Mercedes-Benz OF-1318 – 1991

Lançado em 1988, physician o OF-1318 era um chassi com motor dianteiro para encarroçamento de ônibus urbano e intermunicipal. Entre seus destaques estavam o motor OM-366A de 182 cv, sildenafil o sistema elétrico de 24 Volts e linhas de freio dotada de flexíveis.

Em 1991, cialis ano deste folheto enviado pelo amigo Fernando Souza, o OF-1318 era o chassi mais popular da Mercedes, com 6.474 unidades produzidas. Em segundo lugar, o OF-1315 registrou 3.688 unidades.

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10 ideias sobre “Mercedes-Benz OF-1318 – 1991

  1. Grande parte dos chassis OF-1318 tinham seu entre-eixos alongado para receber carrocerias de 12 metros ou mais. Só a Scania produzia na época chassi pesado de motor frontal, mas com motores de 11 litros de cilindrada, ótimos mas beberrões, não agradavam muito o bolso dos frotistas…

    • Fernando, talvez a potência “de sobra” do motor OM-366 A fosse o agente motivador dos alongamentos. Quanto aos Scania S112 e seus antecessores, como o B111, residem na memória e no coração deste que aqui escreve… Longas e prazerosas noites na poltrona do “copiloto” de um B111 com carroçaria Nielson Diplomata, ao som do DS11, foram as responsáveis. Abração.

  2. Olá Fernando!

    Bem interessante mesmo esse material sobre os ônibus, gostaria de saber se tem amterial sobre os chassis de ônibus Ford, e o motivo que levou a Ford de desistir desse mercado. Tem algo sobre os ônibus Mafersa também?

    Abraços

  3. BOA NOITE….

    UM OTIMO CHASSI ,MUITO CONHECIDO E CONSIDERADO ,PRINCIPALMENTE NO TRANSPORTE URBANO ,POR AQUI APARECERAM MUITOS COM A CARROCERIA CAIO VITORIA ,QUE DIGA-SE DE PASSAGEM FICAVA MUITO BONITA SOBRE ESSE CHASSI

    MAIS OU MENOS NA ÉPOCA DO OF-1318 ,A FABRICA COMEÇOU A APRESENTAR A OPÇÃO DOS EIXOS TRASEIROS PARA OS VEICULOS URBANOS ,COMO DA PRA VER NO ENCARTE APARECE A OPÇÃO DE HL-4 OU HL-5

    NOS DIAS DE HOJE AINDA EXISTE ESSA OPÇÃO NOS OF-1723 (QUE SERIA A FORMA EVOLUIDA DO OF-1318) ,POREM O EIXO HL-5 SEM REDUÇÃO PLANETARIA ,COM O TEMPO PASSOU A SE CHAMAR HL-4 TAMBÉM ,MAS COM UMA DIFERENTE SERIE DE CONSTRUÇÃO ,CONHECIDO POPULARMENTE COMO “HL-4 REFORÇADO” ,DEVIDO AO MAIOR DIAMETRO DO CONJUNTO COROA/PINHÃO E CONSEQUENTEMENTE DA CARCAÇA INTEIRA ,O HL-4 MENOR É MAIS ENCONTRADO NOS OF-1319

    EXISTEM VERSÕES TAMBÉM COM EIXO TRASEIRO DE DUPLA REDUÇÃO ,OS HL-5 Z ,ESSAS GERALMENTE PARA O MERCADO EXTERNO ,COMO CHILE ,BOLIVIA E AFRICA DO SUL

    INTERESSANTE TAMBÉM É A POSIÇÃO DA TURBINA DO OM-366 QUE SE USAVA NOS ONIBUS O TURBO ERA NA LATERAL ,NA PARTE INFERIOR,JA NOS PRIMEIROS HPN ,QUE FORAM OS PRIMEIROS CAMINHÕES A APARECEREM COM O 366 (EXCETO OS RAROS L-1319) , A TURBINA ERA USADA NA FRENTE ,BEM NO ALTO DO MOTOR ,ESSE FATO DEIXA VISIVEL QUE NÃO FOI APENAS USADO UM MOTOR ,MAS QUE TEVE UM PROJETO PARA USO DELE EM ONIBUS ,ESSA POSIÇÃO DO TURBO FOI DEPOIS USADA NOS FPN (CABINE AVANÇADA), MAS MESMO NELE TINHA ALGUMAS DIFERENÇAS ,COMO O COLETOR DE ADMISSÃO E A SAIDA DO ESCAPAMENTO NA TURBINA…

    • Caro amigo Reginaldo, muito obrigado por seu excelente relatório sobre o OF-1318, que certamente muito enriquecem nosso post. Um forte abraço.

    • Caro Reginaldo, no caso seria o OF-1722 com motor OM-924LA. Engraçdo que o HL-4 reforçado tem o cubo semelhante com esse do OF-1318 e no OF-1418. Ja para o OF-1418, o eixo traseiro reforçado era o mesmo eixo padrão, utilizado no OF-1722.

      O eixo HL-5 DZ era oferecido como opcional no OF-1315 tbm, assim como no OF-1722. Aqui em Salvador tiveram algumas unidades do OF-1315 com o eixo HL-5 DZ.

      Abraço.

  4. Evandro, houveram 3 versões do OF-1318: a primeira tinha 177 cv, a segunda essa do folheto, 184 cv e a última 170 cv com caixa ZF de 5 marchas, mesma caixa usada no OF-1620. As duas primeiras tinham caixa MB.

    Abraço.

  5. Você teria alguma coisa sobre os OF-1618 e/ou o OF-1620? O chassi OF-1618 durou pouco tempo? Meu pai há uns dois anos atrás trabalhava numa empresa que tinha um CAIO Vitória para transporte de passageiros, e parecia ser OF-1618 ano 93. Sobre os OF-1620, é porque ainda rodam muitos aqui na minha cidade, bem desregulados em carrocerias CAIO Alpha, um Comil Svelto 96 e até um Apache S21!

    • Caro Kaio, vou verificar o que tenho. Quanto a sua pergunta, o OF 1618 foi produzido apenas entre 1992 e o início de 1994. Neste período era o segundo chassi frontal mais vendido depois do OF 1318. Em 1994, foi substituído pelo OF 1620. Grato pelo comentário e pela visita!

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