Mercedes-Benz OF-1313 – 1978

Além do líder LPO-1113, viagra  entre os anos setenta e oitenta, no rx a Mercedes-Benz também oferecia um chassi com motor dianteiro de 13 toneladas brutas e 5, sick 17 metros entre eixos, para encarroçamento de ônibus urbano, de fretamento, ou rodoviário.

Produzido entre 1971 e 1987, o OF-1313 jamais chegou perto do sucesso arrebatador do LPO-1113, cujo folheto você pode encontrar aqui. Em 1980, por exemplo, apenas 332 chassi rolaram para fora da linha de montagem da fábrica da Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo, SP, contra nada menos que 6.580 cópias do LPO, sinônimo de ônibus urbano no Brasil daqueles tempos.

De comum com o LPO, o OF tinha o motor OM-352 de 5,7 litros com seis cilindros em linha, dotado de injeção direta Bosch e bom para produzir 130 cv a 2.800 giros por minuto. A caixa de série era a G-3/40 com primeira de 7,5:1, mas quem precisasse de um melhor desempenho em rampa, ou fosse operar em topografias montanhosas, podia optar pela G-3/36, com a primeira alongada para 8,02:1, ante os 8,98:1 do LPO. Em todo caso, com o eixo HL-4 e redução 6,14:1, a velocidade máxima não passava de 84 km/h, com pneus 9.00 x 20, tornando-o mais adequado à faina urbana, ou mesmo nos trajetos de curto raio.

Em 1987, o OF-1314 entrou em seu lugar, com volumes de venda mais expressivos, num tempo em que a capacidade dos ônibus urbanos com motor frontal começava a migrar de 11 para 13 toneladas de PBT.

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12 ideias sobre “Mercedes-Benz OF-1313 – 1978

  1. Excelente publicação. Em algum momento as vendas desse chassi ultrapassaram o 1113? Aqui no sul a maioria das empresas passaram a comprar muito mais do 1313 a partir dos anos 80. Eu tenho a cópia do verso de um folheto do OF-1314 de 1987 que acredito ser idêntico ao 1313. Consta o eixo HL-4 com redução 6,143:1, e opcional o HL-5/2 DZ(S)-10 duplo 6,143:1 / 8,630:1. Uma única caixa: G3-60/7,5. É possível que o 1313 ganhou essas melhorias em alguma data antes de mudar de nome? Você tem algo sobre o monobloco e plataforma O-364? Parabéns pelo trabalho. Nostalgia pura.

    • Fernando, bom dia! É possível que estas melhorias tenham sido mesmo agregadas ao OF-1313, antes da virada para OF-1314 em 1987. A propósito, 1987 ficou marcado com uma grande onda de novas nomenclaturas, somente para pleitear aumentos de preço junto ao finado CIP do governo, em tempos de mega inflação e preços congelados. Temos outro catálogo do OF-1313 de 1981 com exatamente o mesmo trem de força do modelo postado, ainda sem opção de eixo HL-5. Vamos pesquisar. Temos vários catálogos do O-364, rodoviário (12R e 13R), urbano (11R) e das plataformas rodoviárias para encarroçamento (12R e 13R), na fila para digitalização. Aguarde, por favor. Obrigado por seu rico comentário. Abraço!

      • Fernando, em tempo, ontem grafamos “OF-1315” em lugar de OF-1314, como substituto do OF-1313. O OF-1315 entrou em 1988, depois do OF-1314. Obrigado e desculpe a falha que já está sendo corrigida. Abraço.

        • Obrigado pela explicação. Não sabia que a versão 12R do monobloco O-364 tinha sua plataforma disponível para encarroçamento por terceiros, pensava existir só o 13R. Abraço.

  2. Andei bastante de Incasel Continental equipado com chassi OF-1313, se bem que andei mais de Marcopolo Veneza II com chassi LPO-1113. Aliás, numa das minhas viagens, o hoje lendário Incasel Continental em que eu estava foi apedrejado, obrigando a Citral a disponiblizar outro ônibus (provavelmente um Marcopolo Viaggio) para prosseguirmos viagem.

  3. Olá amigos! Sou de Sorocaba. Estou querendo comprar um ônibus para transforma-lo em uma oficina móvel. Terei que viajar por estradas asfaltadas e algumas vezes por estradas de terra. Qual seria o ônibus urbano da Década de 90 o mais adequado pra minha necessidade? Podem me responder pelo email rodrigo.filho@ig.com.br ou deixar telefone pra contato. Obrigado. RODRIGO FILHO.

    • Rodrigo, boa tarde. O ideal seria um ônibus com chassi, mais adequado para rodar em condições variadas e menos sujeitos à corrosão que os monoblocos. Boa sorte. Abraço.

    • Caro Kaio, as diferenças entre os dois eram sutis. O OF-1113 era mais curto com 4.570 mm entre-eixos e tinha eixos com cubos ligeiramente diferentes do OF-1313: VL-3/7 D-5 na dianteira e HL-4/25 D-7,6. No OF-1313, o entre-eixos era 5.170 mm e os eixos VL-3/8-6,5 e HL-4/26-8,8, respectivamente. Se não me falha a memória, no OF-1113, o eixo traseiro tinha cubo fixado por porcas de sextavado interno, como no caminhão L-1113. No OF-1313, o cubo traseiro era com tampa, com a estrela da Mercedes. Grato pela visita e pela pergunta.

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