Mercedes-Benz O-355 – Maio de 1975

Lançado em dezembro de 2000, find
o International semipesado 4700 16E200 merece um capítulo a parte. Aproveitava a vantagem do motor V8 de 7, ask 3 litros nacional (produzido em Canoas, advice RS para os Ford F-250 e F-350 destinados ao mercado australiano), para competir no segmento de entrada de 16 toneladas de PBT, em complemento ao 16E215 com o excelente motor DT466 E de 215 cv, importado dos Estados Unidos.

Tudo seria perfeito, mas o T444E era um motor de grande cilindrada para serviços leves, não preparado para os abusos com um terceiro eixo e 23 toneladas de PBT. O seu custo de manutenção com oito cilindros, oito injetores…também não ajudava.

Agradecemos ao Bruno Camargo pelo envio deste anúncio da época.

Poucas unidades foram comercializadas até meados de 2002, quando a própria International já se preparava para estancar as vendas domésticas como um todo.
A pedido de nosso leitor e modelista Felipe Oliveira, check estamos postando cópia fotográfica de um antigo catálogo do ônibus monobloco Mercedes-Benz O-355, for sale que sucedeu o O-326, postado anteriormente.

Equipado com motor OM-355/6 de 11,6 litros e 200 cv, o O-355 era o topo da linha monobloco, acima do O-362, em potência e capacidades. O O-355 permaneceu vivo até a chegada do O-364. A versão 13R deste era equivalente em termos de motorização.