Mercedes-Benz LS-1935 – Outubro de 1990

Figurando entre os melhores Mercedes-Benz de todos os tempos, sildenafil segundo os próprios mercedeiros, hoje trazemos o LS-1935, representante da família HPN pesada e ilustrado neste folheto do final de 1990, oferecido como cortesia do amigo Fernando Luiz Araújo.

Fernando, obrigado!

LS 1935 Out 90 01 LS 1935 Out 90 02

 

26 ideias sobre “Mercedes-Benz LS-1935 – Outubro de 1990

  1. SEM DUVIDAS UM CAMINHÃO QUE DEIXOU SUA MARCA…

    JA NA SUA PRIMEIRA EDIÇÃO JA SE MOSTROU EFICIENTE,E ACABOU POR DESBANCAR ATÉ MESMO SEU IRMÃO MAIOR O LS-1941,QUE TAMBÉM ERA UM BOM CAMINHÃO, POREM COM UM CONSUMO DE COMBUSTIVEL MAIS SIGNIFICATIVO, E COM DESEMPENHO SUPERIOR MAS NÃO MUITO MAIOR QUE O 1935 ,ASSIM O HPN COM 410cv ACABOU FICANDO UM POUCO DEIXADO DE LADO…

    SÓ POR QUESTÃO DE COMPARAÇÃO SÃO 184 mkgf DE TORQUE ENTRE 1100 E 1600RPM NO1941 CONTRA 158 mkgf NA MESMA FAIXA DE TORQUE DO 1935 ,NO ENTANTO A MEDIA DE CONSUMO NO 1941 ERA CONSIDERAVELMENTE MENOR ,E AINDA O DESGASTE DO MOTOR ERA MAIS RAPIDO ,VARIAS FORAM OS PROBLEMAS COM AQUECIMENTO NESTE MODELO…

    ENTRE OS ANOS DE 1996 E 1997 O 1935 PASSOU POR UMA REFORMULAÇÃO ,VISANDO ATENDER AS NORMAS AMBIENTAIS E SE POSICIONAR MELHOR NO MERCADO CONTRA O SCANIA 113H, SEMPRE SEU PRINCIPAL CONCORRENTE,NASCIA ENTÃO A SERIA QUE FOI CONHECIDA COMO “1935 COM CHASSI PRETO” ,DEVIDO A COR DO CHASSI E EIXOS, A PARTR DAI O SISTEMA TOP-BREAK PASSOU A SER DE SERIE POIS ATÉ ENTÃO ERA UM OPCIONAL ,E UMA DAS MAIORES MUDANÇAS FICOU NO PONTO DE INJEÇÃO DA BOMBA INJETORA,E TAMBÉM NA PRESSÃO DE INJEÇÃO DOS BICOS, JUNTANDO ISSO COM A MUDANÇA NO DIAMETRO DO TURBOCOMPRESSOR, DEIXARAM O 1935 PROXIMO AOS 370cv ,E COM UMA MELHOR CURVA DE TORQUE ,DEIXANDO ESTE COMO UM DOS MELHORES MERCEDES VENDIDOS NO BRASIL ,RESPEITADO ATÉ MESMO PELOS ADMIRADORES DE OUTRAS MARCAS…

    • Reginaldo, muito interessante este “1935 com chassi preto”. Observamos num folheto de outubro de 1991: 354 cv e 158 mkgf de torque para o modelo. O folheto de maio de 1996 mostra 360 cv e 168 mkgf, porém ainda com chassi na cor terra original. Seria esta a modificação? Agradeço qualquer detalhe adicional, sobre esta mudança no 1935. Abraço.

