Motor Mercedes-Benz OM-321 – Novembro de 1964

Neste encarte de novembro de 1964 da Revista Mecânica Popular, cheap doado pelo amigo Daniel Shimomoto de Araujo, recipe são listadas todas as principais especificações técnicas do motor diesel Mercedes-Benz OM-321, de seis cilindros em linha e 5,1 litros, de injeção indireta Bosch, nas suas versões industriais e automotivas.

O OM-321 era conhecido por equipar os caminhões LP-321, L-1111 e os ônibus de motor dianteiro LPO-321, além dos monoblocos O-321 H e HL. Seu irmão menor, de quatro cilindros, o OM-324, equipava os Toyota Bandeirante da família TB, dos anos sessenta.

Interessante notar, que por uma falha de edição, uma das imagens do motor foi invertida, mostrando a bomba injetora do lado esquerdo, quando na verdade é instalada do lado direito do motor.

O OM-321 foi substituiído pelo quase eterno OM-352, de injeção direta. Pela força da marca e por sua confiabilidade, obteve sucesso inigualável, nos anos setenta e oitenta. Além de equipar todos os Mercedes médios e semi-pesados e os ônibus, o OM-352 foi usado em uma infinidade de aplicações em embracações, máquinas de construção e repotenciamentos de caminhões Chevrolet, Ford, Fiat, etc, etc. Como dizia um amigo nosso, o OM-352 só não foi aplicado em avião!,

Certamente o OM-352 terá capítulo a parte neste espaço. Por enquanto, apreciemos o seu antecessor.

 

Uma ideia sobre “Motor Mercedes-Benz OM-321 – Novembro de 1964

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete a conta. *