Derivado do popular caminhão Mercedinho L-608 D, try o LO-608 D era destinado ao mercado de encarroçamento externo, doctor na sua maioria recebendo carroçarias de microônibus da Caio e da Marcopolo, check nos anos setenta e oitenta. Podia ser fornecido como chassi curvão, ou chassi para-brisa.
O motor era o irmão menor do lendário OM-352, o OM-314, de 3,8 litros e 85 cv líquidos, acoplado a uma caixa G-2/24, de projeto Mercedes, produzida pela ZF. Tinha cinco marchas sincronizadas à frente, com primeira de 7,31:1. O eixo traseiro HL-2, muito resistente, era uma miniatura do HL-4 usado nos modelos médios da marca.
Com diferencial 4,30:1, sua velocidade máxima no plano chegava aos 90 km/h, com capacidade de subir rampas de até 30%, com pneus 7.50 x 16 e PBT de cerca de 6 toneladas.
O exemplar aqui mostrado foi fabricado em junho de 1977, equipado desde novo com carroçaria Marcopolo Jr, número de série 845 . Originalmente da versão 29, com 2.950 mm de entre eixos, o chassi deste LO-608 D foi alongado durante o encarroçamento para 4.100 mm, permitindo a acomodação de 22 passageiros, em sua configuração “executiva”. Durante dois anos foi utilizado no fretamento e, com 35 mil km, transformado em motor-home, pelo seu segundo dono que o mantém original até hoje, sem considerar a adição de um turbo-compressor Lacom Schwitzer, para melhorar sua sôfrega velocidade média.
Desde então levou seus proprietários por infindáveis viagens pelos confins do Brasil e América do Sul, incluindo Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Peru.
Seu odômetro marca 225 mil quilômetros, uns 10 mil a menos que o real, devido à quebra do cabo do velocímetro em uma das viagens. Neste período, o OM-314 demandou apenas uma reforma parcial, com troca de anéis, judiados pelo turbo adaptado.




Parece mais confortável que o meu apErtamento.
Obrigado por comentar! Abração.
Muito legal estou de olho num desse…. acho que não vou me arrepender….
Caro Dionei, certamente que não! Temos um na família desde 1979. Já nos levou para os quatro cantos deste continente, com total confiabilidade. Uma beleza de máquina. É só não ter pressa e repor óleo a cada 500 km. Um grande abraço e boa sorte.