  2. AMIGO EVANDRO,BOM DIA…

    EXATAMENTE,ESSA FOI A MUDANÇA…,NOS MODELOS QUE FORAM LANÇADOS NOS FINALMENTE DE 1996 AINDA EXISTIA O CHASSI NA COR ORIGINAL, LOGO NO INICIO DE 1997 OS MODELOS JA PASSARAM A VIR COM CHASSI PRETO, NA VERDADE ERA “CINZA GREY” NO TOM FOSCO PASSAVA A IMPRESSÃO DE SER PRETO

    TAMBÉM PASSOU A USAR OS TANQUES DE COMBUSTIVEL EM PLASTICO,PARALAMAS TRASEIROS E QUINTA RODA FABRICADOS PELA JOST, RODAS CINZA, NO INTERIOR ADOTOU-SE COMO PRINCIPAL A COR CINZA NO PAINEL E CONSOLE DE TETO,E MAIS ALGUNS DETALHES

    ESSA MUDANÇA TAMBÉM PEGOU OS MEDIOS ,POREM AS MUDANÇAS MAIORES FORAM EXTERNAS NADA MUITO SIGNIFICATIVO NA MECANICA, ESSAS MUDANÇAS FORAM MEIO JUNTAS COM O LANÇAMENTO DA SERIE BRASIL, TALVES UM POUCO ANTES MAS BEM PROXIMO…

    SÓ PRA APROVEITAR…TEMOS POR AQUI UM 1935 DO ANO DE 1994, FAZ UNS DOIS ANOS QUE MEU IRMÃO MAIS VELHO O COMPROU…UM CAMINHÃO MUITO BOM,TEM CUMPRIDO BEM SEU PAPEL…

  3. BOA TARDE EVANDRO…

    PRIMEIRO QUERO ME CORRIGIR ,ONDE COMENTEI “NOS MODELOS QUE FORAM LANÇADOS NOS FINALMENTE DE 1996 ” ,SERIA O MAIS CORRETO DIZER QUE “NOS MODELOS QUE FORAM LANÇADOS ATÉ OS FINALMENTE DE 1996” ,DEPOIS QUE LHE ENVIEI PERCEBI QUE ESSA PEQUENA DIFERENÇA MUDOU O CONTEXTO DA INFORMAÇÃO ,ATÉ MESMO QUE EM SEU FOLHETO COMO COMENTADO NO SEU POST ANTERIOR SE DA A DATA DE “MAIO DE 1996” PRATICAMENTE COMEÇO DO ANO ,A DIFERENÇA VISUAL DO CAMINHÃO SE DEU MAIS NO ANO DE 1997,MAS A MECANICA JA EM 1996 SE APRESENTAVA COM ESSA MUDANÇA…

    QUANTO A FOTO PODE DEIXAR QUE ASSIM QUE EM BREVE TE MANDO ALGUMAS COM PRAZER…INCLUSIVE CHEGAMOS A POUCO DE UMA RAPIDA VIAGEM A SÃO PAULO ,MAUA E ITAQUAQUECETUBA PRA SER MAIS EXATO…,ACABEI POR TRAZER O BRUTO COM 18,000kg DE CARGA DE CAJATI ATÉ AQUI EM CASA, JA DEU PRA SENTIR UM POUCO DA MAQUINA,E PEGAR UM POUCO DO “JEITO” DA ZF 16S…(quem sabe agebte acaba pegando gosto pela estrada…)

    • Reginaldo, que legal. Por favor, me corrija, mas o chassi preto saiu com a Série Brasil, não?

      Que legal uma viagem de 35, ainda mais tendo a distinção de sentar no melhor lugar da casa… Eu tenho um tanto de dificuldade com a ZF 16S, especialmente no que se refere à seleção lateral das marchas. Mas acho que o problema é “pouca prática…”

      Gostaria de comentar que estou no final das digitalizações. Espero na semana que vem enviar o precioso material de volta para sua morada.

      Grande abraço e parabéns pela viagem com 18 toneladas!

