Mercedes-Benz OH-1420 – 1998

OH-1420 aOH-1420 b OH-1420 c OH-1420 d

Menos popular que os tradicionais chassi com motor frontal, help nos anos noventa, sovaldi o Mercedes OH-1420 era a opção para os frotistas que desejavam um chassi com propulsor traseiro, no caso o OM-366 LA Euro 2, de 211 cv.

Confirmando sua vocação urbana, note que além da transmissão manual de 5 marchas, o modelo também oferecia a rara, cara e desejável opção de uma caixa automática ZF de 4 velocidades com retardador incorporado.

Este folheto nos foi oferecido pelo amigo leitor Fernando de Souza, entusiasta do assunto ônibus e colaborador frequente deste espaço.

 

6 ideias sobre “Mercedes-Benz OH-1420 – 1998

  1. Aqui em Porto Alegre às vezes eu ainda fico chocado com a predominância do câmbio manual mesmo em ônibus de motor traseiro, ao contrário de outras capitais onde normalmente o câmbio manual acaba mais restrito aos chassis de motor dianteiro.

    • Daniel, talvez o custo inicial seja um dos maiores inibidores para estas caixas deslancharem nos ônibus urbanos brasileiros. Grato por comentar. Abraço.

  2. Eu nunca entendi o porquê. Mas a Mercedes-Benz preservou nesse e só nesse modelo o painel e volante do OH-1318 que substituiu em 1998 na fase Euro II. Aquele volante em forma de cálice dos anos 70 ainda.

    • Curioso! Talvez um desvio de engenharia autorizava o uso de algum estoque remanescente, exclusivamente neste modelo. Grato por comentar e acrescentar este interessante detalhe desconhecido da maioria. Abraço.

  3. E mesmo ! . Esta ai outro carro que adoro ! . Observo isto como bem fora do comun chassi MERCEDES-BENZ OH -1420 , com aquele volantão ? . Bem isquisito ! . Não sei os senhores , ou se concordariam comigo , mais pelo menos da minha parte , trocava para aquele volante menor que tem no OF-1721 ! . Obrigado ! .

  4. Olá amigos ! . Eu não sei os senhores ,mais pessoalmente , se tivesse um ônibus desse trocava aquele “volantão” e colocava aquele modelo de volante menor que foi produzido no OF-1721 OF -1417 , esse volantão grande , parece mais o comando daqueles navios do desenho do pica-pau ! . Até mais amigos ! .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *