Scania K112 – 1983

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O Scania K112 foi membro da linhagem de ônibus com motor traseiro da marca sueca, capsule encabeçada pelo BR115 e depois pelo BR116, do qual foi sucessor. Lançado em 1983, o modelo foi empregado por uma vasta gama de empresas do transporte de passageiros, em especial nos rodoviários. Entre tantas, uma das mais célebres aplicações do K112 foi nos ônibus da Viação Cometa, de São Paulo.

 

 

11 ideias sobre “Scania K112 – 1983

  1. Um dia eu estava na Castello Branco a 110km/h quando me deram um facho alto de farol. Dei passagem e passou por mim (devia estar a mais de 120km/h) um K-112 da Cometa….parecia um carro de passeio!

    Nunca vi um onibus correr tanto!

    Abracos

    • Amigo Daniel, estes carros eram mesmo muito andadores, assim como os antigos BR115 e BR116. Era impressionante como mantinham velocidade mesmo nas subidas. Era raro pedirem uma quarta marcha… Não dava mesmo para vacilar na frente deles. Um grande abraço.

  2. Eu lembro que uma das empresas que faz rotas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a SantoAnjo, pelo que eu saiba só tem Scania na frota rodoviária, e usava muitos Scania K112 tanto em versões de 2 quanto de 3 eixos durante a década de 90.

  3. O 1º K112 no Brasil foi testado na Viação Cometa, um protótipo, a longarina do mesmo era mais espessa em reação ao BR116, chicote a prova d’ água, novas câmaras de freio, etc. E o fato do CMA ser tão ligeiro, está relacionado ao peso da carroceria, algo em torno de 5.400 kg, sendo construída de duralumínio e fibra de vidro em algumas partes, deixando o ônibus tão veloz. É a relação peso x potência!

  4. Realmente Bruno, o que mais ajudava esses ônibus da Cometa e também da Impala, era a carroceria mais leve, e também o baixo centro de gravidade desses carros, que ajudavam muito nas curvas. No trecho SP > BH por exemplo, os Double Decker da Cometa gastam 1 hora a mais em relação aos CMA.

  5. Lembrando que K112 existiram nas versões C (primeira geração) e CL (lançamento no 2º semestre de 1987). A galera vendo 33S em documentação inventou esse modelo, está errado, seria o C.

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