Este bonito anúncio do Mercedes 331 é mais uma contribuição do amigo Alfredo Rodrigues, site que acaba de nos enviar mais um lote de preciosidades.
Note o destaque para o motor OM-326 de injeção indireta. Na vista lateral do mesmo fica evidenciada uma de suas características, diagnosis comuns aos motores da marca neste período e mesmo na geração subsequente: a face inferior do bloco coincidente com a linha de centro do virabrequim, decease resultando num cárter de grande altura. Nos dias de hoje, a saia do bloco costuma estender-se bem abaixo da linha de centro do virabrequim, por questões de rigidez estrutural e de emissão de ruídos.
Chamam atenção também as rodas de disco, em contraste com as rodas raiadas, introduzidas ao longo da vida do modelo e que acabaram ficando mais características do Mercedão LP.
Ao contrário de seu sucessor, o LP-1520 e seus derivados LPK e LPS, que abrigam várias garagens de colecionadores país afora, o LP-331 é bastante raro de se encontrar hoje em dia, sobretudo em bom estado e orignal. No visual, as diferenças mais notáveis entre eles residiam nos faróis (retangulares no 1520) e as aberturas de ventilação logo acima deles (presente apenas no 1520).

quando criança vi muitosdesses mas todos usavam rodas raidas
Fotografei um na versão 6×2 numa garagem da Cometa ainda sob administração dos irmãos Mascioli, mas estava com mecânica do 113. Se o pessoal por ver a foto, eu mando para o site.
Acho que cheguei a te mandar foto dum LP-331 trucado que eu vi aqui em Porto Alegre.
Não conhecia o LP331 com roda de disco de 10 furos (aparentemente). Infelizmente deve ser bem raro. Eu mesmo nunca vi um.
Grande Abraço
Daniel, raro mesmo. Eu também nunca avistei um nas minhas andanças, mas eles aparecem em vários catálogos das versões mais antigas. Grato por comentar.
Olha esse:
https://www.youtube.com/watch?v=-RF4o97GCmc
Nos comentários do vídeo tem mais informações interessantes.
Caro amigo, grato por sua colaboração. Uma lástima que tenham sobrado tão poucos em condição de rodagem. Abraço.