  4. BOA NOITE…

    AMIGO EVANDRO…DEMOREI UM POUCO A RESPONDER POIS ANDEI FAZENDO UMA RAPIDA PESQUISA A RESPEITO DE SUA INTERESSANTE QUESTÃO…FOI MAIS OU MENOS ISSO MESMO…POUCO ANTES DE LANÇAR A SERIE BRASIL (e pouco tempo mesmo…) COMEÇARAM APARECER OS HPN COM ESSE TIPO DE CHASSI ,MAS A SERIE BRASIL JA ESTAVA NOS ULTIMOS DETALHES NA FABRICA E POUCO DEPOIS VEIO A DAR AS CARAS NO MERCADO COM SEUS PARACHOQUES DE PLASTICO (fato que até rendeu um apelido de ” mercedinho de plastico”…) ENTÃO NÃO É ERRADO FALAR QUE ESSA SERIE SAIU JUNTO COM O LANÇAMENTO DA SERIE BRASIL

    LA NO MEU PRIMEIRO COMENTARIO QUASE LEVANTEI ESSA LEBRE ,MAS ACHEI MELHOR DAR UMA PARADINHA PRA PENSAR AFIM DE NÃO PASSAR INFORMAÇÃO ERRADA ,AGORA ATÉ LHE AFIRMO QUE OS HPN COM CHASSI PRETO E OS PRIMEIROS SERIE BRASIL DIVIDIRAM MUITOS SHOW-ROOM POR UM CERTO TEMPO…

    E QUANTO A VIAGEM ,FOI MESMO UMA EXPERIENCIA AGRADAVEL ,FAZIA HORAS QUE EU NUM VIAJAVA ,EM BREVE VIRÃO OUTRAS ,E COM UMAS PUXADA MAIS LONGA ,TAMO PENSANDO NUM MATO GROSSO QUEM SABE

    E QUANTO A CAIXA ,EU TAMBÉM TIVE ESSE MEDO ,ANTES MESMO DE TRABALHAR NA REDE ,PRINCIPALMENTE NA HORA DE ABAIXAR A CAIXA (volta pra baixa…) MAS NÃO É DIFICIL ATÉ MESMO COMO VOCE COMENTOU É SÓ PRATICAR,NADA QUE ALGUNS KILOMETROS NÃO RESOLVA ,E NÃO PRECISA MUITOS…

    UM ABRAÇO…ATÉ BREVE

  5. Evandro e Reginaldo, gostei dos comentários.
    Estou para adquirir um 1935 vejo que é um bom caminhão para trabalho com báscula aqui na minha região, área rica em minério, parece ser um caminhão mais adequado.

    Porém a diferença de preço do 1935 ano 95 e muito maior do que o 97/98 ambos com top break.

    Portanto compensa eu pagar essa diferença de preço do ano 95 para o 97/98, a diferença entre eles são tão grande assim que compense, vou ganhar no que: desempenho, consumo de combustível, manutenção?

    Muito obrigado pela atenção!

  6. Realmente, muitos comentários, e todos fundamentais ao conhecimento, ainda assim como pretenso conhecedor também, nunca tivvemos uma reelação de o quanto, cada tipo de propulsor , respeitando sua eficiência de dentro dos padrões normais de trabalho, especificamento, qual seria seu consumo, em litros/hora.
    então, qual seria o consumo litros/hora de um HTM de 370 cv, ? do 1935 ?!!!,
    agradeço muito se os nobre colegas me informarem, meu abraço fraterno à todos.
    PAULO-PT-9-KV >……………………………………

    • Caro Paulo, bom dia! O consumo de qualquer motor vai depender do famoso fator de carga, ou seja a porcentagem do tempo em que o mesmo opera a plena carga em relação ao tempo total de operação. Todo motor, durante o desenvolvimento, é mapeado quanto ao consumo em cargas parciais, para se avaliar seu desempenho em regimes variados de carga, como ocorre no mundo real. Assim, é impossível dizer com exatidão o consumo em litros/hora sem se avaliar numa operação real de um veículo.

      Não entendi o que você quis dizer com “HTM de 370 cv”.

      Obrigado por comentar e um abração.

  7. Muito bom esse post sobre a 1935 bastante esclarecedor, principalmente porque estou comprando uma e estava atrás justamente de informações sobre ela, abraços.

