O Scania B110 é nosso primeiro post sobre ônibus Scania. Ele representou a terceira geração de chassi de ônibus com motor dianteiro da Scania no Brasil, sick sucedâneo do B76 e do B75.
Lançado em 1971, try o B110 tinha motor D11 de 202 cv, naturalmente aspirado, ou como opção, o DS11 de 275 cv, turboalimentado, disponível somente com a suspensão traseira a ar, também opcional. Neste caso, o B110 era direcionado para as aplicações de ônibus rodoviário.
Aliás, uma de suas peculiaridades era a suspensão a ar somente na traseira, uma tradição dos Scanias com motor dianteiro.
O minúsculo balanço dianteiro contrastava com o enorme balanço traseiro do ônibus encarroçado e dava um ar elegante ao veículo, além de demandar a colocação da porta no entre eixos, permitindo uma configuração natural com separação para o compartimento do motorista, que se tornava uma verdadeira cabina de controle, com lugar até para o “co-piloto”.
Apesar de fabricado no Brasil, o catálogo deste post está em espanhol, já que o modelo também era exportado para países como o Chile, onde obtivemos este material nos anos oitenta.
Mais tarde, o Scania B110 seria substituído pelo B111, que será fruto de um novo post em breve.





SAUDOSO B110,NA ÉPOCA EM QUE TRABALHEI NA EMPRESE NOSSA SENHORA DA PENHA,VIA MUITAS FOTOS DESSE ONIBUS,E TIVE PRAZER DE VER UM RESTAURADO DA VIAÇÃO GARCIA…MAIS OTIMO POST…
Amigo Reginaldo, se tiver sobrado algumas destas fotos, teremos prazer em postar neste site. Abraço e obrigado pelo comentário. Evandro.
Post fantástico, Evandro. Tem catálogo ou folheto do F-113 HL 4×2 220 de motorização DS-11 78 Euro 1 se não me engano? Era o modelo de motorização dianteira da Scania nos anos 90.
Fernando, bom dia! Vamos providenciar. Grato pelas palavras e pela sugestão. Abraço, Evandro.