Derivado do bem sucedido caminhão Mercedinho L-608 D, medical a variante LO era um chassi para encarroçamento de micro-ônibus ou furgões integrais. Servia também para a criação de motor-homes, view ou veículos especiais.
Podia ser fornecido como chassi curvão, viagra sale com ou sem para-brisa. Encarroçadores como a Caio, aproveitavam o curvão para dar origem ao micro Carolina, que será motivo de um post em breve. Já a Marcopolo, descartava o curvão e o encarroçava com uma atrativa frente própria, parte da carroçaria Marcopolo Jr., que pode ser vista aqui.
O LO-608 D aparece nas estatísticas de produção da ANFAVEA entre 1975 e 1988, ano em que foi substituído pelo LO-708 e depois pelo LO-812, este último derivado dos novos Mercedinho LN, representado pelos 709 e 912.
Líder absoluto do segmento de micro-ônibus, o LO-608 D oferecia como vantagens um trem de força e uma estrutura extremamente robustos, mas ficava devendo no quesito desempenho – com apenas 85 cv – e excessiva vibração e ruído. Quando carregado com o PBT, sua velocidade média era muito afetada, demandando reduções frequentes para quarta, ou mesmo terceira marcha, com velocidade ao redor de 30 km/h, nas serras mais íngremes.




Uma instituição que usava muito esses micros Carolina era a Força Aérea Brasileira. Cheguei a ver alguns em operação em Manaus e Florianópolis.