      • Outra coisa caro EVANDRO ! . Já percebeu que como comentado acima 1935 , e SCANIA 113 por mais caminhões que estejam a frente deles , nenhuma agência de caminhões deixa de comprar esses caminhões ? . Não estou criticando a respeito EVANDRO do que vou dizer ! . È apenas uma realidade que eu presenciei : Próximo a minha região onde vivo , tem um rapaz que ele vende muitos caminhões , inclusive cavalos mecânicos , mais um cavalo mecânico que ele não gosta de comprar por conta da revenda difícil , são os INTERNATIONAL apesarem de serem muito bons , agora MERCEDES-BENZ , SCANIA e VOLVO nunca despensa diz ele ! . Obrigado ! .

        • Amigo Breno, você está tocando num ponto importantíssimo que os catálogos e as fichas técnicas nem sempre contam. Não necessariamente o modelo de maior potência ou de maior torque é o mais aceito pelo mercado. É o caso do LS-1941 e do LS-1935, por exemplo. Mesmo com menos potência, o “35” sempre pareceu melhor acertado e mais popular, tanto quando novo como no mercado de usados. O mesmo se aplica ao também citado Scania 113, sempre preferido em relação aos 143 com motorzão V8. Com isso, dá para concluir que quem tem a palavra final é o caminhoneiro e o frotista, não as especificações técnicas das montadoras.

          Concordo também quanto ao International. Ótimo caminhão, leve e bom de média, mas que coloca medo no povo, pelo fato de a marca já ter abandonado o mercado por duas vezes e pela restrita assistência técnica.

          Grato por comentar e um abraço.

  8. Boa tarde pessoal. Boa discussão em relação ao MB 1935. Estou começando agora e talvez eu pegue um carro desse. Já dirigi um. Confortável em relação aos seus concorrentes da época, valente, econômico e com uma aparência estética muito bonita. É um carro que até hoje esbanja simpatia e beleza quando conservado. Agora tive uma dúvida com relação a caixa de marchas dele. Já ouvi dizer que a caixa dele era a mesma do volvo EDC, a ZF 160 16s, que é uma caixa mais longa (assim mecânicos me falam). A não ser que a 160 venha a equipar o 1935 a parti de 1996. Seria bom ter esses esclarecimentos para nós que somos viciados em caminhões. Eu gosto não só de dirigir mas também de saber como tudo funciona até também pra não cair na lábia de mecânico trambiqueiro. rsrs.
    Grato

  9. Boa tard a todos stou pr compra um cavalinho toco pr puchar vanderleia 2 eixo. No geral o conjunto fica pr 24 ton +_ . Mas quero um cavlnho forte .pois acredito q ficaria mais economico e menos desgaste ainda pq puchara pouco peso . Pr cvalnho. De 350cv . Pr cima . No caso entao no opniao de vcs. Gual seria a melhor opçao um 1935 ou un 1941 sendo q a grana ta curta. Concigo un 1935 ano 91/95 bem mais barato. Que os de ano 96/98 por conta do top brek . Vale a pena um ate 95 resolve no meu caso ou terei que gastar mais um pouco e compra os de ano 96/7/8.!???

    • Carlos, boa tarde! É tão difícil opinar sem ter todos os elementos, sem ver o caminhão. Depende muito do estado dos caminhões que você está olhando e do que vai fazer com ele. Se é um trajeto de serra, todo dia no sobe e desce, o Top Brake pode fazer uma grande diferença no final das contas. Sem um freio-motor competente, você vai descer mais devagar e gastar mais lonas. Agora, se o percurso é num chapadão, então talvez seja desnecessário gastar mais um carro com Top Brake. Tudo depende. Boa sorte.

  10. Boa Noite!
    Estou precisando desta informação.
    Você sabe me dizer onde fica a plaquinha com o número do motor do MB 1935, ano 1991?
    Desde já agradeço pela atenção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *