Motor Ford Diesel 6.6 – 1989

Responsáveis por movimentar a Linha Ford Cargo desde seu debut no Brasil em 1985, os motores Ford Diesel 6.6 e 7.8 L eram produzidos em São Bernardo do Campo, SP, como já abordamos neste espaço anteriormente. Eram oferecidos em versões naturalmente aspiradas, turbo e turbo pós-arrefecidas. Por força de limites de emissões mais apertados nos Estados Unidos, para onde eram exportados, depois de 1992 estes motores deixaram de existir, substituídos por engenhos Cummins 5.9 e 8.3.

Este anúncio nos foi remetido pelo amigo Rafael T. Coelho, que já contribuiu com outros interessantes materiais.

MOTOR FORD DIESEL 6.6

 

 

9 ideias sobre “Motor Ford Diesel 6.6 – 1989

  1. Esse é um motor e tanto!!!! Sou fã dos Ford/New Holland Diesel. Pena que agora eles acabaram de vez: A New Holland adotou um motor próprio no 7630. Até 2009, o 7630 usava o Genesis BSD450 de 5L (na verdade, um FTO 4.4 com o curso aumentado para 127mm) e o 8030 o BSD675 de 7,5L (6 cilindros), ambos originários do FTO.

      • Nosso 6.6 nunca foi retificado e ta andando até hoje sem nenhum defeito , enquanto isso nosso om352 foi feito varias vezes , ambos trabalhando nas mesmas condições de serviço , agora o nosso fto 6.6 foi instalado um turbo junto com avanço na bomba injetora bielas mais grossas e parafusos maiores para evitar a quebra ! o tendão de aquiles dele é o bloco ! se quebrar um biela por exemplo não se encontra mais ! ouvi dizer que na Turquia aind usam o ford diesel com sistema eletronico e tudo mais não sei dizer se é o mesmo motor !

        fica ai uma ideia : imagina um ford fto 6.6 ou 7.8 com sistema common rail de injeção eletronica quantos cv podeira conseguir ?

    • Daniel, isto sempre foi cogitado nos bastidores, mas os investimentos são demasiados altos para serem absorvidos pelos volumes de vendas locais. Na Turquia isto se materializa com mais facilidade devido a distintos critérios financeiros, menos exigentes, e investidores que fazem questão do oval debaixo da cabina, sempre que possível. Grato por comentar.

    • Ivo, de fato. Bem lembrado. O Cargo 3530 nasceu com o 7.8 ATAC, que aparecia em 1991 com 280 cv e 1040 Nm de torque. Um grande abraço.

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