Motor Ford 4.4 Diesel – 1985

Ford F 4000 motor Ford  diesel TM Agosto 1985 600

Oferecido no popular caminhão Ford F-4000 como opção ao reconhecido motor MWM D-226-4, sales o propulsor Ford 4.4 estreou sua vida no mercado automotivo em maio de 1982. De origem agrícola, prescription mas amansado para o uso na Série F comercial, o motor tinha desenho “quadrado”, com diâmetro dos êmbolos idêntico ao curso, de 111,76 mm, resultando numa cilindrada total de 4,385 litros.

Além do F-4000, seu irmão menor e menos compreendido, o F-2000, também podia ser equipado com o engenho “da casa”, a partir da mesma época. Frente aos motores MWM D-226-4 e D-229-4 (este adotado no F-4000 a partir de 1985 e no F-2000 desde seu lançamento), o Ford 4.4 nunca abocanhou um percentual muito expressivo nas vendas, mas demonstrou ser um propulsor confiável, muito durável, embora de consumo um tanto maior.

Encerrando um ciclo de postagens de materiais sobre a Ford e seus caminhões, agradecemos ao amigo Alfredo Rodrigues, por mais esta gentil contribuição.

 

 

8 ideias sobre “Motor Ford 4.4 Diesel – 1985

  1. QUANDO EU VEJO UMA F4000 COM ESSE MOTOR ENTRANDO NA MINHA OFICINA ME DA ARREPIO,PRINCIPALMENTE SE FOR PRA FAZER EMBREAGEM,POIS TEM DE ARRANCAR O MOTOR FORA SENAO NAO CONSEGUE SOLTAR A CAIXA SECA NO LUGAR.ESSE MOTOR FOI FEITO MESMO PARA TRATOR TALVEZ POR ISSO NAO PEGOU MUITO NAS VENDAS E HOJE SEU VALOR DE MERCADO É BEM MENOR QUE UM MWM!

  2. Evandro, adorei o anuncio do motor FTO!

    Sou um fã dos 4.4 pois só compreende essa motorização quem teve a oportunidade de ter um!

    Acredito que ele só não teve mais sucesso porque dava para as F-4000 terem uma relação de diferencial mais longa um pouco do que os 4,10:1 que vinha nas MWM, dando um melhor conforto rodoviário e aproveitando a melhor curva de potencia do FTO.

    Mas mesmo assim, outro dia ainda estava vendo uma F-4000 de motor Ford, o ruido desse motor com o de um MWM turbinado confunde: o ouvido precisa ser afiado para notar a diferença. E apesar do MWM ser de maior sucesso, tem muita F-4000 FTO por ai. Aqui onde moro tem bastante delas!

    Grande Abraço

  3. afinal alem do consumo este motor tinha alguma desvantagem em relaçao aos MWM para nao terem feito mais sucesso visto que eram mais potentes e torcudos?

  4. Não conhecia esse motor, até compra uma f-2000 ano 85, há 5 meses, tenho uma Marmoraria aqui em Cuiabá, e este caminhão será o veículo de entrega da empresa, estou terminando a restauração da bruta. O motor está em ótimas condições, e é muito bom. Gostaria de saber de vcs a opinião. Quando comprei ela estava sem cambio. coloquei o cambio de 4 marchas usado na D-20. Será que fica bom? ou vou ter problemas?

    Um abraço a todos!

    • Amigo Jaime, grato por seu relato.

      Quanto à caixa, vai ficar muito bom!

      A caixa da D-20 era a Clark 240FS com 4 marchas sincronizadas, exatamente a mesma que equipava as primeiras F-2000.

      Mais tarde, a Ford equipou a F-2000 com câmbio de 5 marchas, igual ao do F-4000, com primeira mais reduzida, de 6,33:1.

      Mas os 5,83:1 da caixa que você vai instalar são mais que suficientes para seu serviço, permitindo capacidade de subida de 35% com peso máximo.

      Boa sorte e um grande abraço.

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