato pela visita.
Um abraço.
Boa noite a todos, comprei um 1113 toco e tô com um pequeno problema a cabine não tem as plaquetas de identificação como consigo. Eu preciso colocar se não tenho como transferir. Obrigado pela atenção quem puder me ajudar agradeço