Responsáveis por movimentar a Linha Ford Cargo desde seu debut no Brasil em 1985, os motores Ford Diesel 6.6 e 7.8 L eram produzidos em São Bernardo do Campo, SP, como já abordamos neste espaço anteriormente. Eram oferecidos em versões naturalmente aspiradas, turbo e turbo pós-arrefecidas. Por força de limites de emissões mais apertados nos Estados Unidos, para onde eram exportados, depois de 1992 estes motores deixaram de existir, substituídos por engenhos Cummins 5.9 e 8.3.
Este anúncio nos foi remetido pelo amigo Rafael T. Coelho, que já contribuiu com outros interessantes materiais.

Esse é um motor e tanto!!!! Sou fã dos Ford/New Holland Diesel. Pena que agora eles acabaram de vez: A New Holland adotou um motor próprio no 7630. Até 2009, o 7630 usava o Genesis BSD450 de 5L (na verdade, um FTO 4.4 com o curso aumentado para 127mm) e o 8030 o BSD675 de 7,5L (6 cilindros), ambos originários do FTO.
Caro amigo Daniel, obrigado por mais esta contribuição! Abração.
Nosso 6.6 nunca foi retificado e ta andando até hoje sem nenhum defeito , enquanto isso nosso om352 foi feito varias vezes , ambos trabalhando nas mesmas condições de serviço , agora o nosso fto 6.6 foi instalado um turbo junto com avanço na bomba injetora bielas mais grossas e parafusos maiores para evitar a quebra ! o tendão de aquiles dele é o bloco ! se quebrar um biela por exemplo não se encontra mais ! ouvi dizer que na Turquia aind usam o ford diesel com sistema eletronico e tudo mais não sei dizer se é o mesmo motor !
fica ai uma ideia : imagina um ford fto 6.6 ou 7.8 com sistema common rail de injeção eletronica quantos cv podeira conseguir ?
Até certo ponto, guardadas as devidas proporções, chega a me causar alguma surpresa a Ford não investir mais em motores próprios para a linha de caminhões brasileira.
Daniel, isto sempre foi cogitado nos bastidores, mas os investimentos são demasiados altos para serem absorvidos pelos volumes de vendas locais. Na Turquia isto se materializa com mais facilidade devido a distintos critérios financeiros, menos exigentes, e investidores que fazem questão do oval debaixo da cabina, sempre que possível. Grato por comentar.
Esta era uma dúvida que eu sempre tive: por que as montadoras terceirizavam a fabricação de seus motores Diesel?
Grato pela solução!
Jacob, que bom! Um abraço.
se nao me falha a memoria o motor 7,8 teve uma versao de 283cv que equipou o ford cargo 3530 entre 91/92 que dava 36,3 cv/litro um dos melhores da epoca
Ivo, de fato. Bem lembrado. O Cargo 3530 nasceu com o 7.8 ATAC, que aparecia em 1991 com 280 cv e 1040 Nm de torque. Um grande abraço.