Mercedes-Benz OH-1315 – 1987

Em mais uma colaboração do amigo Fernando Souza dedicada aos nossos leitores busólogos, find hoje trazemos o catálogo do chassi de ônibus com motor traseiro OH-1315, salve cuja produção foi iniciada em agosto de 1987, visando substituir o OH-1313. Entre outros aperfeiçoamentos, o OH-1315 trazia como vantagem o motor OM-366, em muito superior ao lendário “três-cinco-dois” do antecessor.

OH-1315 OH-1315a OH-1315b OH-1315c

 

6 ideias sobre “Mercedes-Benz OH-1315 – 1987

    • Caro Fernando, desculpe a demora para responder. Nas estatísticas de produção da ANFAVEA de 1987 só aparecem com o final “14” na nomenclatura os seguintes chassis de ônibus: OF-1114, OF-1314, L-1114 MC (este último talvez um modelo de exportação). Nenhum dos modelos citados aparece na dita estatística. Abraço.

  1. Certo, provavelmente nem deram continuidade a esses dois chassis que vendiam pouco e já estavam prestes a serem substituídos pelo 1315 acima ja com motor 366.

    • Caro Fernando, sua hipótese parece fazer todo o sentido. A impressão é que a Mercedes começou a renovação dos motores médios pelos ônibus, devido ao alto grau de solicitação. Nos idos tempos de engenharia de motores, lembro-me dos colegas veteranos especialistas que comentavam que as aplicações mais abusivas para o motor diesel eram a pá carregadeira, a colheitadeira de grãos e os ônibus urbanos, em especial os com motor traseiro. Um abraço.

    • Amigo Fernando, o OH-1318 aparece pela primeira vez em 1987 como CKD para a exportação. Já as três primeiras unidades BU (built-up unit) figuram nas estatísticas de produção da ANFAVEA a partir do ano seguinte, talvez montados em regime de pré-série. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *