Microbus e Microvan Invel


A carência de opções de veículos comerciais leves na área das vans e dos micro-ônibus nos anos oitenta resultou na criação da linha de produtos Invel, medical uma divisão da encarroçadora Marcopolo, web
de Caxias do Sul, sickness RS.

Baseado na lendária mecânica VW refrigerada a ar, e na plataforma da heróica Kombi, com entre-eixos aumentado em 500 mm, de 2.400 para 2.900 mm, a microvan Invel era capaz de acomodar até 9 metros cúbicos, quase o dobro dos 5 metros cúbicos da Kombi – e mesmo que os 7,5 metros cúbicos das vans atuais com entre-eixos curto e teto baixo!

Claro que o motor de 1.6 litros e 65 cv era um forte limitante do desempenho da Invel, mas era o que tínhamos naquele momento. A opção de rodado duplo na traseira vinha para ajudar no combate ao sobrepeso, num eixo já limitado por natureza em 1.210 kg.

Estéticamente a Invel era bonita e enchia os olhos, com ar moderno e imponente. Sua carroçaria permitia uma enorme variedade de aplicações como mostra o interessante catálogo, também doado pelo nosso amigo Antonio Olinto Ferreira.

Boa leitura!

Uma ideia sobre “Microbus e Microvan Invel

  1. Meu amigo Olinto, doador deste bonito catálogo contribuiu com uma importante informação, negligenciada em meu comentário original: boa parte dos Invel eram equipados com o motor 1.700 cc, com radiador de óleo horizontal e ventoinha axial acionada pelo virabrequim, similar ao empregado nos VW SP2 e Variant II. Obrigado, Olinto, por mais esta colaboração! Evandro.

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