Motoniveladoras Caterpillar – 1984

Este belo catálogo de 1984 nos foi enviado pelo amigo Fernando Luiz de Araújo e traz como elementos centrais as icônicas motoniveladoras Caterpillar 120B e 140B que tanto ajudaram (e ainda ajudam) a construir o Brasil.

Caterpillar Motoniveladora 1984 01 Caterpillar Motoniveladora 1984 02 Caterpillar Motoniveladora 1984 03 Caterpillar Motoniveladora 1984 04 Caterpillar Motoniveladora 1984 05 Caterpillar Motoniveladora 1984 06 Caterpillar Motoniveladora 1984 07 Caterpillar Motoniveladora 1984 08

 

11 ideias sobre “Motoniveladoras Caterpillar – 1984

  1. Há anos tenho essa dúvida: Por que montam o pneu invertido no eixo direcional de alguns veículos? Em colheitadeiras fazem isso no eixo traseiro, em motoniveladoras (patrolas aqui no sul), fazem no dianteiro… Ninguém nunca soube me responder isso, alguns dos proprietários nem mesmo tinham reparado nisso até eu mencionar!

      • Descobri!! Tem um amigo do meu pai que foi operador de máquina por décadas, ele era o único que aceitava dirigir as de direção mecânica e que usavam motor a gasolina como motor de partida (a corda, tipo motosserra), ele disse que deixando os pneus no sentido certo ela desliza muito mais a dianteira, e com eles invertidos a dianteira fica mais firme no chão liso, não acontecendo tanto de esterçar o volante e o veículo continuar seguindo em linha reta.

  2. UM OLA A TODOS…

    UM DETALHE INTERESSANTE, ESSE CONCESSIONARIO QUE APARECE NO ANUNCIO, A PARANA EQUIPAMENTOS, AINDA EXISTE ,TANTO AQUI EM CURITIBA ,COMO EM OUTRAS REGIOES DO PARANA, NO ENTANTO A SUA MATRIZ AINDA ESTA AQUI EM CURITIBA, NO BAIRRO HAUER, E NO MESMO ENDEREÇO DA ANUNCIO, QUE ANTES ERA BR-116 ,HOJE É A LINHA VERDE, UMA EMPRESA DE RESPEITO, QUE HOJE ATENDE POR GRUPO PESA (Parana Equipamentos S/A) COM UM ENORME PATIO COM UM ESTOQUE BEM GRANDE DE TODO TIPO DE PRODUTOS DA MARCA…

    • Reginaldo, interessante. Acho que me recordo de ter passado em frente da Paraná Equipamentos, bem como você salientou. Obrigado por enriquecer o post. Abraço.

  3. Aquela Dresser que você postou recentemente também com os pneus invertidos… Uma vez eu até pensava que era besteira do povo, algum mito de que pneu assim ajudava em alguma coisa (como existem várias pérolas nesse meio) e que portanto os borracheiros passavam a montar assim… Mas aí temos os catálogos promocionais da fábrica, onde tudo tem um motivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *