Mercedes-Benz OH-1313 e OH-1316 – 1977

O OH-1313 foi lançado em 1971 como chassi com motor traseiro para encarroçamento de ônibus, online especialmente voltado ao transporte coletivo de passageiros, sildenafil podendo também receber carroçarias intermunicipais e para os serviços de fretamento.

Em 1975, a Mercedes adicionou a versão turboalimentada, dando origem ao OH-1316, com motor OM-352 A, de 156 cv e 363 Nm. Como no irmão com motor frontal, o OF-1313, postado ontem, os OH-1313 e OH-1316 tinham sua força motriz canalizada através de uma transmissão G-3/40 de cinco velocidades, com redução total de 7,5:1. Opcionalmente, o frotista podia pedir a caixa G-3/36, com primeira de 8,02:1. Em ambos, o chassi se apoiava em eixos separados por 5.170 mm, e o peso bruto total atingia 13.200 kg.

Motivados por resistências do mercado que incluíam a dificuldade de revenda e mesmo um suposto maior índice de falhas de motor (pela distância deste, até o posto do condutor, que “não ouvia ruídos estranhos”, segundo alguns operadores), os OH encontraram poucas frotas, em comparação com os LPO e OF, nos anos setenta e oitenta.

Em 1982, por exemplo, apenas 57 chassis OH-1313 saíram da linha de montagem, acompanhados de meros 14 OH-1316. Em comparação, 2.398 LPO-1113 e 2.782 unidades do OF-1313 foram fabricadas no mesmo ano. Estes números também indicam a progressiva conversão de 11 para 13 toneladas, citada no post de ontem, sobre o OF-1313.

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5 ideias sobre “Mercedes-Benz OH-1313 e OH-1316 – 1977

      • Justamente por ter o compartimento do motor totalmente segregado do salão, é mais fácil manter um bom isolamento termoacústico, enquanto nos de motor dianteiro sempre acaba sobrando uma fresta mal-vedada naquele capô interno que parece um caixão de defunto…

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